Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trabalho desenvolvido no PPGEnf da UFSM recebe 1º lugar em prêmio nacional de pesquisa em enfermagem

Estudo investigou efeitos do alecrim no sono e risco cardiovascular em trabalhadores de emergência



O trabalho Alecrim como terapêutica para o sono e risco cardiovascular de profissionais de enfermagem: pesquisa intervenção, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM, recebeu o 1º lugar no Prêmio Edith Magalhães Fraenkel, concedido durante o 23º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) e o 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem (SITEN). O evento ocorreu de 8 a 11 de julho, em Palmas (TO).

O trabalho é assinado por Carolina Renz Pretto, Rosângela Marion da Silva, Lilian Medianeira Coelho Steckel, Flávia Camef Dorneles e Juliana Tamiozzo. Representando a equipe de autoras, a professora Rosângela Marion da Silva, docente do PPGEnf, participou do evento e recebeu o prêmio.

A pesquisa premiada é resultado da tese de doutorado de Carolina Renz Pretto e foi contemplada com recursos do Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também participaram do desenvolvimento do trabalho as doutorandas Lilian Steckel e Flávia Dorneles, além de Juliana Tamiozzo, então bolsista de iniciação científica e atualmente enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM/EBSERH).

O estudo de intervenção foi realizado com profissionais atuantes em serviços de emergência. Durante oito semanas, os participantes utilizaram cápsulas de extrato seco de Rosmarinus officinalis L. (alecrim), na dose de 1g/dia. Os resultados demonstraram redução no risco de eventos cardiovasculares e melhora na qualidade do sono dos profissionais de enfermagem envolvidos.

A pesquisa aponta o alecrim como uma alternativa terapêutica natural com efeitos positivos à saúde humana, especialmente na prevenção e no cuidado de trabalhadores da saúde expostos a condições intensas de trabalho.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69832

Publicações Recentes