Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe FieldCrops da UFSM lidera missão técnica a lavouras de alta produtividade nos EUA

Grupo visitou instituições de referência e centros de inovação tecnológica



foto colorida horizontal de um grupo de pessoas, alguns em pé e outros agachados, ao ar livre, em frente a uma pedra escrito West Central Research & extension center.
Comitiva reuniu professores, produtores rurais, consultores e empresários brasileiros

Com o objetivo de conhecer de perto novas tecnologias e práticas agrícolas de alto desempenho nos Estados Unidos, a Equipe FieldCrops liderou, desde o dia 26 de julho até esta sexta-feira (1º), uma missão técnica ao Corn Belt americano. A iniciativa, supervisionada pelo professor Alencar Zanon, do Departamento de Agronomia da UFSM, contou com a participação de professores, produtores rurais, consultores e empresários brasileiros.

Durante o roteiro, a comitiva visitou instituições de referência, como Kansas State University e University of Nebraska–Lincoln, além de centros de inovação tecnológica, como a Flickner Innovation Farm e a John Deere. Nessas visitas, foram abordados temas estratégicos, a exemplo do manejo de irrigação em milho e soja, o melhoramento genético de culturas agrícolas e o manejo nutricional, além das mais recentes tecnologias aplicadas no campo.

Para Zanon, ações como essa são fundamentais para promover a internacionalização da UFSM e ampliar a visão técnica
de produtores e consultores, uma vez que atividades como esta permitem que produtores e consultores conheçam a realidade dos sistemas de altas produtividades dos EUA.

O produtor rural Geovano Parcianello reforça o impacto da participação nesta missão, uma vez que, para ele, “é uma oportunidade para adquirir conhecimento que pode ser adaptado à realidade no Brasil.” Já o consultor Leandro Barcelos destaca o valor estratégico da experiência. “Observar de perto o que os produtores americanos estão fazendo para alcançar altos rendimentos nos ajuda a aprimorar as nossas próprias práticas de manejo”, afirma.

No entanto, a troca de informações com a comitiva brasileira também mostrou-se enriquecedora para os produtores americanos, como ressaltado por Nicolas Cafaro La Menza, professor do Departamento de Agronomia e Horticultura da University of Nebraska–Lincoln. “Foi uma oportunidade enriquecedora de troca de informações com pessoas do Brasil, maior produtor de soja do mundo”, comentou.

Conforme Zanon, a missão reafirma o compromisso da Equipe FieldCrops com a busca por inovações e o fortalecimento de pontes internacionais para o avanço da agricultura brasileira.

Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69966

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes