Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

“O maior sonho da minha vida”: UFSM dá as boas-vindas aos calouros do semestre 2025/2

Novos estudantes participam da Recepção Institucional da Universidade no primeiro dia de aula



Alunos e servidores do CT estiveram presentes na manhã da Recepção Institucional

Nem mesmo a chuva impediu o acolhimento dos novos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria nesta segunda-feira (4). A manhã foi marcada pela recepção estudantil do segundo semestre de 2025, com uma programação especial voltada à integração de quem está chegando agora na UFSM. 

Além da recepção estudantil realizada no Restaurante Universitário 1, que contou com falas da gestão e apresentações culturais, a acolhida também se espalhou por quatro unidades de ensino: o Centro de Ciências Rurais (CCR), o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o Centro de Tecnologia (CT) e o Colégio Politécnico. As ações incluíram falas de boas-vindas, café da manhã e rodas de conversa.

No CEFD, a programação foi pensada para apresentar os espaços do centro e orientar os estudantes sobre o novo currículo implantado nos cursos de Educação Física. A coordenadora da modalidade de Licenciatura, Luciane Sanchotene, reforçou o planejamento da semana de recepção e os cuidados em orientar os calouros sobre as diferentes estruturas acadêmicas e administrativas da universidade. “Além de fazermos o acolhimento, mostrar como funciona as diversas unidades da Universidade, onde eles podem encontrar socorro, ajuda, alento, maiores informações, nós temos também alguns encontros com eles para explicar como funciona o currículo novo”, destacou. 

Para o coordenador do bacharelado, Frederico Lima, o momento é de expectativa com a nova proposta pedagógica. “Por semestre, chegamos a receber por volta de 80 alunos nos dois cursos, e nós esperamos um segundo semestre muito legal, porque, o currículo é novo e tem várias opções de formação profissional para os acadêmicos”, contou.

Recém-chegado ao curso de Educação Física – Licenciatura, Heron Dorneles compartilhou a alegria de realizar um sonho antigo: “não tinha como não ser na UFSM, talvez seja o maior sonho da minha vida desde pequeno. […] Tá todo mundo sendo bem divertido e bem acolhedor. Tá sendo bem legal mesmo”.

Com sorriso e animação, Heron participa da recepção no CEFD (Foto Jessica Mocellin/Agência de Notícias da UFSM)

No CT, a recepção contou com um café da manhã de boas-vindas e momentos de integração com os calouros dos quatro cursos que têm ingresso neste semestre. O diretor Tiago Marchesan ressaltou a importância de retomar o semestre com acolhimento, tanto para os calouros quanto para os veteranos. “A recepção é super importante para eles se sentirem acolhidos novamente na UFSM e no centro. Também é uma forma de apresentar nossos projetos de pesquisa, grupos de competição e estruturas administrativas. É dizer: vocês estão aqui, e o CT tem esse ecossistema de ensino, pesquisa, inovação e extensão à disposição de vocês”, comentou.

Ele destacou ainda que, embora o número de ingressantes seja menor, a expectativa segue positiva. “Estamos com uma grande expectativa de que esses alunos novos tragam novos projetos e vivam uma graduação multidimensional, explorando os diferentes aspectos que o CT pode oferecer”, finalizou.

No CCR, o clima também foi de entusiasmo e acolhimento. As calouras de Engenharia Florestal, Gabriele Correa e Clara Valau, falaram sobre como estão sendo recebidas pelos veteranos. “Eles são muito amigáveis, me sinto bem-vinda. Eles explicam tudo, são muito gentis”, revela Gabriele que, com expectativas altas, conta que já havia cursado um semestre de Agronomia e agora quer se encontrar na Engenharia Florestal. Já Clara está curiosa com os primeiros desafios. “Falaram que os primeiros semestres são os mais difíceis, mas me parece um curso bem legal, com gente diferente e histórias inspiradoras. Estou muito feliz de estar aqui.”, relatou. 

Quem também vive a experiência de recepção neste centro é a “bixo” de Zootecnia, Juliana Bastinelli. Ela relata um início de de trajetória marcado pela empolgação. “Está sendo tudo muito novo pra mim, mas muito maravilhoso. A gente está se sentindo abraçado pela docência e pelos veteranos. Tenho expectativas ‘lá em cima’. Vai ter dificuldades, claro, mas acho que vai ser tudo maravilhoso. A UFSM exige da gente, e é isso que nos torna profissionais exemplares.” enfatizou.

A associação atlética do curso de Zootecnia esteve presente na integração com os novos universitários

No Colégio Politécnico, o início do semestre marcou a chegada de 311 novos alunos nos cursos técnicos. Para o vice-diretor, Moacir Bolzan, o momento também representa o reencontro das turmas veteranas com a instituição. “A programação de hoje contou com uma recepção no nosso auditório, onde do funcionamento geral da instituição e da nossa ligação com a UFSM. Depois, cada curso seguiu com sua coordenação em sala de aula”, comentou. 

Entre os novos rostos está Salete Rocha de Oliveira, caloura do curso técnico em Paisagismo. Após anos dedicados à família, ela agora inicia uma etapa voltada ao que sempre admirou. “Eu gosto muito de plantas e de jardinagem, sou filha de agricultores, então eu cresci nesse meio e isso sempre fez com que eu gostasse dessas coisas. Sempre me dediquei aos filhos e ao meu esposo, agora chegou a minha vez de fazer algo por mim. Depois de tantos anos cuidando, agora é a hora de me cuidar.”, finalizou.

A Recepção Institucional da UFSM segue até o fim da semana com atividades em diferentes espaços do Campus Sede. Confira aqui a programação completa.  Já a tradicional Calourada, promovida Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a UFSM e a Liga Interatléticas de Santa Maria (LISM), acontece nesta segunda (4) e na terça-feira (5), no Largo da Gare, com shows gratuitos e entrada somente para estudantes universitários. 

Texto: Isadora Bortolotto, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias

Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Pedro Pereira, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69993

Publicações Recentes