
Mesmo com a chuva e o tempo frio, os calouros do segundo semestre letivo da UFSM aguardavam ansiosamente o horário do almoço durante a recepção institucional no Hall do RUI, durante a manhã desta segunda feira, os estudantes da UFSM puderam aproveitar as atrações do evento que contou com shows, feirinhas de brechós, e atividades interativas.
A caloura de Odontologia Vitória Leaes Lucho, 21, compartilhou que foi muito bem recebida por seus veteranos e disse que estava com expectativas altas para o semestre: “Está sendo muito bom, estou muito animada. Hoje já teve aula, o professor já deu um monte de conteúdo, estou bem ansiosa.”
O calouro de agronomia Gabriel Zanol Berwanger, 18, vestia uma sacola de batata, resultado do trote organizado por seus veteranos, que incluía diversas dinâmicas. Ele conta que sonhava em ingressar na UFSM desde criança: “Sempre quis estar aqui, eu estou muito animado, por mais que seja o começo do semestre, eu acredito que vai ser uma ótima experiência.”

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, comentou sobre a importância da recepção institucional, afirmando que o processo auxilia os estudantes a se sentirem incluídos na Universidade e confortáveis para tirar dúvidas. “A gente quer que eles sejam felizes na nossa Universidade, que eles cheguem aqui e consigam ter esse acolhimento e, principalmente nessa jornada em busca do conhecimento, que eles sejam felizes. Quando eu falo feliz, às vezes não é ser aprovado numa disciplina, não é uma bolsa, mas sim ter um projeto de vida e a universidade ajudar nesse projeto de vida e nesse propósito no ensino superior faz parte” complementou.
A vice-reitora, Martha Adaime, afirmou que o momento da recepção é de extrema importância pois marca o momento de chegada dos alunos na instituição, relembrando que a UFSM está sempre em movimento. Ela também expressou suas expectativas para o novo semestre: “Espero que nós tenhamos um um semestre mais previsível, com menos imprevistos, como nós já tivemos. E que nós todos tenhamos muitos ganhos e muitos aprendizados. Espero que seja de sucesso para todos os nossos acadêmicos, acadêmicas, docentes e TAEs.”
Texto: Ellen Schwade, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias