
Nesta quarta-feira (27), a delegação do curso de Direito da UFSM participou da fase presencial do 1º Moot de Direito Constitucional, promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A competição acadêmica reuniu equipes de todo o país com o objetivo de estimular a pesquisa, a prática da argumentação jurídica e a defesa oral, aproximando os estudantes da vivência do direito constitucional em sua instância mais alta.
A equipe da UFSM foi composta pelas discentes de Direito Maysa Anieri Reis Rodrigues, Júnia Foletto Pivetta e Karlla Lorrainy Lopes de Barros Spazapan, que atuaram como oradoras, sob a orientação de Nathalie Kuczura Nedel, docente do Departamento de Direito. O grupo conquistou o 4º lugar nacional na etapa complementar, com destaque para a qualidade da sustentação oral apresentada.
Na fase inicial, dedicada à elaboração dos memoriais escritos, realizada entre maio e junho, também participaram as acadêmicas Renata Antunes de Almeida, Lara Santiago de Barcellos e Carol Fockink Paranhos, além das oradoras da etapa oral. O trabalho foi orientado pela professora Nathalie e por Felipe Baldin Dalla Valle, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM.
O desempenho do grupo foi expressivo: os memoriais elaborados pela equipe da UFSM foram selecionados entre os 10 melhores do Brasil, dentre 343 inscritos, garantindo a presença da Instituição nesta etapa final realizada em Brasília.
Texto: Subdivisão de Comunicação do CCSH
Foto: Rosinei Coutinho/STF