A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está ampliando as formas de proteção e gestão da sua marca. A Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) publicou o Edital de Oferta Pública de Tecnologias, que inclui a possibilidade de empresas interessadas solicitarem o licenciamento oficial da marca da instituição.
A UFSM possui registros da sua marca desde 1997, incluindo o monograma e o brasão em diferentes versões, protegidos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Agora, por meio do edital, empresas poderão negociar o uso da marca de forma regularizada e contratual.
Segundo a chefe do Núcleo de Prospecção e Valoração, Cibele Silva do Couto, o movimento começou a partir do interesse de uma empresa da área de vestuário em utilizar a marca da UFSM.
Como funciona
O Edital de Oferta Pública de Tecnologias reúne todas as marcas e criações da UFSM que estão disponíveis para licenciamento. Empresas de diferentes áreas podem se inscrever, desde que a proposta esteja de acordo com o interesse institucional. Não há limite de participantes, e cada caso é avaliado individualmente. “O edital dá publicidade às tecnologias protegidas e oportuniza a transferência de tecnologia no âmbito da instituição. No momento em que empresas têm interesse no licenciamento, a Proinova inicia as negociações para formalização do contrato”, detalha Cibele.
Além de proteger a marca, o licenciamento também gera retorno financeiro. Conforme a Política de Propriedade Intelectual da UFSM, prevista na Resolução UFSM nº 198/2025, os ganhos são divididos em três partes: uma parcela vai para os criadores, outra para a unidade da universidade onde eles atuam, e a terceira para a Proinova.
Quem pode se inscrever: qualquer empresa interessada, mediante avaliação institucional
Como se inscrever: contato com o Núcleo de Prospecção e Valoração da Proinova
Prazo: o edital é de fluxo contínuo
Edital completo: acesse aqui
Dúvidas: proinova.npv@ufsm.br
Texto: Marina Brignol, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo