
A UFSM marcou presença em Wuhan, China, em um dos mais importantes debates sobre a produção de alimentos. O professor Alencar Junior Zanon, do curso de Agronomia e dos programas de pós-graduação em Agronomia e Engenharia Agrícola, representou a instituição e o Brasil no International Symposium on Global Crop Yield Potential (Simpósio Internacional sobre Potencial de Produtividade Global de Culturas), realizado de segunda (20) a quinta-feira (23) na Huazhong Agricultural University.
O simpósio reuniu pesquisadores de instituições de destaque global, como a Universidade de Nebraska-Lincoln (EUA), a Universidade de Mar del Plata (Argentina), o Instituto de Pesquisa do Arroz das Filipinas e a Universidade Agrícola de China, contando com representantes de diversos países do mundo.
Zanon apresentou os resultados do projeto Soybean Money Maker (SMM), desenvolvido na UFSM. O SMM dedica-se a compreender as limitações das lavouras de soja no Brasil, fornecendo dados e recomendações técnicas para os produtores com o intuito de conciliar aumento da produção de soja com a redução do impacto ambiental. Além disso, dados levantados pelo SMM também servem de base para trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses dos integrantes da Equipe FieldCrops, coordenada por Zanon.
Membro do corpo editorial da revista Crop and Environment (considerada uma das 10 melhores na área de agronomia), Zanon ressaltou a honra do convite e destacou a qualidade da pesquisa no país anfitrião. “Fico muito surpreso e gostaria de destacar a pesquisa das universidades chinesas, pelo seu foco dentro da lavoura do produtor, entendendo todas as realidades que acontecem no ambiente de produção”, afirmou.
Para o futuro, a cooperação internacional será essencial. “O próximo passo, logo após construir este networking global, é conduzir experimentos para entender o máximo que pode ser produzido na atual área agricultável, onde nós, da Equipe FieldCrops, estaremos representando o Brasil nesses trabalhos”, destaca o professor.
Foto: Divulgação