- Alfabetização: 10 vagas + Cadastro de Reserva
- Ciências Sociais: Cadastro de Reserva
- Filosofia: Cadastro de Reserva
- Física: 01 vaga + Cadastro de Reserva
- História: 10 vagas + Cadastro de Reserva
- Interdisciplinar (Ciências Sociais/ Educação Física/ Letras-Espanhol): 01 vaga para Educação Física e 01 vaga para Espanhol + Cadastro de Reserva
- Letras-Inglês: 07 vagas + Cadastro de Reserva
- Língua Portuguesa: Cadastro de Reserva
- Pedagogia – Educação Infantil: 05 vagas + Cadastro de Reserva
- Química: 02 vagas + Cadastro de Reserva
O Cadastro de Reserva será composto pelos(as) acadêmicos(as) aprovados(as) no Edital, para a respectiva área, cuja classificação exceda o número de vagas previstas. Quem estiver no Cadastro de Reserva poderá ser convocado(a) para integrar os Núcleos de Iniciação à Docência (NIDs) como bolsista, respeitando a ordem de classificação na área correspondente, sempre que houver vaga disponível.
São requisitos mínimos para concorrer às vagas do Pibid:
I. possuir matrícula regular, em qualquer semestre, em curso de licenciatura participante do Subprojeto da Instituição de Ensino Superior (IES) responsável;
II. ser aprovado(a) em processo seletivo realizado pela IES;
III. possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da IES; e
IV. possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades do Pibid, conforme carga horária mensal estabelecida.
O(a) estudante de licenciatura que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado, poderá ser bolsista do Pibid, desde que não possua relação de trabalho com a UFSM, com a CAPES ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto, e que possua disponibilidade de tempo para atuação no Programa.
A concessão e o pagamento das bolsas do Pibid serão realizados pela CAPES, aos(às) participantes selecionados pelo Edital. O valor mensal da bolsa referente à Iniciação à Docência é de R$ 700,00 (setecentos reais).