Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Primeira prova do Vestibular/PSS 2026 é aplicada na tarde deste sábado (10)

Com um total de 13.760 inscrições no Vestibular e 5.059 no PSS 1, a prova do primeiro dia tem conteúdos referentes ao primeiro ano do ensino médio



Na tarde deste sábado (10), o campus sede da UFSM esteve movimentado com a presença de inúmeros estudantes que vieram para Santa Maria prestar a primeira prova do Vestibular e a prova 1 do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2026. Na edição deste ano o Vestibular teve um total de 13.760 inscrições nos quatro campi da UFSM, sendo 13.067 no campus sede. No PSS1, estão inscritos ao todo 5.059 candidatos.

Foto colorida. Um grupo de cinco jovens (três meninas e dois meninos) posa para a foto em frente ao prédio 74C do campus sede da UFSM
Um grupo de candidatos de São Martinho da Serra veio de ônibus para fazer a prova em Santa Maria

A partir das 12h30min, os candidatos já puderam ingressar em seus locais de prova e aguardar o início da aplicação dos exames, que aconteceu às 13h30min. Esta primeira prova aborda os conteúdos do primeiro ano do ensino médio, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Expectativa – Um grupo de estudantes de São Martinho da Serra terminou o ensino médio em dezembro de 2025 e veio para Santa Maria em um ônibus oferecido pela prefeitura para realizar a prova. Apesar da importância do Vestibular, eles contam que a atmosfera no campus está tranquila, e acreditam estarem preparados para realizar a prova.

Marcela de Almeida Petrin é natural de Itaqui, veio realizar a prova com a expectativa de passar para o curso de Artes Cênicas. Ela conta que já tinha conhecido o campus no Descubra 2025, e que adorou voltar, pois pode conhecer melhor a universidade. “Eu nunca tinha explorado de verdade, é muito lindo aqui.” Ela afirma que está mais ansiosa com o resultado do Vestibular do que com a realização das provas em si. 

A mãe da estudante veio apoiar a filha e compartilhou que a preparação para o dia de hoje foi intensa. “Nós viemos do interior, é um pouco longe daqui. Mas estamos na expectativa de que ela passe e que siga essa carreira das artes que ela tanto gosta.”

Raciele de Oliveira tem 17 anos e veio do Alegrete prestar a prova para o curso de Relações Internacionais. A estudante conheceu o campus no Descubra, e conta que apesar do nervosismo está com expectativas altas para a prova: “Eu acredito que a parte de linguagens e humanas, vai ser tranquila para mim, pelo menos. Mas é a primeira vez que eu estou fazendo o vestibular aqui, então não sei.”

Foto colorida, que mostra duas mulheres, mãe (à esquerda) e filha (à direita). Ambas são brancas e têm cabelo castanho longo. A mãe veste uma blusa preta e a filha, uma blusa verde.
Natural de Itaqui e candidata a uma vaga no curso de Artes Cênicas, Marcela Petrin (à dir.) veio ao campus acompanhada de sua mãe (à esq.)

Logística A equipe responsável pela organização do trânsito e deslocamento de pessoas contou com estudantes da universidade e outros voluntários da comunidade, como o estudante de Licenciatura em Ciências Sociais Pedro Henrique Almeida Rodrigues. O universitário conta que é a primeira vez dele trabalhando com o apoio logístico, e que tem sido uma ótima experiência poder dar essa orientação para os vestibulandos.

Além das equipes de logística, o largo do Planetário também esteve repleto de feirantes e empresas parceiras. A vendedora Miraci Schu observa que esse primeiro dia de prova é menos movimentado para a Polifeira. “Hoje a prova inicia à tarde, as pessoas passeiam, conhecem a cidade do futuro dos filhos, eles querem conhecer toda a história. Amanhã é quando temos mais movimento, porque as famílias passam o dia no campus.”

Outras cidades – As provas do Vestibular também são aplicadas nos municípios de Cachoeira do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Frederico Westphalen (RS), Palmeira das Missões (RS) e Santa Maria (RS).

Já as provas do PSS são aplicadas em Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Cachoeira do Sul (RS), Caxias do Sul (RS), Frederico Westphalen (RS), Palmeira das Missões (RS), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Santa Maria (RS), Pelotas (RS) e Uruguaiana (RS).

Vestibular segue até domingo (11)

No domingo (11), os candidatos vão realizar o restante das provas do Vestibular e PSS 2025. Pela manhã, serão aplicados os exames com conteúdos referentes ao segundo ano do ensino médio. Já pela tarde, a prova vai abordar os conteúdos do terceiro ano e será aplicada ainda a prova de redação. Vale destacar que neste ano acontece a prova do PSS 3, juntamente com a redação, completando o Processo Seletivo Seriado..

Texto: Ellen Schwade, estudante de Jornalismo da UFSM

Fotos: Paulo Barauna, estudante de Desenho Industrial

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71787

Publicações Recentes