Entre os dias 7 e 22 de agosto a UFSM estará presente na 53ª Feira do Livro de Santa Maria. A programação da Universidade inclui atividades gratuitas voltadas a públicos de diferentes idades, como oficinas, jogos educativos, ações de divulgação científica, atividades de extensão e projetos de ensino desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
As atividades abordam temas como educação financeira, uso seguro de medicamentos para pessoas idosas, sustentabilidade, programação, engenharia, relações internacionais, história e cultura afro-brasileira e indígena, além de oficinas lúdicas voltadas ao público infantil. A programação também inclui ações interativas, como a Bike Fruti, em que os participantes produzem o próprio suco ao pedalar uma bicicleta adaptada.
No dia 19 de agosto, a Editora PRE participa da programação do palco principal da Feira com o lançamento de obras publicadas. A Editora UFSM também estará presente durante todo o evento com uma banca para comercialização de seus títulos.