Carla Juliana Biesdorf, aluna do curso técnico em Automação Industrial, modalidade a distância do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Universidade e formanda do curso Técnico em Administração do Colégio Politécnico da UFSM e seu colega de curso superior e formado no técnico em Automação Industrial do CTISM, Diones de Vargas Dutra, ministraram palestra na 9ª Conferência Latino-americana de Software Livre.
A partir de uma palestra ministrada na Latinoware 2011 pelo especialista em robótica, Juan Gonzalez, os dois acadêmicos da UFSM tiveram inspiração para criar uma impressora 3D com software livre. Além de custar bem menos do que a impressora 3D convencional, o projeto é sustentável. Carla ressalta que a preocupação deve ser com o amanhã, preservando-se os recursos naturais.
Na 9ª Conferência Latino-americana, já no lugar de palestrantes, Carla Juliana e Diones explicaram como criar a estrutura da impressora, que tem custo médio de R$ 25,00. O processo de transformação da garrafa de refrigerante em matéria-prima da impressão, ponto alto do bate papo, foi explicado passo a passo.
O polipropileno, material plástico da garrafa, é aquecido a uma temperatura de -165° C com auxílio de um resistor eletrônico. Depois é derretido e enviado ao bico injetor. O movimento de impressão é feito de baixo pra cima, camada por camada. A parte funcional que recebe os dados a serem impressos é toda desenvolvida em software livre.
Carla disse que a Latinoware serve para abrir a cabeça a novas ideias e despertar interesse de criar projetos. “Espero ver vocês apresentando projetos aqui no ano que vem”, concluiu.
Detalhes e informações sobre a impressora livre estão disponíveis no endereço eletrônico www.impressoralivre.com.