Acadêmicos, civis e militares de todo o país estão em Brasília para participar do Workshop de Simulação e Tecnologia Militar, evento que começou hoje (6) e segue até esta quinta-feira (8), no Quartel General do Exército. A UFSM é a única universidade com estande próprio no workshop, expondo lada a lado com empresas e instituições nacionais de renome, como Fundação Getúlio Vargas, Embraer e Avibras, e de multinacionais como Saab e KMW.
A UFSM participa do evento com a exposição de trabalhos nas áreas de simulação e microeletrônica, além de apresentar projetos de modernização de dispositivos de simulação de engajamento tático. Os trabalhos envolvem pesquisa e desenvolvimento, realizados pelo Grupo de Microeletrônica (Gmicro), Grupo de Pesquisa em Processamento de Sinais e Comunicações (GPSCom) e Laboratório de Computação Aplicada (Laca), além da participação da Santa Maria Design House no desenvolvimento de chips.
O evento foi criado com a finalidade de alinhar a estratégia nacional de defesa aos novos métodos de treinamento e tecnologia, e de reunir diversas empresas nacionais e estrangeiras em um só local para apresentar novidades que possam servir de apoio para a segurança nacional. O público tem a oportunidade de assistir a palestras de integrantes das Forças Armadas sobre a importância das novas tecnologias para a segurança do país. Além disso, empresas e instituições apresentam produtos e projetos na área de simulação e tecnologia militar.
Mais informações sobre o workshop encontram-se na página www.wstm.com.br.