Durante a manhã de domingo (09), último dia de provas do vestibular da UFSM de 2012, o pró-reitor de assuntos estudantis (PRAE) e o representante do departamento de registro de controle acadêmico (DERCA) se pronunciaram. Em entrevistas coletivas, os representantes falaram sobre a competência de seus órgãos e como o trabalho realizado pela DERCA e pela PRAE pode ser útil aos alunos aprovados no Vestibular 2012.
A assistência estudantil na UFSM
Segundo o pró-reitor da PRAE, Ubiratan Tupinambá da Costa, a Universidade tem uma das melhores assistências estudantis do país. A Casa do Estudante Universitário (CEU) oferece hoje mais de 2.000 vagas e o Restaurante Universitário (RU) serve mais de 7.500 refeições por dia, somando as dois restaurantes do campus e o do centro.
Através dos sistemas de bolsas, que possibilitam contemplar as necessidades básicas dos estudantes, a Universidade quer não apenas que o estudante entre na UFSM, mas que ele permaneça. “A Universidade se prepara para acolher a todos os programas que o Governo Federal impõe, como, por exemplo, o sistema de cotas decidido recentemente”, afirma o pró-reitor. A universidade oferece, ainda, bolsa transporte aos moradores de Santa Maria que têm benefício socioeconômico, oferecendo até quatro passagens por dia, se houver necessidade, dependendo do local que eles moram da cidade.
Questionado sobre a disponibilidade de vagas na CEU para os novos alunos que estão ingressando neste Vestibular, Ubiratan afirma que há vagas que estão sendo ocupadas irregularmente, e em breve serão desocupadas. Fala também de novos blocos inaugurados há pouco, que ainda não estão sendo usados. Além disso, estão sendo concluídos três novos blocos via verba do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Após concedido o benefício para o aluno, ele pode ocupar uma vaga na CEU, de acordo com as resoluções internas da Universidade, o tempo necessário para a sua formação. No entanto, ele precisa ter uma carga mínima de 240 horas por semestre para comprovar a sua efetiva participação no curso. Em casos de alguma irregularidade, ausências demasiadas em aulas ou elevado índice de reprovação, o aluno é procurado pela PRAE e, se não houver algum motivo adverso, o aluno acaba perdendo seu benefício.
Em relação ao agendamento do RU, o pró-reitor admitiu ter havido uma precipitação da direção, ao delegar como penalidade um mês sem refeições após três refeições agendadas sem comparecimento. Mas afirma que o agendamento é uma necessidade para evitar o desperdício do alimento, e este é o seu objetivo. O fim do sistema de agendamento foi uma reivindicação da comunidade acadêmica, que contou com o apoio do reitor, que julgavam a pena demasiada severa, à medida que não existe ainda esta cultura entre os alunos. Hoje, ninguém mais perde o direito às refeições pela falta de agendamento. O sistema será implantado paliativamente, para não trazer prejuízo para o aluno, nem para o RU.
Sobre os vestibulandos hospedados na união universitária durante os dias de prova, o pró-reitor afirmou que a PRAE não disponibiliza essas vagas, mas sabe que a ação acontece. E, à medida que há uma necessidade por parte dos vestibulandos, essa medida é tolerada. “Provavelmente esse estudantes serão candidatos que irão para a União Universitária, se ingressarem na Universidade”, diz o pró-reitor.
DERCA ressalta que alunos devem ficar atentos aos prazos
Evandro Dotto, representante do DERCA, concedeu uma entrevista coletiva às 9h30min com o objetivo de alertar os estudantes quanto à confirmação de vaga e matrícula. “Esse ano haverá uma excepcionalidade para a documentação de cotas para aqueles que optaram pelo sistema de um e meio salários mínimos”, alerta Dotto. Estes alunos deverão enviar, além dos documentos equivalentes aos demais, a comprovação de renda, conforme consta no edital disponível no site da Coperves.
Haverá uma primeira etapa que é a solicitação da vaga via internet, após a divulgação do listão dos aprovados. A confirmação de vaga deve ser feita de 14 à 18 de janeiro para os candidatos cotistas e também para as demais modalidades. Posterior a isto, dia 4 de fevereiro, será divulgada uma lista de alunos que ficaram com a documentação em haver. E, nos dias 5 à 7, os alunos que ficaram com documentação pendente terão a chance de enviar a complementação da documentação.
As documentações devem ser enviadas via correio. Os vestibulandos aprovados devem acessar o site da Coperves para ver o edital contendo o endereço para o qual a documentação deve ser enviada. No edital estão disponíveis, também, os prazos e a documentação pertinente à garantia da vaga. Dotto ressalta que o aluno deve estar atento à essas datas, correndo o risco de perder a vaga, em caso de documentação não adequada ou atrasada.
Fotos: Luciele Oliveira – Acadêmica de Jornalismo e Cássio Aguiar – Acadêmico de Produção Editorial.
Repórter: Patrícia Michelotti – Acadêmica de Jornalismo.
Edição: Luciane Treulieb.

