Em entrevista para a TV Campus, o psicólogo do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Trauma e Estresse da PUCRS, professor Christian Kristensen, falou sobre o tema do encontro para orientação a respeito do acolhimento aos alunos, que aconteceu na tarde de sexta-feira (1º). O professor explicou a importância da atuação dos veículos de comunicação, mas também alertou para os prejuízos da exposição contínua à mídia televisiva e também às redes sociais.
Kristensen destacou o papel informativo dos veículos de comunicação no sentido de deixar a população ciente dos fatos ocorridos. O professor falou que a contínua cobertura da mídia informa a toda sociedade sobre o que aconteceu, o que está sendo feito e o que será feito para auxiliar os envolvidos na tragédia.
Entretanto, segundo Kristensen, as pessoas que estiveram diretamente envolvidas na tragédia devem evitar por pelo menos duas semanas o contato contínuo com a mídia televisiva, especialmente, a cobertura de apelo mais sensacionalista. “Esta exposição contínua em relação às imagens do que aconteceu, às imagens da tragédia, tem um papel que prejudica a recuperação dessas pessoas “, afirma.
Outro ponto importante diz respeito ao uso de redes sociais. Kristensen afirma que há conteúdo muito prejudicial em algumas redes, trazendo fotos e vídeos da situação ocorrida na boate. “Isso é algo realmente muito ruim. Há todo um esforço de autoridades investigando a origem dessas imagens e procurando retirá-las da rede.”, relata o professor.
Assista a fala do psicólogo, na íntegra, no vídeo abaixo: