Após uma semana de luto decretado pela Universidade Federal de Santa Maria, que perdeu 116 alunos na tragédia da boate Kiss, as atividades começaram a ser retomadas com calma e silenciosamente. Nesta segunda-feira (4), vários professores liberaram suas turmas para prestar mais uma homenagem às vítimas da tragédia. Às 9h, o Espaço Multiuso, localizado próximo à Reitoria, reuniu centenas de estudantes, alunos, professores e servidores para celebrar um culto ecumênico – uma das atividades de acolhimento por parte da Universidade aos seus alunos.
A cerimônia, guiada pelo Padre Xiko, contou com representantes, além da Igreja Católica, da Igreja Luterana, Igreja Carismática de Jesus Cristo, Protestantes e Comunidade Judaica. Em uma hora de celebração, a emoção e a fé tomaram conta dos participantes. Os celebrantes deixaram mensagens de apoio às famílias e aos amigos, pedindo que os presentes continuem o sonho dos jovens que perderam a vida. No final do Culto, 116 velas acesas se espalharam na multidão nas mãos dos estudantes, representando cada um dos alunos da UFSM que perdeu a vida na tragédia.
Na galeria abaixo, mais fotos da cerimônia:
![]() |
| Culto Ecumênico 04-02 |
Após a celebração, o reitor Felipe Müller proferiu algumas palavras, afirmando que nesse momento a Universidade precisa ser forte e superadora, mas muito sensível e carinhosa. O reitor afirmou, ainda, que já pediu para que comecem os estudos para a construção de um memorial aos alunos perdidos nesta tragédia e declarou uma música “de seus tempos de juventude”, que julgou propícia para esse momento.
Confusão de sentimentos
Tristeza no olhar
Sistemas de um novo tempo
Difícil de encarar
É, quem sabe sou eu que tô lento
Eu sei não posso parar
Lembro de um doce momento seu
É inevitável chorar
Ainda existe uma chance
Ainda existe um lugar
Embora nesse instante
Eu não consiga encontrar
Lembro conselho do amigo
Cuidado ao olhar pra trás
É fácil trocar o rumo
Difícil é nele voltar
Passageiro de um eterno momento
Que não sabe onde pode parar
E essa angústia que corrói por dentro
Um dia tem que parar
Ainda existe uma chance
Ainda existe um lugar
Embora nesse instante
Eu não consiga encontrar
(Saudade – Banda Fuga)
O reitor da UFSM encerrou sua fala com a frase que consta, segundo ele, nos documentos orientativos sobre a tragédia: “enfrentamos esta tragédia e juntos vamos superar”.
Ações de acolhimento
O Culto Ecumênico realizado na segunda-feira foi uma ação coletiva de acolhimento da UFSM aos seus alunos, na retomada das aulas. A partir de agora, estas ações se realizam em grupos menores, pois, segundo a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Marian Moro, a ideia é chegar individualmente aos alunos mais atingidos pela tragédia. Já começou uma preparação de professores e técnico-administrativos nos Centros da UFSM, que continua durante a semana. Assim, os alunos têm a quem se dirigir em cada Centro.
Além disso, o espaço do Centro Multiuso está sendo utilizado como centro de acolhimento, das 8h às 20h da noite para qualquer membro da comunidade acadêmica que necessite de um apoio psicológico. Como medida emergencial e para melhor atender seus alunos, servidores e professores, a UFSM contratou oito psicólogos, oito assistentes sociais, duas pedagogas e uma educadora especial, além dos profissionais que já trabalhavam na Universidade.
Assista ao vídeo com entrevistas e mais informações sobre o Culto Ecumênico.
Repórter: Patrícia Michelotti – Acadêmica de Jornalismo.
Fotos: Luciele Oliveira – Acadêmica de Jornalismo; Tainan Pauli – Acadêmico de Ciências Sociais.
Edição: Lucas Durr Missau.

