Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Calendário Acadêmico – 2024

Calendário acadêmico no formato original (PDF - 534,36 KB)

Em breve, será disponibilizada a versão diagramada conforme anos anteriores.

janeiro2024
seg
01
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
FERIADO - Confraternização Universal, feriado nacional.
ter
02
Instituições de Ensino Superior Não Universitárias e PROGRAD
SELEÇÃO DE IES NÃO UNIVERSITÁRIAS PARA REGISTRO DE DIPLOMAS - Data prevista para a publicação de edital de seleção de instituições não universitárias para firmarem acordo de registro de seus diplomas na UFSM
sex
26
Coordenações de Curso de Graduação e PROGRAD
CADASTRO DE NOVAS DISCIPLINAS - Data-limite para chegarem à COFRE/COREM da PROGRAD os pedidos de criação de disciplinas de graduação, para serem inseridas no currículo dos cursos e ofertadas no 1º semestre letivo de 2024.
dom
28
Candidatos à seleção do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG
PEG - APLICAÇÃO DA PROVA - Data prevista para a aplicação da prova do processo seletivo de ingresso no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) referente ao 1º semestre letivo de 2024.
fevereiro2024
sex
02
PROGRAD, Coordenações de Curso e candidatos à seleção de Ingresso/Reingresso na graduação
INGRESSO/REINGRESSO - PUBLICAÇÃO DO EDITAL - Data prevista para a publicação, pela PROGRAD, do edital de inscrição à seleção de ingresso e reingresso (transferência interna e externa, reingresso e diplomado(a)), para início de atividades acadêmicas no 1º semestre letivo de 2024.
sex
02
Coordenações de Curso de Graduação e PROGRAD
PRÉ-REQUISITOS - Data-limite para chegada à COREM/PROGRAD das solicitações de alteração de pré-requisitos por versão de Curso, por parte das Coordenações de Curso de Graduação, com implicações no processamento de solicitações de matrícula referentes ao 1º semestre letivo de 2024.
seg
05
Estudantes de Ensino Médio, Técnico ou Graduação do Campus Santa Maria, candidatos a vaga na Casa do Estudante, CEU I e II
CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO - CEU - CAMPUS SANTA MARIA - GRADUAÇÃO - PUBLICAÇÃO DO EDITAL - Data prevista para a publicação dos editais de inscrição à Casa do Estudante Universitário do campus de Santa Maria, para estudantes de Ensino Médio, Técnico, Graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
sex
09
Candidatos à Mobilidade Acadêmica para a UFSM
MOBILIDADE ACADÊMICA - Data-limite para solicitação de Mobilidade Acadêmica, por estudantes de outras Instituições de Ensino Superior, para o início das atividades acadêmicas na UFSM no 1º semestre de 2024. Estudantes da UFSM devem observar o calendário da instituição pretendida.
seg
12
Comunidade Acadêmica de todos os campi - suspensão de atividades administrativas correlatas
DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS - Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi da UFSM.
ter
13
Comunidade Geral e Comunidade Acadêmica de toda a UFSM
FERIADO - Carnaval, feriado nacional.
qua
14
Comunidade Acadêmica de todas as unidades de ensino - suspensão de atividades administrativas correlatas
SUSPENSÃO PARCIAL DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS - Quarta-feira de Cinzas, suspensão de atividades administrativas correlatas em toda a UFSM até as 14h.
sex
16
PROGRAD, Candidatos a Estudante Especial I de Graduação
ESTUDANTE ESPECIAL I - GRADUAÇÃO - Data prevista para a publicação do edital de seleção à categoria de Estudante Especial I de Graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
sex
16
PRPGP, Candidatos a Aluno(a) Especial I de Pós-Graduação
ALUNO(A) ESPECIAL I - PÓS-GRADUAÇÃO - Data prevista para a publicação do edital de seleção à categoria de Aluno(a) Especial I de Pós-Graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
sex
16
Coordenações de Curso de Graduação presencial e a distância
MATRÍCULA - CONFIGURAÇÕES NO PORTAL ACADÊMICO - Data prevista para as Coordenações de Curso configurarem no Portal Acadêmico as definições de matrícula regular, ajuste presencial web e extracurricular, modalidades presencial e a distância, referentes ao 1º semestre letivo de 2024.
seg
19
Estudantes de Ensino Médio, Técnico, Graduação e Pós-graduação candidatos ao Benefício Socioeconômico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE
BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO - BSE - PUBLICAÇÃO DO EDITAL - Data prevista para a publicação do edital de solicitação de Benefício Socioeconômico - BSE, para estudantes de Ensino Médio, Técnico, Graduação e Pós-Graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
seg - qui
19 - 22
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA - SOLICITAÇÃO PELO PORTAL ESTUDANTIL - Período para solicitação de matrícula via Portal Estudantil de veteranos(as) da graduação e veteranos(as) da pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
seg - qua
19/02 - 10/04
Estudantes de Graduação, modalidade presencial
TRANCAMENTO TOTAL - Período para solicitação de trancamento total do semestre, via Portal Estudantil, referente ao 1º semestre letivo de 2024, para estudantes dos cursos de graduação, modalidade presencial.
sex
23
Pró-Reitoria de Graduação e Pós-Graduação e estudantes veteranos(as) da UFSM
MATRÍCULA - PROCESSAMENTO DE SOLICITAÇÃO - Data prevista para o processamento das solicitações de matrícula via Portal Estudantil dos(as) veteranos(as) da graduação e veteranos(as) da pós-graduação referente ao 1º semestre letivo de 2024.
seg - qui
26 - 29
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA - AJUSTE - SOLICITAÇÃO PELO PORTAL ESTUDANTIL - Período para solicitação de ajuste de matrícula via Portal Estudantil de veteranos(as) da graduação e veteranos(as) da pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
qua
28
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus de Frederico Westphalen
FERIADO - Aniversário da cidade de Frederico Westphalen, feriado municipal em Frederico Westphalen.
março2024
sex
01
PROGRAD, PRPGP e estudantes de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA - PROCESSAMENTO - Data prevista para processamento no sistema SIE da UFSM de solicitações de ajuste de matrícula de estudantes de graduação e pós-graduação feitas pelo Portal Estudantil, referentes ao 1º semestre letivo de 2024.
seg
04
Estudantes de Pós-Graduação do Campus Santa Maria, candidatos a vaga na Casa do Estudante, CEU III
CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO - CEU - CAMPUS SANTA MARIA – PÓS-GRADUAÇÃO - PUBLICAÇÃO DO EDITAL - CAMPUS SANTA MARIA – PÓS-GRADUAÇÃO - PUBLICAÇÃO DO EDITAL: Data prevista para a publicação dos editais de inscrição à Casa do Estudante Universitário do campus de Santa Maria, para estudantes de Pós-Graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
seg
11
Estudantes de Graduação e pós-graduação
SEMESTRE - INÍCIO - Início das aulas e demais atividades acadêmicas do 1º semestre letivo de 2024 dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM, exceto aqueles com calendário específico
seg - sex
11 - 15
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA - AJUSTE SOLICITADO PELO PORTAL ESTUDANTIL OU À COORDENAÇÃO DE CURSO - Período para estudantes de Graduação e Pós-Graduação solicitarem ajuste de matrícula pelo Portal Estudantil ou diretamente ao Curso, a critério do Curso e período para as Coordenações de Curso lançarem as alterações no sistema SIE, referente ao 1º semestre letivo de 2024
seg - sex
11 - 15
Coordenações de Curso de Graduação e Pós-Graduação, Estudantes de Graduação e Pós-Graduação e PROGRAD
MATRÍCULA - PROCESSAMENTOS - Período para os processamentos diários de matrícula, feitos pela PROGRAD e PRPGP, para os Cursos que permitem a solicitação de ajuste pelo Portal Estudantil na primeira semana de aulas, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
seg - ter
18 - 19
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA EXTRACURRICULAR - SOLICITAÇÃO PELOPORTAL ESTUDANTIL - Período para solicitação via Portal Estudantil de Matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
seg - ter
18 - 19
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA - PROCESSAMENTO - Período previsto para o processamento no sistema SIE da UFSM, das solicitações de matrícula extracurricular, referentes ao 1º semestre letivo de 2024.
qua - qui
20 - 21
Coordenações de Curso de Graduação e estudantes especiais de graduação
MATRÍCULA - ESTUDANTE ESPECIAL I - Período para matrícula na categoria de Estudante Especial I - Graduação, feita pelas Coordenações de Curso de Graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
qua - qui
20 - 21
Coordenações de Curso de Pós-Graduação e alunos(as) especiais de pós-graduação
MATRÍCULA – ALUNO(A) ESPECIAL I - Período para matrícula na categoria de Aluno(a) Especial I - Pós-graduação, feita pelas Coordenações de Curso de Pós-Graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
sex
29
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
FERIADO - Paixão de Cristo. Sexta-feira Santa, feriado nacional
sáb
30
Comunidade Acadêmica de todas as unidades de ensino - suspensão de atividades administrativas correlatas
DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS - Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi da UFSM
dom
31
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
FERIADO - Páscoa, feriado nacional
abril2024
qua
10
Estudantes de Graduação, modalidade presencial
TRANCAMENTO TOTAL - ÚLTIMO DIA - Data-limite para a solicitação de trancamento total do semestre, via Portal Estudantil, referente ao 1º semestre letivo de 2024, para estudantes dos cursos de graduação, modalidade presencial.
seg
15
Estudantes com Benefício Socioeconômico (BSE)
INATIVAÇÃO DO BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO - BSE - Data prevista para a inativação do BSE dos estudantes que realizaram Trancamento Total no 1º semestre letivo de 2024.
dom
21
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
FERIADO - Tiradentes, feriado nacional
maio2024
qua
01
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
FERIADO - Dia do Trabalhador, feriado nacional: Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi da UFSM
seg
06
Comunidade em geral e Comunidade Acadêmica de Palmeira das Missões
FERIADO - Aniversário de Palmeira das Missões, feriado na cidade de Palmeira das Missões
sex
17
Comunidade em geral e Comunidade Acadêmica de Santa Maria
FERIADO - Aniversário de Santa Maria, feriado na cidade de Santa Maria
sáb
18
Comunidade Acadêmica de todas as unidades de ensino - suspensão de atividades administrativas correlatas
DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS - Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas no campus de Santa Maria
qui
30
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
FERIADO - Corpus Christi, feriado nacional
sex - sáb
31/05 - 01/06
Comunidade Acadêmica de todas as unidades de ensino - suspensão de atividades administrativas correlatas
DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS - Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi da UFSM
junho2024
dom
09
Candidatos ao teste de suficiência em leitura em língua estrangeira
TESTE DE SUFICIÊNCIA - Data prevista para a aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
seg
10
Participantes da Pesquisa de Avaliação Institucional
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - Data prevista para a abertura do sistema de pesquisa de avaliação institucional, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
qui
13
Comunidade em geral e Comunidade Acadêmica de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões
FERIADO - Dia de Santo Antônio, feriado nas cidades de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
sex - sáb
14 - 15
Comunidade em geral e Comunidade Acadêmica de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões
DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS - Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas nas cidades de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões
seg - sex
17 - 21
Coordenações de Curso de Graduação e Pós-Graduação de todos os campi
OFERTA DE DISCIPLINA - Período para as Coordenações de Cursos de graduação e pós-graduação solicitarem oferta de disciplinas não condensadas, através do SIE, para o 2º semestre letivo de 2024. Os casos excepcionais de oferta de disciplina são regulados por normativa específica
ter
18
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
15ª TERÇA-FEIRA - Dia contabilizado como o décimo quinto (15º) encontro das disciplinas que ocorrem nas TERÇAS-FEIRAS, referente ao 1º semestre letivo de 2024
qua
19
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus de Frederico Westphalen
FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DE EXTENSÃO - Realização do Fórum Regional Permanente de Extensão no campus de Frederico Westphalen
qua
19
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus de Palmeira das Missões
FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DE EXTENSÃO - Realização do Fórum Regional Permanente de Extensão no campus de Palmeira das Missões
qui
20
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus de Cachoeira do Sul
FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DE EXTENSÃO - Realização do Fórum Regional Permanente de Extensão no campus de Cachoeira do Sul
sex
21
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus de Santa Maria
FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DE EXTENSÃO - Realização do Fórum Regional Permanente de Extensão no campus de Santa Maria
sex
21
Coordenações de Curso de Graduação e PROGRAD
CADASTRO DE NOVAS DISCIPLINAS - Data-limite para chegar à COFRE/COREM da PROGRAD os pedidos de criação de disciplinas de graduação, para serem inseridas no currículo dos cursos e ofertadas no 2º semestre letivo de 2024
sex
21
PROGRAD, Coordenações de Curso e candidatos à seleção de Ingresso/Reingresso na graduação
INGRESSO/REINGRESSO - PUBLICAÇÃO DO EDITAL - Data prevista para a publicação, pela PROGRAD, do edital de inscrição à seleção de ingresso e reingresso (transferência interna e externa, reingresso e diplomado(a)), para início de atividades no 2º semestre letivo de 2024
sex
21
Candidatos à Mobilidade Acadêmica para a UFSM
MOBILIDADE ACADÊMICA - Data-limite para solicitação de Mobilidade Acadêmica, por estudantes de outras Instituições de Ensino Superior, para o início das atividades acadêmicas na UFSM no 2º semestre de 2024. Estudantes da UFSM devem observar o calendário da instituição pretendida
dom
23
Candidatos à seleção do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG
PEG - APLICAÇÃO DA PROVA - Data prevista para a aplicação da prova do processo seletivo de ingresso no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) referente ao 2º semestre letivo de 2024
seg
24
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
15ª SEGUNDA-FEIRA - Dia contabilizado como o décimo quinto (15º) encontro das disciplinas que ocorrem nas SEGUNDAS-FEIRAS, referente ao 1º semestre letivo de 2024
seg - sex
24 - 28
Departamentos Didáticos dos Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação
OFERTA DE DISCIPLINA - Período para os Departamentos Didáticos de Graduação e Programas de Pós-Graduação procederem à conferência, retificação, inclusão de docente e confirmação das solicitações de oferta de disciplina não condensadas, para o 2º semestre letivo de 2024. Os casos excepcionais de oferta de disciplina são regulados por normativa específica
qua
26
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
15ª QUARTA-FEIRA - Dia contabilizado como o décimo quinto (15º) encontro das disciplinas que ocorrem nas QUARTAS-FEIRAS, referente ao 1º semestre letivo de 2024
julho2024
seg - sex
01 - 05
Coordenações de Curso de Graduação, Departamentos Didáticos e Programas de Pós-graduação
OFERTA DE DISCIPLINA - Período para ajuste da oferta de disciplinas não condensadas pelas Coordenações e Departamentos Didáticos de Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2024. Os casos excepcionais de oferta de disciplina são regulados por normativa específica
ter
02
Comunidade Acadêmica da UFSM
ADAPTAÇÃO ACADÊMICA - Dia da semana considerado como SEXTA-FEIRA para fins acadêmicos na UFSM
qui
04
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
15ª QUINTA-FEIRA - Dia contabilizado como o décimo quinto (15º) encontro das disciplinas que ocorrem nas QUINTAS-FEIRAS, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
sex
05
Coordenações de Curso de Graduação e PROGRAD
PRÉ-REQUISITOS - Data-limite para chegada à COREM/PROGRAD das solicitações de alteração de pré-requisitos por versão de Curso, por parte das Coordenações de Curso de Graduação, com implicações no processamento de solicitações de matrícula referentes ao 2º semestre letivo de 2024.
seg
08
Comunidade Acadêmica da UFSM
ADAPTAÇÃO ACADÊMICA - Dia da semana considerado como SEXTA-FEIRA para fins acadêmicos na UFSM.
seg
08
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
15ª SEXTA-FEIRA - Dia contabilizado como o décimo quinto (15º) encontro das disciplinas que ocorrem nas SEXTAS-FEIRAS, referente ao 1º semestre letivo de 2024, conforme adaptação acadêmica.
seg
08
Estudantes de Ensino Médio, Técnico ou Graduação do Campus Santa Maria, candidatos a vaga na Casa do Estudante, CEU I e II
CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO - CEU - CAMPUS SANTA MARIA - GRADUAÇÃO - PUBLICAÇÃO DO EDITAL - Data prevista para a publicação dos editais de inscrição à Casa do Estudante Universitário do campus de Santa Maria, para estudantes de Ensino Médio, Técnico, Graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2024.
ter
09
Comunidade Acadêmica da UFSM
ADAPTAÇÃO ACADÊMICA - Dia da semana considerado como SÁBADO para fins acadêmicos na UFSM.
qua
10
Comunidade Acadêmica da UFSM
ADAPTAÇÃO ACADÊMICA - Dia da semana considerado como SÁBADO para fins acadêmicos na UFSM.
qua
10
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
15º SÁBADO - Dia contabilizado como o décimo quinto (15º) encontro das disciplinas que ocorrem aos SÁBADOS, referente ao 1º semestre letivo de 2024, conforme adaptação acadêmica.
seg
15
Estudantes de Ensino Médio, Técnico, Graduação e Pós-graduação candidatos ao Benefício Socioeconômico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE
BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO - BSE - PUBLICAÇÃO DO EDITAL - Data prevista para a publicação do edital de solicitação de Benefício Socioeconômico - BSE, para estudantes de Ensino Médio, Técnico, Graduação e Pós-Graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2024.
ter
16
Cursos e estudantes de Graduação e Pós-Graduação
FINALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS - Data-limite para a finalização de atividades acadêmicas dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024, exceto Cursos com calendário específico.
qua
17
Docentes e Estudantes de Graduação e pós-graduação
SEMESTRE - FIM - ENCERRAMENTO DOS DIÁRIOS DE CLASSE ONLINE (LANÇAMENTO DE NOTAS) - Data-limite para a consolidação dos diários de classe online referentes ao 1º semestre letivo de 2024, exceto para Cursos com calendário específico
sex
19
Comunidade Acadêmica da UFSM
FORMATURAS SOLENES - Início do período de formaturas solenes do 1º semestre letivo de 2024.
sex
19
PROGRAD, Candidatos a Estudante Especial I de Graduação
ESTUDANTE ESPECIAL I - GRADUAÇÃO - Data prevista para a publicação do edital de seleção à categoria de Estudante Especial I de Graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2024.
sex
19
PRPGP, Candidatos a Aluno(a) Especial I de Pós-Graduação
ALUNO(A) ESPECIAL I - PÓS-GRADUAÇÃO - Data prevista para a publicação do edital de seleção à categoria de Aluno(a) Especial I de Pós-Graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2024.
sex
19
Coordenações de Curso de Graduação presencial e a distância
MATRÍCULA - CONFIGURAÇÕES NO PORTAL ACADÊMICO - Data prevista para as Coordenações de Curso configurarem no Portal Acadêmico as definições de matrícula regular, ajuste web, ajuste presencial e extracurricular, modalidades presencial e a distância, referente ao 2º semestre letivo de 2024.
seg - qui
22 - 25
Estudantes Veteranos(as) de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA - SOLICITAÇÃO PELO PORTAL ESTUDANTIL - Período para solicitação de matrícula via Portal Estudantil dos(as) veteranos(as) da graduação e veteranos(as) da pós-graduação referente ao 2º semestre letivo de 2024.
seg - seg
22/07 - 02/09
Estudantes de Graduação, modalidade presencial
TRANCAMENTO TOTAL - Período para solicitação de trancamento total do semestre, via Portal Estudantil, referente ao 2º semestre letivo de 2024, para estudantes de cursos de graduação, modalidade presencial.
sex
26
Pró-Reitoria de Graduação e Pós-Graduação e estudantes veteranos(as) da UFSM
MATRÍCULA - PROCESSAMENTO DE SOLICITAÇÃO - Data prevista para o processamento das solicitações de matrícula via Portal Estudantil dos(as) veteranos(as) da graduação e veteranos(as) da pós-graduação referente ao 2º semestre letivo de 2024.
seg
29
Estudantes de Pós-Graduação do Campus Santa Maria, candidatos à vaga na Casa do Estudante, CEU III
CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO - CEU - CAMPUS SANTA MARIA – PÓS-GRADUAÇÃO - PUBLICAÇÃO DO EDITAL - Data prevista para a publicação dos editais de inscrição à Casa do Estudante Universitário do campus de Santa Maria, para estudantes de Pós-Graduação, referentes ao 2º semestre letivo de 2024.
seg - qua
29 - 31
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA - AJUSTE - SOLICITAÇÃO PELO PORTAL ESTUDANTIL - Período para solicitação de ajuste de matrícula via Portal Estudantil de veteranos(as) da graduação e veteranos(as) da pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2024.
agosto2024
qui
01
PROGRAD, PRPGP e estudantes de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA - PROCESSAMENTO - Data prevista para processamento no sistema SIE da UFSM de solicitações de ajuste de matrícula de estudantes de graduação e pós-graduação feitas pelo Portal Estudantil, referentes ao 2º semestre letivo de 2024.
seg
05
Estudantes de Graduação e pós-graduação
SEMESTRE - INÍCIO - Início das aulas e demais atividades acadêmicas do 2º semestre letivo de 2024 dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM, exceto aqueles com calendário específico.
seg - sex
05 - 09
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA - AJUSTE SOLICITADO PELO PORTAL ESTUDANTIL OU À COORDENAÇÃO DE CURSO - Período para estudantes de Graduação e Pós-Graduação solicitarem ajuste de matrícula pelo Portal Estudantil ou diretamente ao Curso, a critério do Curso, e período para as Coordenações de Curso lançarem as alterações no sistema SIE, referente ao 2º semestre letivo de 2024.
seg - sex
05 - 09
Coordenações de Curso de Graduação e Pós-Graduação, Estudantes de Graduação e Pós-Graduação e PROGRAD
MATRÍCULA - PROCESSAMENTOS - Período para os processamentos diários de matrícula, feitos pela PROGRAD e PRPGP, para os Cursos que permitem a solicitação de ajuste pelo Portal Estudantil na primeira semana de aulas, referente ao 2º semestre letivo de 2024 (das 16h01min às 18h30min).
seg - ter
12 - 13
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA EXTRACURRICULAR - SOLICITAÇÃO pelo Portal Estudantil - Período para solicitação via Portal Estudantil de matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos, referente ao 2º semestre letivo de 2024.
seg - ter
12 - 13
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação
MATRÍCULA - PROCESSAMENTO - Período previsto para o processamento, no sistema SIE da UFSM, das solicitações de matrícula extracurricular, referentes ao 2º semestre letivo de 2024 (às 11h30min e às 16h01min).
qua - qui
14 - 15
Coordenações de Curso de Graduação e estudantes especiais de graduação
MATRÍCULA - ESTUDANTE ESPECIAL I - Período para matrícula na categoria de Estudante Especial I - Graduação, feita pelas Coordenações de Curso de Graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2024.
qua - qui
14 - 15
Coordenações de Curso de Pós-Graduação e alunos(as) especiais de pós-graduação
MATRÍCULA – ALUNO(A) ESPECIAL I - Período para matrícula na categoria de Aluno(a) Especial I - Pós-graduação, feita pelas Coordenações de Curso de Pós-Graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2024.
sex
16
Comunidade em geral e comunidade acadêmica da UFSM
ENCONTRO DE LIDERANÇAS INDÍGENAS - Data prevista para encontro de lideranças indígenas na UFSM.
setembro2024
seg
02
Estudantes de Graduação, modalidade presencial
TRANCAMENTO TOTAL - Último dia - Data-limite para a solicitação de trancamento total do semestre, via Portal Estudantil, referente ao 2º semestre letivo de 2024, para estudantes dos cursos de graduação, modalidade presencial.
sáb
07
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
FERIADO - Dia da Independência do Brasil, feriado nacional.
seg
09
Estudantes com Benefício Socioeconômico (BSE)
INATIVAÇÃO DO BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO - BSE - Data prevista para a inativação do BSE dos estudantes que realizaram Trancamento Total no 2º semestre letivo de 2024.
sex
20
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
FERIADO - Revolução Farroupilha, feriado estadual.
sáb
21
Comunidade Acadêmica de todas as unidades de ensino
DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS - Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi da UFSM.
qui - sáb
26 - 28
Comunidade em geral e comunidade acadêmica dos Cursos de Graduação da UFSM
DESCUBRA UFSM - Realização da 11ª edição do DESCUBRA
outubro2024
sáb
12
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
FERIADO - Nossa Senhora Aparecida, feriado nacional.
seg - sex
21 - 25
Estudantes de Graduação e da Pós-Graduação. Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
JAI: Jornada Acadêmica Integrada - DIAS LETIVOS reservados para atividades acadêmicas discentes na Jornada Acadêmica Integrada - JAI
seg
28
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS - Dia do servidor público: Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi da UFSM
novembro2024
sáb
02
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
FERIADO - Dia de Finados, feriado nacional
seg - sex
04 - 08
Coordenações de Curso de Graduação e Pós-Graduação de todos os campi
OFERTA DE DISCIPLINA - Período para as Coordenações de Cursos de graduação e pós-graduação solicitarem oferta de disciplinas não condensadas, através do SIE, para o 1º semestre letivo de 2025. Os casos excepcionais de oferta de disciplina são regulados por normativa específica
ter
05
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus de Frederico Westphalen
FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DE EXTENSÃO - Realização do Fórum Regional Permanente de Extensão no campus de Frederico Westphalen
ter
05
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus de Palmeira das Missões
FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DE EXTENSÃO - Realização do Fórum Regional Permanente de Extensão no campus de Palmeira das Missões
qua
06
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus de Cachoeira do Sul
FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DE EXTENSÃO - Realização do Fórum Regional Permanente de Extensão no campus de Cachoeira do Sul
dom
10
Candidatos ao teste de suficiência em leitura em língua estrangeira
TESTE DE SUFICIÊNCIA - Data prevista para a aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE, referente ao 2º semestre letivo de 2024
seg
11
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus de Santa Maria
FÓRUM REGIONAL PERMANENTE DE EXTENSÃO - Realização do Fórum Regional Permanente de Extensão no campus de Santa Maria
seg - qui
11 - 14
Departamentos Didáticos dos Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação
OFERTA DE DISCIPLINA - Período para os Departamentos Didáticos de Graduação e Programas de Pós-Graduação procederem à conferência, retificação, inclusão de docente e confirmação das solicitações de oferta de disciplina não condensadas, para o 1º semestre letivo de 2025. Os casos excepcionais de oferta de disciplina são regulados por normativa específica
qua
13
Participantes da Pesquisa de Avaliação Institucional
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - Data prevista para a abertura do sistema de pesquisa de avaliação institucional, referente ao 2º semestre letivo de 2024
sex
15
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
FERIADO - Dia da Proclamação da República, feriado nacional
sáb
16
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS - Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi da UFSM
seg - sex
18 - 22
Coordenações de Curso de Graduação, Departamentos Didáticos e Programas de Pós-graduação
OFERTA DE DISCIPLINA - Período para ajuste da oferta de disciplinas não condensadas pelas Coordenações e Departamentos Didáticos de Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2025. Os casos excepcionais de oferta de disciplina são regulados por normativa específica
ter
19
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
15ª TERÇA-FEIRA - Dia contabilizado como o décimo quinto (15º) encontro das disciplinas que ocorrem nas TERÇAS-FEIRAS
qua
20
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
15ª QUARTA-FEIRA - Dia contabilizado como o décimo quinto (15º) encontro das disciplinas que ocorrem nas QUARTAS-FEIRAS
qui
21
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
15ª QUINTA-FEIRA - Dia contabilizado como o décimo (15º) quinto encontro das disciplinas que ocorrem nas QUINTAS-FEIRAS
seg
25
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
15ª SEGUNDA-FEIRA - Dia contabilizado como o décimo quinto (15º) encontro das disciplinas que ocorrem nas SEGUNDAS-FEIRAS
dezembro2024
qui
05
Comunidade Acadêmica de Santa Maria
ADAPTAÇÃO ACADÊMICA - Dia da semana considerado como SEXTA-FEIRA para fins acadêmicos na UFSM
qui
05
Comunidade Acadêmica de Santa Maria
15ª SEXTA-FEIRA - Dia contabilizado como o décimo (15º) quinto encontro das disciplinas que ocorrem nas SEXTAS-FEIRAS, conforme adaptação acadêmica
dom
08
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica dos campi da UFSM de Santa Maria e de Cachoeira do Sul
FERIADO - Nossa Senhora da Conceição, feriado em Santa Maria e em Cachoeira do Sul
seg
09
Comunidade Acadêmica de Santa Maria
ADAPTAÇÃO ACADÊMICA - Dia da semana considerado como SÁBADO para fins acadêmicos na UFSM
ter
10
Comunidade Acadêmica de Santa Maria
ADAPTAÇÃO ACADÊMICA - Dia da semana considerado como SÁBADO para fins acadêmicos na UFSM
ter
10
Comunidade Acadêmica de Santa Maria
15º SÁBADO - Dia contabilizado como o décimo (15º) quinto encontro das disciplinas que ocorrem aos SÁBADOS, conforme adaptação acadêmica
qua
11
Comunidade Acadêmica de Santa Maria
ADAPTAÇÃO ACADÊMICA - Dia da semana considerado como SÁBADO para fins acadêmicos na UFSM
qua
11
Cursos e estudantes de Graduação e Pós-Graduação
FINALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS - Data-limite para a finalização de atividades acadêmicas dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2024, exceto Cursos com calendário específico
qui
12
Docentes e Estudantes de Graduação e pós-graduação
SEMESTRE - FIM - ENCERRAMENTO DOS DIÁRIOS DE CLASSE ONLINE (LANÇAMENTO DE NOTAS) - Data-limite para a consolidação dos diários de classe online referentes ao 2º semestre letivo de 2024, exceto Cursos com calendário específico
sex
13
Comunidade Acadêmica da UFSM
FORMATURAS SOLENES - Início do período de formaturas solenes do 2º semestre letivo de 2024
qua
25
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todas as unidades de ensino
FERIADO - Natal, feriado nacional