Ir para o conteúdo Letras Ir para o menu Letras Ir para a busca no site Letras Ir para o rodapé Letras
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Palestra do artista grego Ilan Manouach



O Grupo de Pesquisa OFICINAS DE ESCRITA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TRADUÇÃO: TEORIA DA LITERATURA E PRÁTICAS LITERÁRIAS da UFSM (GPOQT) convida o pesquisador e artista multidisciplinar Ilan Manouach para apresentar suas pesquisas acadêmicas e artísticas atuais em um encontro aberto do grupo.

A palestra Estranging comics, gratuita, será em inglês via Google Meet, no dia 10 de setembro de 2022, 10 horas da manhã. Ela terá a mediação do pesquisador, artista visual editor da Selo Risco Impresso e membro do GPOQT Guilherme E Silveira.

Trecho de The Neural Yorker, cartum gerado por inteligência artificial, um dos projetos de Manouach

Estranging comics – Estranhar quadrinhos

Os quadrinhos são enquadrados como uma indústria, um gênero, um meio artístico, um sistema de comunicação visual/narrativa, um conjunto de tradições em artesania, diferentes subculturas comunitárias, uma forma de entretenimento e uma ferramenta educacional. Mas, apesar da exuberância da definição na pesquisa acadêmica em torno dos quadrinhos e da aparente multiplicidade nas maneiras como entendemos e usamos os quadrinhos na vida cotidiana, o recente surgimento de formas radicais de experimentação nas práticas artísticas desafiou nossas suposições sobre os modos de abordagem do meio, e apontou para as limitações das ferramentas analíticas fornecidas nos Estudos de Quadrinhos. As histórias em quadrinhos contemporâneas são objetos técnicos cuja intensidade operacional é consideravelmente moldada pela infraestrutura da indústria de quadrinhos e pelos cruzamentos e multiplicações de fluxos de informação. Nesse sentido, o surgimento de práticas artísticas radicais se baseia nas mutações epistemológicas trazidas pela natureza cada vez mais agregada da produção e disseminação de conhecimento de nossa era computacional que tem um efeito imediato nas formas como consumimos, distribuímos e arquivamos conteúdos midiáticos. A conferência abraça uma atitude de estranhamento produtivo em relação às formas, qualidades materiais e operações do meio, e constrói a história em quadrinhos como um “objeto contemporâneo”. A compreensão de tal objeto depende da natureza cada vez mais agregada da produção e disseminação do conhecimento na era computacional. Na palestra, apelo para uma exploração sistemática dos quadrinhos fora dos limites estreitos da mídia, as concepções implicitamente disciplinares e as perspectivas históricas dominantes nos Estudos de Quadrinhos com o objetivo de desenvolver uma concepção que abrace uma aplicação rigorosa de uma interdisciplinaridade não hegemônica em pesquisa em quadrinhos. Argumento que a praxeologia da história em quadrinhos é um atributo necessário para abarcar formas futuras, especulativas, não reivindicadas ou até então impossíveis de expressão em quadrinhos.

O convidado

Conhecido por seu livro conceitual Katz(Cinquième Couche, 2011) e seu sistema tátil para narrativas pensadas para cegos Shapereader, Ilan Manouach vem empreendendo pesquisas artísticas acadêmicas em torno de quadrinhos conceituais e na era pós-digital. Atualmente com uma bolsa do Metalab e pesquisador visitante na Universidade de Harvard, Ilan Manouach tem doutorado pela Universidade Aalto de Helsinki, em tese que examinou de que forma tecnologias financeiras, a inteligência artificial e logísticas globalizadas remodelam a indústria de quadrinhos. Fundador da Echo Chamber, organização sem fins lucrativos “com a missão de produzir, financiar, documentar e arquivar práticas artísticas radicais e especulativas em quadrinhos contemporâneos”e também é colaborador dos projetos Ubuweb e Monoskopna área de quadrinhos conceituais.

Inscrições via Google Forms, no link https://bit.ly/manouach.

Mais informações em: https://www.ufsm.br/grupos/gpoqt/paginas/chamadas#ilan ou pelo QR Code abaixo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-483-1441

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes