Ir para o conteúdo Letras Ir para o menu Letras Ir para a busca no site Letras Ir para o rodapé Letras
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos de Letras da UFSM participa da XIV Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc



O que é o evento? 

Em 2023, a XIV edição da SCT acontece de forma presencial e virtual e tem como temática “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O tema escolhido pelo MCTI faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). Sendo assim, a XIV SCT objetiva fomentar a discussão do conhecimento e das experiências relacionadas a transversalidade da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento equitativo e sustentável, buscando contribuir com os ODS. Sendo o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer os recursos naturais necessários para as futuras gerações.

A XIV SCT acontece no período de 23 a 27 de outubro, na modalidade presencial e virtual, no Campus da Unesc em Criciúma e na Unidade de Araranguá. Durante a XIV SCT são realizados o 23º Seminário de Iniciação Científica, o 15º Salão de Extensão, o 13º Salão de Ensino, o 9º Salão de Pós-Graduação, a 10ª Feira de Inovação, o 10º Talento Cultural, a 9ª Feira de Ciências, o 8º Workshop de Arqueologia e o 6º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia. O evento é composto por palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos de pesquisa, extensão e relatos de ensino/experiência.

Texto: https://www.unesc.net/sct2023

Sobre os participantes e o trabalho apresentado

No dia 26 de outubro, por meio da plataforma remota Google Meet, os acadêmicos Leonardo Mello Ragagnin de Letras – Bac.- Hab. Português e Literaturas de Língua Portuguesa do oitavo semestre, e Marcelle da Rosa Oliveira de Letras – Lic.- Hab. Inglês e Literaturas de Língua Inglesa do sétimo semestre relataram seu trabalho na modalidade de apresentação oral, desenvolvido no Grupo de Pesquisa “ Dicionário Enciclopédico de Agroecologia”, ministrado pela Profª Drª Ana Flávia Souto de Oliveira, intitulado “SELEÇÃO DAS UNIDADES LEXICAIS DOS CENÁRIOS DE CONSORCIAÇÃO DE CULTURAS E SOLOS DO DICIONÁRIO DA AGROECOLOGIA”. A pesquisa mapeou nos corpus construídos, por meio do programa extrator de Corpus “BootCaT”, textos extraídos da web com as palavras-chave (semente ou seed) fornecidas para o software, as quais estão associadas aos cenários (unidades de conhecimentos que servem de base para o entendimento e compreensão de uma expressão, ou seja, isso funciona metaforicamente como se fosse um campo semântico) de Solo e Consorciação de Cultura. No que diz respeito aos cenários dos dicionários, eles são criados com base na Semântica de Frame de Charles Fillmore que leva em consideração o conhecimento enciclopédico (de mundo) dos sujeitos, a mente e a linguagem em uso para a construção de conhecimentos, em outras palavras, os frames são estruturas de conceitos que para conseguir entender o conceito de uma palavra ou expressão, esta deve estar relacionada ao cenário a qual fazem parte. A partir dos corpus elaborados dos cenários de Solos e Consorciação de Cultura, foi feita uma análise quantitativa e qualitativa dos termos e expressões, presentes nesses corpus, que são relevantes para esses cenários. O objetivo principal da pesquisa é discorrer sobre a análise e a seleção das unidades lexicais, coletadas nos corpus, dos cenários Solo e Consorciação de Cultura, objetivando transformar os termos encontrados em um dicionário de campo, inserindo-os na Macroestrutura do Dicionário Enciclopédico da Agroecologia o qual tem como público-alvo: estudantes de escolas agrícolas e leigos na área. Propagar conhecimento sobre práticas sustentáveis através do projeto para as escolas agrícolas. Esses cenários foram usados como teste piloto. Além disso, os discentes do grupo de pesquisa trabalharão, futuramente, com outros cenários, relacionando-os com os cenários já prontos.

Os apresentadores:

Marcelle da Rosa Oliveira de Letras, graduanda em Lic.- Hab. Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
Leonardo Mello Ragagnin, graduando em Letras – Bac.- Hab. Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-483-1659

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes