O Grupo de Pesquisa Oficinas de escrita, histórias em Quadrinhos e Tradução (GPOQT) da Universidade Federal de Santa Maria e seus membros participarão do tradicional festival Bienal de Quadrinhos de Curitiba, um dos mais importantes do país, na próxima semana. O tema da edição 2025 é “Futuros Possíveis”, e o evento conta com curadoria formada somente por mulheres: Maria Clara Carneiro, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e líder do grupo de pesquisa na UFSM; Dandara Palankof, tradutora e editora; e Mitie Taketani, proprietária da Itiban Comic Shop, espaço referência em quadrinhos no Brasil.
A Bienal de Quadrinhos de Curitiba ocorrerá entre os dias 4 e 7 de setembro de 2025 e reunirá artistas, leitores, jornalistas e pesquisadores do mundo das histórias em quadrinhos em uma grande celebração com oficinas, palestras, debates e feira de livros, zines, revistas e derivados. Além da organização, membros do grupo participarão da feira, de oficinas e de debates como participantes e mediadores.
Também ocorrerá, em paralelo à Bienal, a 2ª Conferência de Pesquisa em e sobre Quadrinhos – Linhas Paralelas, evento acadêmico organizado pelo GPOQT. O evento será realizado entre os dias 3 e 4 de setembro de 2025 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A conferência é uma iniciativa conjunta dos grupos de pesquisa da UFSM e da UTFPR organizados por: Maria Clara Carneiro (UFSM), Valter do Carmo Moreira (UEL/COGNA), Marilda Lopes Pinheiro Queluz (UTFPR), Lucas Vieira (UNIRIO) e Luísa Monteiro (UFRJ).
Confira a programação completa da Bienal de Quadrinhos de Curitiba aqui.
Veja a programação do Linhas Paralelas abaixo.
