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Publicado: 9 setembro 2016 - 09:07 | Última modificação: 3 junho 2019 - 10:21
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CELSUL - CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

prédio 40A - Santa Maria

12/09/2016 00:00 - 14/09/2016 00:00

Notícias do Evento celsul-circulo-de-estudos-linguisticos-do-sul

Fotos do evento
Estão disponíveis as fotos realizadas durante o XII Encontro do CELSUL. Para mais informações, clique aqui.
29/09/2016 - 11:22
Assista às conferências e mesas-redondas do CELSUL
Assista às conferências e mesas-redondas do CELSUL 12/ 09 - PRIMEIRO DIA - ATIVIDADES DO TURNO DA MANHÃ 1) Abertura oficial 2) Conferência de abertura: A presença de Saussure na linguística contemporânea (Profª.…
28/09/2016 - 11:19
Caderno de resumos
O caderno de resumos já está disponível para consulta online e download aqui. O mesmo foi elaborado em parceria com a Editora Experimental pE.com do Curso de Comunicação Social da UFSM. Agradecemos a…
13/09/2016 - 11:19
Lançamentos de livros durante o XII CELSUL
Durante o XII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, ocorrerá o lançamento de livros. Confira, a seguir, os lançamentos programados.…
08/09/2016 - 11:18
Editora Parábola promove lançamentos e sorteio de livros durante o XII CELSUL
A Editora Parábola, de São Paulo, estará presente durante o XII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, nos dias 12, 13 e 14 de setembro. A Editora estará…
08/09/2016 - 11:17
Certificados
A comissão organizadora do XXI Encontro do CELSUL informa que os certificados serão disponibilizados apenas durante o evento. Apresentadores de trabalho, coordenadores de mesa e conferencistas receberão o certificado após sua atividade. Os ouvintes…
06/09/2016 - 11:17
Descrição

“Ah, quem escreverá a história do que poderia ter sido?
Será essa, se alguém a escrever,
A verdadeira história da humanidade.

O que há é só o mundo verdadeiro, não é nós, só o mundo;
O que não há somos nós, e a verdade está aí.”

Pecado Original, in “Poemas”
Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa.

A comissão organizadora do XII Encontro do CELSUL está promovendo a Campanha “Ajude a contar a história do CELSUL”. Essa campanha visa mobilizar todas as pessoas que participaram dos encontros, ao longo desses vinte anos, para que juntos possamos escrever a história do CELSUL. Como sabemos, os encontros do CELSUL são sediados em universidades da região sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul –, e recebem participantes de todo o Brasil e também estrangeiros.

Todas as quartas-feiras são publicadas, na página do evento no Facebook, postagens que contribuam para a historicização do CELSUL. Cada postagem referente à história do CELSUL é dedicada a um encontro. No último dia do evento, dia 14 de setembro de 2016, quarta-feira, publicaremos uma postagem referente ao XI Encontro do CELSUL, e, na semana seguinte, dia 21 de setembro, publicaremos a última postagem referente ao XII Encontro do CELSUL, já com as imagens que serão registradas no evento.

A campanha conta com a colaboração daqueles que participaram de edições do evento, que têm compartilhado conosco fotos de participação nos encontros, certificados, anais, folders, etc. Esses documentos nos ajudam a narrar a história dos encontros do CELSUL, a partir das memórias de seus personagens. Além disso, a organização dessa história, enquanto arquivo importante, visa compor um instrumento de pesquisa para aqueles que se interessam pela formação disciplinar contemporânea e pela Linguística no Sul. Por isso, convidamos a todos para participar dessa campanha e colocarem-se como personagens dessa história.

FUNDAÇÃO DO CELSUL

“Problemas de palavras, dirão. É uma infeliz homonímia própria a nossa língua que desgina com um mesmo nome [história] a experiência vivida, seu fiel relato, sua ficção mentirosa e sua explicação erudita.” (RANCIÈRE, 1994, p.11)

O Círculo de Estudos Linguísticos do Sul – CELSUL – foi fundado, no dia 05 abril de 1995, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por iniciativa do grupo de linguistas liderados por Fábio Luiz Lopes da Silva. Os membros da primeira e da segunda diretoria foram: Fábio Luiz Lopes da Silva, Carlos Mioto, Ruth Lopes, Roberta Pires de Oliveira, Maria Cristina Figueiredo e Silva, cuja gestão corresponde aos biênios 1995/1996 – 1997/1998.
Na primeira Assembleia Geral Ordinária do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, realizada em 14 de novembro de 1995, foi aprovado e homologado o Estatuto do CELSUL que se constituiu como uma sociedade civil, sem fins lucrativos, destinada a reunir pesquisadores e estudiosos em Linguística com o objetivo de divulgar suas pesquisas em eventos científicos bienais.

fundaçao celsul

No dia 28 de abril de 1995, foi publicado no Diário Oficial – SC – N. 15.172, o extrato do estatuto do Círculo de Estudos Linguísticos, o qual possibilitou o registro da entidade em cartório no dia 05 de junho de 1995.

PRIMEIRO ENCONTRO DO CELSUL

O I Encontro do CELSUL aconteceu há 20 anos no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos dias 13 e 14 de novembro de 1995.

ICELSUL

No segundo dia do evento, dia 14 de novembro de 1995, foi realizada a primeira assembléia ordinária do CELSUL.

SEGUNDO ENCONTRO DO CELSUL

O II Encontro do CELSUL, assim como o I Encontro, também aconteceu no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos dias 10 e 11 de abril de 1997.

IICELSUL

Ata da Assembleia do II CELSUL.

TERCEIRO ENCONTRO DO CELSUL

O III Encontro do CELSUL foi realizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 1999. O tema eleito para ser debatido no evento foi “A linguística no século XXI” e as áreas privilegiadas foram: Fonologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática. Entre os conferencistas, estavam presentes também pesquisadores americanos e holandeses.

IIICELSUL

Programação do III Encontro.

QUARTO ENCONTRO DO CELSUL

O IV Encontro do CELSUL ocorreu em Curitiba, capital do Paraná, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), nos dias 16 e 17 de novembro de 2000. A diretoria esteve composta por José Borges Neto – Presidente, Maria José Foltran – Vice-presidente, Iara Bemquerer Costa – Tesoureira, Lígia Negri – Secretária. O encontro contou ainda com dois eventos integrados: VARSUL (Variação Lingüística Urbana na Região Sul do País) e ELLC.

IVCELSUL

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

QUINTO ENCONTRO DO CELSUL

O V Encontro do CELSUL, assim como o encontro anterior, aconteceu em Curitiba, capital do Paraná, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), nos dias 17 e 18 de outubro de 2002.

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Certificado de participante do Encontro.

SEXTO ENCONTRO DO CELSUL

O VI Encontro do CELSUL foi sediado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2004. O evento teve com temática “Mattoso Câmara – 100 anos”, em homenagem ao primeiro linguista brasileiro que, em 2004, completaria 100 anos de idade.

VICELSUL

Mapa.

SÉTIMO ENCONTRO DO CELSUL

O VII Encontro do CELSUL foi sediado na Universidade Católica de Pelotas, em Pelotas (RS), nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2006.

VIICELSUL

Mapa.

OITAVO ENCONTRO DO CELSUL

O VIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul aconteceu em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2008.

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Imagem 1. Participantes do VII Encontro. Imagem 2. Caderno de Programação e Resumos.

NONO ENCONTRO DO CELSUL

O IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul aconteceu na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Palhoça – SC, nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2010.

IXCELSUL

Mapa.

DÉCIMO ENCONTRO DO CELSUL

O X Encontro do CELSUL foi sediado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Cascavel (PR), nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2012.

X CELSUL

Mapa.

Há, ainda, no site do Círculo, um espaço dedicado a este resgate da Memória do CELSUL. Através da publicação dos anais dos últimos 8 encontros, visa-se “viabilizar, de modo irrestrito e democrático, e para fins exclusivos de pesquisa, a consulta da produção científica apresentada e debatida nos Encontros da Entidade”.

História do CLG

, Circular

Datas Importantes

Santa Maria

Bares e Entretenimento

Créditos 

Fotos

As fotos do evento estão sendo disponilizadas, provisoriamente, através de uma pasta online. Para acessá-las, clique aqui, faça o login em uma conta eletrônica e solicite o compartilhamento da pasta.

Programação

PROGRAMAÇÃO GERAL

Dia 12 de setembro

Dia 13 de setembro Dia 14 de setembro

7h30min – Credenciamento e café da manhã

8h – Abertura oficial

9h – Conferência de abertura

A presença de Saussure na linguística contemporânea

Profª. Dr. Leda Bisol (PUCRS)

Coordenação: Profª. Dr. Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UCPEL)

10h – Mesa-redonda I

Linguística hoje: teorias e perspectivas

Profª. Dr. Elvira Narvaja de Arnoux (UBA/Argentina)

Prof. Dr. José Borges Neto (UFPR)

Profª. Dr. Mary Neiva Surdi da Luz (UFFS)

Coordenação: Profª. Dr. Verli Petri (UFSM)

12h30min – Almoço

14h – Simpósios Temáticos

16h – Cafezinho

16h30min – Painéis

18h – Lançamento de livros

8h30min – Conferência

Constituição política, social e cultural da Libras

Profª. Dr. Marianne Rossi Stumpf (UFSC)

Coordenação: Profª. Dr. Cláudia Regina C. Pfeiffer (UNICAMP)

9h30min – Mesa-redonda II

Linguística hoje: teorias e perspectivas

Prof. Dr. Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)

Prof. Dr. Luiz Francisco Dias (UFMG)

Profª. Dr. Cláudia Regina C. Pfeiffer (UNICAMP)

Coordenação: Profª. Dr. Eliana Sturza (UFSM)

12h30min – Pôsteres

14h – Simpósios temáticos

16h – Cafezinho

16h30min – Painéis

18h30min – Assembleia Geral

8h30min – Conferência

A chama da língua

Profª. Dr. Lucília Maria Abrahão e Sousa (USP/Ribeirão Preto)

Coordenação: Profª. Dr. Larissa Montagner Cervo (UFSM)

9h30min – Mesa-redonda III

Linguística hoje: teorias e perspectivas

Profª. Dr. Maria da Graça Krieger (UNISINOS)

Profª. Dr. Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia (UFPR)

Prof. Dr. Juan Manuel López-Muñoz (UCA/Espanha)

Coordenação: Profª. Dr. Celia Helena de Pelegrini Della Mea (UFSM)

12h30min – Pôsteres

14h – Painéis

16h – Cafezinho

16h30min – Conferência de Encerramento

Estrutura e história em Saussure

Prof. Dr. José Luiz Fiorin (USP)

Coordenação: Profª. Dr. Amanda Eloina Scherer (UFSM)

18h30min – Encerramento

Programação completa 

1) Enunciação, texto, discurso: desdobramentos e perspectivas

A –

Coordenadores: Alexandre Ferrari (UNIOESTE), Silmara Dela Silva (UFF), Maria Cleci Venturini (UNICENTRO) e Nádia Régia Maffi Neckel (UNISUL)

Ementa: Propomos discutir, neste simpósio, lugares de enunciação, posições-sujeito e filiações ideológicas que determinam a inscrição de uma mesma textualidade em distintos domínios discursivos, dependendo da posição-sujeito daquele que se responsabiliza pelo dizer. As textualidades, independentemente do lugar de formulação e de circulação, pautam-se na naturalização de efeitos de sentidos e apagam as relações sócio-históricas, a filiação dos sujeitos e, também, o funcionamento da antecipação, pela qual os sujeitos colocam-se no lugar ‘outro’, quando da formulação, a fim de naturalizar determinadas ‘verdades’ e ‘realidades’, apagando a possibilidade de sentidos outros. Diante disso, vale perguntar pelos silêncios, apagamentos, deslizamentos e equívocos em funcionamento em materialidades significantes que têm circulado na mídia e nas redes sociais e pelos modos como, a partir de lugares de enunciação e de filiação, determinadas formulações ‘passam’ por verdades.

B –

Coordenadoras: Luiza Milano Surreaux (UFRGS), Mariângela Peccioli Galli Joanilho (UEL), Aracy Ernest-Pereira (UCPEL)

Ementa: No ano em que se comemora o centenário da publicação do clássico livro Curso de Linguística Geral, esse simpósio reunirá trabalhos de pesquisadores que realizam discussões e releituras de questões em torno da herança saussuriana, destacando impactos e/ou implicações das teorizações acerca das temáticas de texto, discurso e enunciação. O objetivo é fomentar a discussão das diferentes formas de interpretar não só o legado saussuriano como também os deslocamentos operados por diferentes autores e/ou perspectivas teóricas no que diz respeito à relação do sujeito com a língua em suas várias dimensões no campo dos Estudos da Linguagem.

C –

Coordenadoras: Maria da Gloria Correa di Fanti (PUC RS) e Maria Eduarda Giering (UNISINOS)

Ementa: As pesquisas que compõem o presente Simpósio têm como embasamento teórico estudos enunciativos, textuais e/ou discursivos e focalizam discursos de diferentes esferas de atividade (midiática, cultural, política, acadêmica, jurídica, laboral etc.). Considerando a complexidade dos objetos de análise e a possibilidade de se recorrer a diferentes teorias para a compreensão dos problemas levantados, os trabalhos partem dos estudos da linguagem e estabelecem diálogo, conforme a necessidade, com outras áreas do conhecimento. Nesse cenário, discutem-se, em variadas dimensões, desdobramentos e perspectivas da constituição dos sentidos, tendo em vista aspectos relativos à produção, circulação e recepção de discursos.

2) Ensino e aprendizagem de língua materna: desdobramentos e perspectivas

Coordenadoras: Marcia Cristina Correa (UFSM) e Elvira Lopes Nascimento (UEL)

Ementa: Uma formação responsiva às demandas educacionais da contemporaneidade deve se voltar para a formação de professores capacitando-os a navegar por práticas de letramento cada vez mais inter e indisciplinares. Com vistas a esse contexto social, pretendemos, neste simpósio, desencadear discussões em torno das problemáticas que envolvem a formação que hoje se situam no paradigma interacionista onde se integram diferentes variáveis concernentes ao trabalho do professor, ao aluno, à situação de ensino-aprendizagem, aos objetos de ensino e à mediação instrumental reconhecida por sua funcionalidade praxiológica, sociocultural e pelo tipo de mídia que lhe dá suporte, constituindo desafios que geram tensões no processo de ensino com relação ao sistema de ensino, às demandas sociais e saberes de referência.

3) Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira/Línguas Adicionais: desdobramentos e perspectivas

Coordenadoras: Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA), Sandra Dias Loguércio (UFRGS) e Rosane Sá Amado (USP)

Ementa: Por um lado, parece inegável que o ensino-aprendizagem de língua estrangeira e de línguas adicionais em nosso país ganha novo fôlego com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, para o ensino fundamental, e 2000, para o ensino médio) e documentos congêneres, bem como, mais recentemente, com os programas de governo para o ensino superior (a exemplo do Idiomas sem Fronteira e do PIBID), ajudando a atenuar um cenário de escassez de recursos materias e humanos agravado nos anos 1970 e 1980. Por outro, são numerosos os desafios ainda a ser enfrentados por aqueles envolvidos com o desenvolvimento e o amadurecimento da formação (pluri)linguística em nossa sociedade e suas incessantes novas demandas, fruto de transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. Este simpósio visa reunir, desse modo, trabalhos que se destinem a problematizar questões tradicionalmente assentadas nas pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de línguas no país, bem como novas questões forjadas nas instituições de ensino que levem em conta o atual cenário em que nos encontramos. Nesse sentido, as pesquisas da área, especialmente àquelas voltadas à sala de aula (da escola, de institutos ou universidades), devem apontar novos caminhos investigativos e/ou novas práticas pedagógicas, estabelecendo relações produtivas entre o local e o global, entre as macros e as micropolíticas, entre as demandas internas (relativas a escolhas e/ou representações pessoais) e externas (relativas às decisões institucionais e aos imperativos das relações de mercado), entre, finalmente, o idealizado e o possível no que tange ao processo de ensino-aprendizagem das línguas. Os trabalhos aqui reunidos evidenciarão algum dos elementos apontados e contribuirão para aprofundar a reflexão sobre as viabilidades (ou inviabilidades) constitutivas desse processo de formação.

4) Processamento da linguagem: desdobramentos e perspectivas

Coordenadoras: Lêda Maria Braga Tomitch (UFSC) e Cyntia Bailer (UFSC)

Com o advento das novas tecnologias abre-se, cada vez mais, a possibilidade de investigação dos processos cognitivos da linguagem e da compreensão das bases neurais do processamento no cérebro bilíngue. Neste simpósio, a proposta é abordar o processamento da linguagem em bilíngues sob a perspectiva da Psicolinguística, e/ou da Psicologia Cognitiva e/ou da Neurociência. Referimo-nos a estudos comportamentais, e/ou de neuroimagem e/ou de rastreamento ocular, que tenham por objetivo compreender o processamento da linguagem em bilíngues, no nível cerebral e/ou dos sistemas de memória que lhe dão suporte.

5) Descrição linguística e gramatical: desdobramentos e perspectivas

Coordenadoras: Sara Scotta Cabral (UFSM), Raymundo Olioni (FURG), Lúcia Rotawa (UFRGS)

Ementa: Este eixo temático tem por objetivo receber e discutir resultados oriundos de pesquisas sobre descrição linguística e gramatical das línguas naturais, a partir de fundamentações teórico-metodológicas distintas: teorias linguísticas formalistas e funcionalistas. Como objetos de investigação científica, o eixo contempla a organização dos fonemas na língua, a sistematização e o funcionamento do léxico, a estruturação dos fatos da língua, assim como a interface entre Fonética, Fonologia, Morfologia e Sintaxe. Estes estudos são centrados na descrição do Português (e/ou de outras línguas naturais) como Língua 1, Língua 2 e Língua Estrangeira. A contribuição dos referidos estudos científicos sobre descrição linguística são significativos para o mapeamento de fenômenos linguísticos e servem para fomentar a discussão sobre novos desafios para os estudos de descrição.

6) Variação e mudança lingüística: desdobramentos e perspectivas

Coordenadoras: Ana Maria Zilles (UNISINOS), Maria Célia Pereira Lima Hernandes (USP) e Sanimar Busse (UNIOESTE)

Ementa: Este simpósio, que toma como palavra-chave Fronteira, tem por objetivo acolher trabalhos que coloquem em discussão os fatores externos e as novas abordagens que proponham a expansão de critérios para atender à nova configuração social devido à emergência de manifestações sociais diversas. Nesse sentido, priorizam-se as descrições que se mostraram produtivas quanto ao impacto de fatores externos, mas principalmente que tragam elementos que permitam refletir sobre a ampliação do espectro fatorial e das respectivas correlações que desenham tendências de usos.

7) Estudos da tradução e do léxico: desdobramentos e perspectivas

Coordenadoras: Alexandra Feldekircher Muller (UNISINOS) e Maria José Bocorny Finatto (UFRGS)

Ementa: O léxico como registro das experiências de dada cultura tem um papel importante nos estudos linguísticos. Nesse sentido, pesquisas sobre o léxico na perspectiva da Lexicologia, da Lexicografia, da Terminologia, da Linguística de Corpus e da Tradução são contribuições importantes para a reflexão que se propõe nesse simpósio, o qual objetiva discutir as especificidades do léxico condicionadas pelos seus diferentes usos, especializados ou não, tanto em termos teóricos como práticos, para uma aproximação do entendimento dos estudos lexicais e tradutórios.

8) História das línguas: perspectivas e desdobramentos

Coordenadores: Cláudia Pfeiffer (UNICAMP), Ana Zandwais (UFRGS), Florence Carboni (UFRGS), Vanise Medeiros (UFF) e José Horta Nunes (UNICAMP)

Ementa: Os trabalhos submetidos nesse simpósio poderão abordar a história das línguas a partir de quatro direcionamentos não excludentes: constituição de diferentes discursos sobre a(s) língua(s), desde o processo de colonização brasileira, levando em consideração tanto a produção de saberes metalinguísticos em diversas textualidades, quanto outros discursos formulados em diferentes instâncias do saber; configuração da(s) língua(s) no espaço enunciativo brasileiro em diferentes discursos como o dos viajantes, colonos, trabalhadores escravizados, missionários, historiadores, do Estado, desde a colonização brasileira; relação entre as línguas em diferentes tempo-espaços, desde a colonização brasileira; discussão teórico-epistemológica que reflita sobre os objetos, conceitos, procedimentos de disciplinas/teorias, configuradas após a linguística saussuriana, que abordem a história da(s) língua(s), trazendo para a cena suas perspectivas, seus desdobramentos, suas consequências éticas dentro da produção do conhecimento.

9) A constituição da Língua Brasileira de Sinais: desdobramentos e perspectivas

Coordenador: Lodenir Becker Karnopp (FACED/UFRGS)

Ementa: Língua de Sinais e Literatura Surda são conceitos desenvolvidos e analisados, tendo como suporte teórico-metodológico Estudos Culturais em Educação e os Estudos sobre Surdos. Considera-se, neste trabalho, a Libras como a língua das comunidades surdas no Brasil e o português, na modalidade escrita, a segunda língua ensinada na escola. Os contextos de educação bilíngue são aqueles contextos de escolarização oferecidos pelas escolas que os alunos surdos frequentam e onde são utilizadas duas línguas em aula (Libras e português). Considera-se que tais contextos podem privilegiar a circulação de materiais didáticos e artefatos culturais em Libras e em português, favorecendo o consumo de materiais diversificados pela comunidade escolar.

10) Políticas públicas de línguas: perspectivas e desdobramentos

Coordenadoras: Bethania Mariani (UFF), Cibele Lemke (UNICENTRO) e Cristine Gorski Severo (UFSC)

Ementa: Considerando que o horizonte de retrospecção das formas de constituição dos saberes sobre as línguas é constitutivo da formulação dos saberes linguísticos na contemporaneidade, este simpósio se propõe a tematizar as políticas públicas de línguas e, também, aquelas que publicizam os saberes sobre as línguas.  Assim sendo, interessa-nos aglutinar pesquisadores interessados em discutir tanto as práticas concretas das novas tecnologias de linguagem e os instrumentos linguísticos a elas associados quanto a análise da historicidade de gramáticas, enciclopédias e/ou dicionários. Em consonância com práticas linguísticas transfronteiriças, o simpósio também problematiza os desafios enfrentados pelas políticas linguísticas diante de experiências transnacionais e diaspóricas, bem como os efeitos que tais experiências produzem sobre as formas de constituição dos saberes sobre as línguas. Algumas questões que o simpósio visa debater incluem: Da gramática e do livro didático ao EAD, das colunas sobre língua em jornais impressos ao buscador Google, o que pode a construção do saber sobre a língua? Como as relações de poder permeiam os processos de construção de saberes e de promoção de políticas públicas que envolvem certos falantes e certas comunidades? Como ocorre o diálogo entre as propostas de políticas linguísticas e os demais atores envolvidos? Neste sentido, o simpósio também propõe discutir trabalhos que se articulem à análise de políticas linguísticas presentes nas práticas de ensino/aprendizagem de línguas.

1) Enunciação, texto, discurso: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Angela Derlise Stübe (UFFS), Ercília Ana Cazarin (UCPel) e Giovanna Gertrudes Benedetto Flores (UNISUL)

2) Ensino e aprendizagem de Língua Materna: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Cristiane Fuzer (UFSM) e Najara Ferrari Pinheiro (UNIFRA)

3) Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira/Línguas Adicionais: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Luciane Kirchhof Ticks (UFSM) e Vanessa Ribas Fialho (UFSM)

4) Processamento da linguagem: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Augusto Buchweitz (PUCRS), Denise Aparecida Moser (UNIPAMPA) e Maity Guerreiro Siqueira (UFRGS)

5) Descrição linguística e gramatical: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Ana Maria Tramunt Ibaños (PUCRS) e Núbia Saraiva Ferreira Rech (UFSC)

6) Variação e mudança linguística: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Loremi Loregian-Penkal (UNICENTRO) e Simone Soares (UFSM)

7) Estudos da tradução e do léxico: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Adja Balbino de Maorim Barbieri Durão (UFSC) e Carlos Maciel (UFSC)

8) História das línguas: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:André Luís Antonelli (UEM), Caroline Mallmann Schneiders (UFFS), Graciele Turchetti de Oliveira Denardi (IFF) e Raquel Moreira (UTFPR)

9) A constituição da Língua Brasileira de Sinais: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Leandro Zanetti Lara (UNIPAMPA)

10) Políticas públicas de línguas: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Alessandro Carvalho Bica (UNIPAMPA), Clóris Porto Torquato (UEPG), Gustavo Biasoli Alves (UNIOESTE) e Hamilton de Godoy Wielewicki (UFSC)

1) Enunciação, texto, discurso: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Célia Bassuma Fernandes (UNICENTRO), Carolina Fernandes (UNIPAMPA) e Renata Patrícia Corrêa Coutinho (UNIPAMPA)

2) Ensino e aprendizagem de Língua Materna: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Paula Gaida Winch (IFRS), Valéria Iensen Bortoluzzi (UNIFRA) e Vaima Regina Alves Motta (UFSM)

3) Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira/Línguas Adicionais: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Carla Callegaro Corrêa Kadder (IFF)

4) Processamento da linguagem: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Pablo Nunes Ribeiro (UFSM)

5) Descrição linguística e gramatical: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores: Gabriel de Ávila Othero (UFRGS) e Rosaura Albuquerque Leão (UFSM)

6) Variação e mudança linguística: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Maria José Blaskovski Vieira (UFPel) e Silvana Schwab do Nascimento (FURG)

7) Estudos da tradução e do léxico: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores: Marco Rocha (UFSC)

8) História das línguas: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Camilla Baldicera Biazzus (URI) e Isabel Cristina Ferreira Teixeira (UNIPAMPA)

9) A constituição da Língua Brasileira de Sinais: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores: Camila Camillo (UFSM)

10) Políticas públicas de línguas: desdobramentos e perspectivas

Coordenadores:Ieda Donati Linck (UNICRUZ) e Michele Schmitt (IFSul)

Inscrição

Informações Gerais

Modalidades de participação

Cada participante inscrito no XII Encontro do CELSUL terá direito a uma submissão de trabalho nas seguintes modalidades:

– Simpósios (Professores/Pesquisadores/Doutores);

– Painéis (Mestres/Alunos de Mestrado e de Doutorado);

– Pôsteres (Graduados/Alunos de graduação).

 

Normas para submissão de trabalhos e elaboração do banner

Instruções gerais

  1. Cada participante poderá inscrever-se em uma modalidade, individual ou co-autoria. Cada trabalho poderá ter, no máximo, três autores. Será exigida a presença de pelo menos um dos autores para apresentação do trabalho;
  2. O mesmo trabalho não poderá ser submetido para apresentação em mais de uma modalidade ou eixo temático;
  3. Todos os autores e coautores constantes do trabalho deverão realizar inscrição no evento e efetuar o pagamento da inscrição para submissão do trabalho;
  4. As inscrições deverão ser realizadas on-line no site http://celsul2016.ufsm.br. Os participantes deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site do evento e, caso desejem submeter trabalho, devem anexar o resumo salvo em arquivo PDF;
  5. Uma vez aceito o trabalho pelo comitê científico, o participante receberá, no e-mail informado na ficha de inscrição, o aceite.
  6. Não será permitida qualquer alteração nos dias e horários da programação;
  7. Após o recebimento da carta de aceite, o participante deverá fazer o pagamento da inscrição, conforme a modalidade e o período. Não haverá devolução do valor da inscrição caso o participante esteja ausente no dia da sua apresentação.
  8. No eventual caso de o resumo não ser aceito em nenhuma das modalidades de apresentação de trabalhos, o participante estará automaticamente inscrito apenas como ouvinte.
  9. O trabalho na modalidade Pôster, se aprovado, deverá ser confeccionado em seu formato gráfico (banner) contendo: Título (centralizado, em letra maiúscula e negrito), autores e instituição (alinhados à direita); introdução/justificativa, objetivos/proposta de pesquisa, referencial teórico, metodologia/dispositivo de análise, resultados e referências bibliográficas. Atender às medidas de 90 cm de largura por 1 m de altura (Trazer no dia da apresentação).
  10. Serão emitidos certificados individuais pela participação dos inscritos, efetivamente presentes no Simpósio, e pela presentação dos trabalhos nas modalidades específicas.

 

– Simpósios –

Destinado à submissão de trabalhos de professores universitários e pesquisadores.

 

Os simpósios estão vinculados aos eixos temáticos. O número de simpósios será definido em consonância ao número de inscritos em cada eixo temático. Para cada simpósio haverá um coordenador convidado. Cada coordenador será responsável pela seleção dos trabalhos submetidos. Cada simpósio terá até seis participantes, incluindo o coordenador, que terão 15 minutos para expor sua apresentação e cinco minutos para discussão. Os participantes que desejarem submeter trabalho na modalidade simpósio devem submeter resumos com as suas propostas de acordo com as seguintes normas:

Normas para formatação do resumo

Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.

Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) centralizado(s). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.

Resumo: Uma linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos. O resumo deve ter entre 500 e 700 palavras. O resumo deve apresentar qual é a proposta de trabalho, de qual perspectiva teórica o trabalho está sendo desenvolvido, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados apresentando os conceitos-chave que serão mobilizados e as referências bibliográficas.

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

Formato do arquivo: PDF

 

– Painéis –

Destinado à submissão de trabalhos de alunos de mestrado e doutorado.

Os painéis estão vinculados aos eixos temáticos. O número de painéis será definido em consonância ao número de inscritos em cada eixo temático. Para cada painel haverá um coordenador convidado. Os Painéis serão organizados por temática e haverá um coordenador. Cada coordenador de Painel será responsável pela seleção dos trabalhos submetidos. Cada painel terá até seis participantes, que terão 10 minutos para apresentar sua pesquisa. Os participantes que desejarem submeter trabalho na modalidade painel devem submeter resumos com as suas propostas de acordo com as seguintes normas:

Normas para formatação do resumo

Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.

Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) centralizado(s). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.

Resumo: Uma linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos. O resumo deve ter entre 350 e 500 palavras. O resumo deve apresentar qual é a proposta de trabalho, de qual perspectiva teórica o trabalho está sendo desenvolvido, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados apresentando os conceitos-chave que serão mobilizados e as referências bibliográficas.

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

Formato do arquivo: PDF

 

– Pôsteres –

Destinado à submissão de trabalhos de alunos de graduação.

 

Os pôsteres estão vinculados aos eixos temáticos e terão um coordenador. Cada coordenador de Sessão de Pôster será responsável pela seleção dos trabalhos submetidos. Cada pôster será visitado por um debatedor. Os participantes que desejarem submeter trabalho na modalidade pôster devem submeter resumos com as suas propostas de acordo com as seguintes normas:

Normas para formatação do resumo

Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.

Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) centralizado(s). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.

Resumo: Uma linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos. O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras. O resumo deve apresentar qual é a proposta de trabalho, de qual perspectiva teórica o trabalho está sendo desenvolvido, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados apresentando os conceitos-chave que serão mobilizados e as referências bibliográficas.

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

Formato do arquivo: PDF

 

 

Valor das inscrições

Até 11 de junho de 2016 Até 05 de agosto de 2016
Pesquisador/Doutor R$ 150,00 R$ 300,00
Alunos de Doutorado R$ 100,00 R$ 200,00
Alunos de Mestrado R$ 50,00 R$ 100,00
Graduado/Aluno de Graduação R$ 30,00 R$ 60,00
Obs.: Ouvintes podem realizar a inscrição de 15 de março a 11 de setembro, seguindo a tabela de valores acima em conformidade com sua formação acadêmica.

 

Contato

Site do evento: http://celsul2016.ufsm.br
Temos também uma página, um grupo e um evento cadastrados no facebook.

 

 

Dados do Comércio Eletrônico (e-commerce)

Nome: CIRCULO DE ESTUDOS LINGUISTICOS DO SUL

Nome fantasia: CELSUL
CNPJ: 00.646.362/0001-54
Endereço físico: Laboratório Corpus. UFSM. Prédio 16, CE, sala 3302. Campus Universitário de Camobi.
Bairro Camobi. Santa Maria – RS. CEP: 97105-900
Telefone: 55 3220 8956
Regras para cancelamento de compra:
Em caso de desistência, será devolvido 80% do valor da taxa paga pelo participante, desde que o reembolso seja solicitado no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o ato de inscrição.
O reembolso deve ser solicitado pelo e-mail financeirocelsul2016@gmail.com. Enviar anexa cópia do comprovante de pagamento.

 

Localização

prédio 40A

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul