Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
06/11/2017 08:30 - 09/11/2017 21:30
Descrição
De 06 a 09 de novembro de 2017 será realizada e XXV edição da Semana de Letras da UFSM, evento promovido pelas Coordenações dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras. Convidamos a todos os integrantes da comunidade acadêmica para, ao longo do evento, comemorarem conosco a inauguração do prédio próprio do Curso de Letras, uma conquista histórica que sinaliza e consolida a importância e a legitimidade do curso alcançadas ao longo de sua trajetória de mais de 50 anos.
Para celebrar esse momento tão relevante em nossa história, propõe-se o diálogo sobre os desafios na formação do profissional da área, tendo em vista o momento histórico-político atual, no qual as universidades brasileiras passam por reformas curriculares para adequarem-se às Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Resolução CNE/CP 02/2015). Portanto, apresenta-se o evento como uma reflexão sobre os desafios inerentes ao campo profissional das Letras diante das transformações pelas quais passa a nossa sociedade e suas novas demandas.
A programação da XXV Semana de Letras incorporará, de maneira integrada, o Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras e o Seminário Desafios na Formação Docente. A participação no evento ocorrerá nas seguintes modalidades: comunicações, exposição de trabalho em pôster e ouvinte. Informações detalhadas sobre as inscrições podem ser encontradas aqui.
Organização
Comissão organizadora
Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado | Seminário Desafios na Formação Docente |
Prof. Dr. Anselmo Peres Alós | Profª. Drª. Andrea Ad Reginatto |
Profa. Drª. Evellyne Patrícia de Sousa Costa | Profª. Drª. Andrea do Roccio Souto |
Profa. Drª. Francieli Matzembacher Pinton | Profª Ms. Carolina Fernandes Alves |
Prof. Dr. Pablo Nunes Ribeiro | Técn. Adm. Fabrício Leão Correa |
Profa. Drª. Rosaura Albuquerque Leão | Profª. Drª. Larissa Montagner Cervo |
Profa. Drª. Tatiana Keller | Profª. Drª. Leila Teresinha Maraschin |
Profª. Ms. Nara Soares Torres | |
Profª. Drª. Simone Mendonça Soares | |
Profª. Drª. Taís da Silva Martins |
Resumos
Serão aceitos resumos para apresentações nas sessões de comunicação (15 min de apresentação) e sessões de pôsteres, de acordo com os seguintes eixos temáticos:
Eixo temático 1 – Estudos linguísticos
Eixo temático 2 – Estudos literários
Eixo temático 3 – Ensino de línguas e de literaturas
Eixo temático 4 – Questões interdisciplinares
Eixo temático 5 – Relatos de experiências na área de Letras
- Há um limite de 10 comunicações por eixo temático. Ao exceder esse número, os trabalhos serão direcionados à sessão de pôsteres.
- Os resumos devem ser enviados em formato Microsoft Word (.doc) para o e-mail xxvsemanadeletras.resumos@gmail.com.
- O assunto do e-mail deve ser “Submissão de resumo”.
- O participante deve indicar no corpo do e-mail seu nome, sua filiação, o nome do orientador, o eixo temático no qual se inclui o trabalho, e se é pôster ou comunicação oral.
- Os resumos de pôsteres devem informar também o evento em que serão apresentados (Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado ou Seminário Desafios na Formação Docente).
-
Prazo final para o envio de resumos: 23/10/17.
- Divulgação do aceite: até 30/10/17.
Normas para submissão
Normas para o envio de resumos: Os resumos devem ter a extensão de 300 a 500 palavras, com margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman (tamanho 12) e espaçamento simples. Devem conter o título do trabalho, o nome e a instituição do autor, o nome e a instituição do orientador, 3 a 5 palavras-chave, além das referências bibliográficas. Cada participante pode apresentar no máximo 2 trabalhos (uma apresentação individual e uma como co-autor) e fica vetada a apresentação do mesmo pôster em sessões diferentes.
Normas para composição do pôster:
a) É obrigatório que seja confeccionado com cordão para pendurar.
b) Dimensões (sugerimos atenção):
largura: mínima 50cm e máxima 90cm
altura: mínima 80cm e máxima 120cm
c) Deverá constar no banner:
- Eixo temático
- Título idêntico ao do resumo aceito
- Nomes dos autores e respectivas instituições
- Nome do orientador e respectiva instituição
- Órgãos de fomento (caso existam)
- Breve apresentação do tema
- Dados da pesquisa (introdução, metodologia, resultados e conclusões)
- Referências bibliográficas essenciais
d) Organizar as informações utilizando recursos gráficos (figuras, fotos, tabelas e gráficos) de modo a tornar o conteúdo facilmente compreensível e que desperte interesse no público.
IMPORTANTE!
Os resumos deverão ser enviados para o e-mail xxvsemanadeletras.resumos@gmail.com.
Sessões de Pôster
Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado
Data: 06-11-2017 Horário: 13:30 Local: Auditório do Prédio 40A/Letras – SALA 2202
APRESENTADOR (A) | TÍTULO DO PÔSTER |
Barbara Lilian Nascimento Ferreira | LÍNGUA PADRÃO: O QUE É E O QUE ELA REPRESENTA PARA SOCIEDADE |
Betiane Thaise Streck | REDES SOCIAIS E IDEOLOGIA(S): UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE ÓDIO |
Dario Trevisan de Almeida Filho | POÉTICA E METAPOESIA EM RICARDO REIS |
Franciele Farias Sepel | RESSONÂNCIAS DA LEI DA MORDAÇA NO SUJEITO-PROFESSOR E NO SUJEITO-ALUNO |
Gabriela Gonçalves Ribeiro | UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA QUESTÃO MIGRATÓRIA E SUA RELAÇÃO COM A IDEOLOGIA DE UM REGIME DITATORIAL |
Gisele Dalmolin Bonella | O PODER DO FEITIÇO: EPIFANIA EM EVELINE |
Jean Machado Senhorinho | REVISANDO O PARADOXO DA FICÇÃO: EMOÇÕES POR PERSONAGENS FICCIONAIS? |
Jefferson Paim Luquini | PARA QUE A LUZ DO ABAJUR LILÁS NUNCA SE APAGUE: PROBLEMATIZANDO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE. |
Joyce Alessandra Chaves Ventura | ORGANIZAÇÃO TEXTUAL-INTERACIONAL DO GÊNERO ORAL STAND UP |
Lariane Londero Weber | A LINGUAGEM E SUBJETIVIDADE DOS TEXTOS MIDIÁTICOS: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO POLITICO NA ATUALIDADE |
Laura Velasques Gomes | FORMULAÇÕES NO DISCURSO PRESIDENCIAL: O IMPEACHMENT EM EVIDÊNCIA |
Luciane de Lima Paim | SEGREDOS FAMILIARES: A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER COMO HERANÇA |
Maike Isaquiel Bandeira Moraes | A FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOMBREADA PELO SILENCIAMENTO DA AVALIAÇÃO TRADICIONAL |
Maurício Bilião | BIBLIOTECA MATTOSO CÂMARA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ACERVO/ARQUIVO PESSOAL DO LINGUISTA |
Patrini Viero Ferreira | NATALINA SOLEDAD: UMA SAGA DE LUTA |
Rafael Basso Xavier
João Bosco Rodrigues |
OS EFEITOS DE SENTIDO NO CURSO DE LETRAS: EM BUSCA DE UMA
CARTOGRAFIA |
Sandra Luciene de Aragão Teixeira Lopes | EDIÇÃO E ASPECTOS PALEOGRÁFICOS DE TRÊS MANUSCRITOS DO 2º LIVRO DE BATISMO DE ESCRAVOS DO SÉCULO XIX DA CIDADE DE CACHOEIRA DO SUL |
Os participantes que desejarem poderão reapresentar seus pôsteres no dia 07/11, às 13h30, no mesmo local.
Seminário: desafios na formação docente
Data: 08/11/2017 Horário: 17h30 Local: Auditório do Prédio 40A – SALA 2202
APRESENTADOR (A) | TÍTULO DO PÔSTER |
Aline Marafiga de Oliveira
Evandro Dinat e Silva |
LA ZARZUELA, ARTE, CULTURA E LÍNGUA ESPANHOLA NO RÁDIO |
Brendom da Cunha Lussani
Rosiene Almeida Souza Haetinger |
A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NA OBRA VIDAS SECA, DE GRACILIANO RAMOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ENUNCIAÇÃO DE BENVENISTE |
Camilla Machado Cruz | O DISCURSO FEMINISTA NAS PICHAÇÕES DE CÓRDOBA E SANTA MARIA: A ESCRITA URBANA CONTRA O MACHISMO |
Caroline Dambrozio Guerra | PROJETO DE LEI Nº 1676: DE QUE IMAGINÁRIO ESTAMOS FALANDO |
Cássius Selvero Pazinato | EFEITOS DE SENTIDO NO DISCURSO DO BULLYING NAS TIRAS DO PERSONAGEM ARMANDINHO: SUJEITO E ALTERIDADE |
Débora Wink
Isabel Motta Sabrina Damiani |
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CORPUS-UFSM |
Elivélton Assis Krümmel | DISCURSOS SOBRE/PELA MULHER: A MEMÓRIA PELO VIÉS RELIGIOSO-POLÍTICO-SOCIAL |
Janete Correia Vargas | A RELEVÂNCIA DOS RECURSOS MULTIMODAIS EM RESENHAS DE BOOKTUBERS COMO ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA |
Karina Moraes Kurtz | REPRESSÃO E VIOLÊNCIA EM “DRY SEPTEMBER” DE WILLIAM FAULKNER |
Liliane Monteiro
Alexandre Preto Carolina Piovesan Ester Guiliani |
PET LETRAS E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM CRESCIMENTO PESSOAL, PROFISSIONAL E SOCIAL. |
Naura Nascimento Coelho | A LINGUÍSTICA DO TEXTO E O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EM UMA TURMA DE ENSINO DE JOVENS E ADULTOS – EJA |
Raquel Schaefer Klauck | PARCEIROS DE LEITURA E ESCRITA E A TEORIA DA ENUNCIAÇÃO (EU-TU-AQUI-AGORA) |
Rosana Maria Schmitt | ARTIGOS DE OPINIÃO NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS MOBILIZADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Rafaela Zaferi Moser | FEIRA CULTURAL: UMA PROPOSTA DE IMERSÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA POR INTERMÉDIO DE ASPECTOS CULTURAIS |
Thágila da Silveira Ribeiro | ANÁLISE DO DUOLINGO PARA A APRENDIZAGEM DE ELE: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES |
Os participantes que desejarem poderão reapresentar seu pôster no dia 09/11, às 18h, no mesmo local.
Comunicações
Seminário: desafios na formação docente
Data: 08/11/2017 Horário: 14h – 17h
Eixo temático 1 – Estudos Linguísticos
Sala: 2220 – Prédio 40A/Letras
HORÁRIO | APRESENTADOR (A) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO |
14h | Annie Meireles Resch | INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SABER LINGUÍSTICO: O TRABALHO DE JOAQUIM MATTOSO CÂMARA JR. NA REVISTA LETRAS PARANÁ |
14h20 | Emanuele Coimbra Padilha | CRENÇAS SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA |
14h40 | Evelise da Silveira Portes | DA FALA À ESCRITA: AS MARCAS DE ORALIDADE PRESENTES EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
15h | Felipe Rodrigues Echevarria | QUEM SÃO AS CHINAS? A CONDIÇÃO DA MULHER INDÍGENA REVELADA ATRAVÉS DE UM VERBETE |
15h20 | Gabriela Eckert Pereira
Rodrigo Poletto |
ARTIGOS DE OPINIÃO ESCOLA: UMA ANÁLISE PILOTO DAS FUNÇÕES
DAS VOZES TEXTUAIS |
15h40 | Janys Kerolyn Ballejos Cruz | BLACK MIRROR E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DO OUTRO |
16h | Letícia Dias da Silva | A ATIVIDADE DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
16h20 | Luane Guerra Vitorino | O DEBATE PÚBLICO REGRADO NA ESCOLA BÁSICA: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO |
16h40 | Nathália Marques Flores | POSICIONAMENTO DO SUJEITO NO ESPAÇO DIGITAL |
17h | Thaynara Luiza de Vargas | A LINGUAGEM NA FRONTEIRA DO RIO GRANDE DO SUL: DICIONÁRIO COMPARTILHADO |
Eixo temático 2 – Estudos Literários
Sala: 2320 – Prédio 40A/Letras
HORÁRIO | APRESENTADOR (A) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO |
14h | Camila Stefanello | AS HISTÓRIAS DE FAMÍLIA NOS ROMANCES DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES |
14h20 | Cristiane Aparecida da Rosa Rossi | O CAINISMO E O(A) PROTAGONISTA INFANTIL/JUVENIL EM LOS ABEL, DE ANA MARÍA MATUTE, E DUELO EN EL PARAÍSO, DE JUAN GOYTISOLO: UMA INTERPRETAÇÃO PARA O PÓS-GUERRA CIVIL NA ESPANHA. |
14h40 | Gabriel Eduardo Bortulini | POESIA E RITMO: NOTAS SOBRE A BUSCA PELA MUSICALIDADE NA CRIAÇÃO POÉTICA |
15h | João Pedro Sgarbi Rocha
Homero Salustiano da Cruz Filho Rosana Rodrigues Lopes |
ANIMAÇÃO À LEITURA ATRAVÉS DAS AÇÕES DO NÚCLEO DE FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO (NULI) |
15h20 | Kerolyn Pereira Sarate | PARADA DA LEITURA |
15h40 | Larissa Garay Neves | O LEITOR IMPLÍCITO EM SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS |
16h | Lenine Ribas Maia | LAVOURA ARCAICA E A FOCALIZAÇÃO EM PRIMEIRA PESSOA |
16h20 | Mônica Saldanha Dalcol | AS VOZES AFROBRASILEIRAS QUE NARRAM: UMA ANÁLISE DE ÚRSULA E QUARTO DE DESPEJO |
16h40 | Tiago Pereira | A LETRA ESCARLATE: A VIOLÊNCIA MORAL EM RESPOSTA AO INDIVIDUALISMO REPRESENTADO POR HESTER PRYNNE NA COMUNIDADE PURITANA DO SÉC. XVII |
17h | Yasmim Mahmud Kader | MULHERES-LEOAS: A FORÇA FEMININA EM A CONFISSÃO DA LEOA DE MIA COUTO |
Eixo temático 3 – Ensino de Línguas e de Literaturas
Sala: 2218 – Prédio 40A/Letras
HORÁRIO | APRESENTADOR (A) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO |
14h | Adriana Macedo Nadal Maciel | AVALIAÇÃO DA ORALIDADE NA AULA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
14h20 | Daiane Lamana Carvalho | DESVIOS ORTOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE FOCADA NA RELAÇÃO ORALIDADE E ESCRITA |
14h40 | Gabriel Salinet Rodrigues
Karina dos Reis Costantin |
“ESSA ATIVIDADE COBRA O QUÊ?” ANÁLISE DE EXERCÍCIOS PARA O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
15h | Igor de Oliveira | ANÁLISE TEXTUAL EM INGLÊS FOCADA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPREENSÕES ORAL E ESCRITO |
15h20 | Isabele Corrêa Vasconcelos Fontes Pereira
Neosane Schlemmer |
ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
15h40 | Neosane Schlemmer
Isabele Corrêa Vasconcelos Fontes Pereira |
DON QUIXOTE NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DOCENTE |
16h | Patricia dos Santos
Aline Arnemann |
O (PAPEL DO) TEXTO BASE NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL |
16h20 | Priscylla Pirasol de Carvalho Marchioni | ENTENDENDO A EVASÃO NO COMPONENTE CURRICULAR MORFOLOGIA |
Eixo temático 4 – Questões interdisciplinares e Eixo temático 5 – Relatos de experiência na área de Letras
Sala: 2118 – Prédio 40A/Letras
HORÁRIO | APRESENTADOR (A) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO |
14h | Dulcimar Fonseca Garcia | GÊNEROS: A REFLEXÃO ACERCA DOS PROBLEMAS SOCIAIS – DA REPORTAGEM À MÚSICA |
14h20 | Edemar Pereira Nunes Júnior | POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA MEDIADAS POR RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS |
14h40 | Evelise Pereira da Silva
Cássius Pazinato |
MAGIA DO CINEMA, UNINDO A ARTE DA MÚSICA À ARTE CINEMATOGRÁFICA |
15h | Fabiana Veloso de Melo | A DISCIPLINA REDAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: LUGAR, LIMITES, FRONTEIRAS E DESAFIOS |
15h20 | Gabriela Ewald Richinitti | NEW JOURNALISM: O FATO SEGUNDO A FICÇÃO |
15h40 | Isabel Speggiorin Devincenzi | CORPO E VIOLÊNCIA EM A COR PÚRPURA, DE ALICE WALKER |
16h | Karina dos Reis Costantin
Gabriel Salinet Rodrigues |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO LINC |
16h20 | Leonardo Wittmann | WE, THE WOLVES: ENTRE ANIMAIS FEROZES E IRMANDADES SECRETAS |
16h40 | Luna Conrad Cruz | LITERATURA AFRICANA |
17h | Nícollas Cayann | A METÁFORA DO ARQUIPÉLAGO E O MITO “ILHA DO BRASIL”: LATINIDADE VS. TROPICALIDADE |
Oficinas
Colóquio interdisciplinar do bacharelado |
Título: A produção e a revisão de textos na formação do bacharel em Letras
Proponente: Cleide Inês Wittke (UFPel) Número de vagas: 35 Data: quarta-feira (08/11) às 9h. Local: prédio 40ª (sala 2120) Resumo: O homem é um ser social e está em constante interação com o outro que o cerca (BAKHTIN, 1992). Essa característica o leva à busca de estabelecer comunicação, seja falando ou escrevendo, todavia, essas duas competências funcionam de modos distintos (MARCUSCHI, 2008, 2010). O desenvolvimento do uso da fala ocorre de forma mais natural, desde os primeiros anos de vida, imitando aqueles que nos cercam; já as competências em leitura e escrita são mais complexas e demandam acompanhamento de alguém mais experiente, iniciando com a alfabetização e seguindo com o letramento (ROJO, 2012), ao longo da vida, no meio acadêmico e também fora dele. Nesse contexto e considerando que o foco desta oficina é o domínio da prática da revisão textual, desenvolveremos nossa atividade na busca de respostas às seguintes questões: Pode um revisor de textos ser competente sem dominar as habilidades de leitura e de escrita? Quais são os conhecimentos necessários para produzir bons textos e também para revisá-los (COELHO NETO, 2008)? Basta o domínio no uso de questões linguísticas, ortográficas e gramaticais? E quanto aos aspectos textuais e sociodiscursivos? Com base em teorias que abordam sobre a questão, pretendemos estabelecer um diálogo com os (futuros) bacharéis em Letras, desenvolvendo atividades de escrita e de revisão textual, com vistas a refletir sobre a importância desse domínio na sua formação profissional. Palavras-chave: Texto; produção escrita; revisão textual; formação profissional. |
Título: Diálogos entre África e Brasil: o conto contemporâneo de autoria feminina Proponente: Demétrio Alves Paz (UFFS) Número de vagas: 40 Data: quarta-feira (08/11) às 14h. Local: prédio 40ª (sala 2120) Resumo: A oficina pretende apresentar a produção contística de três escritoras africanas de língua portuguesa e de duas afro-brasileiras com o intuito de perceber as diferentes representações que a mulher adquire nos textos literários. Investigaremos três escritoras dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa): Dina Salústio, Olinda Beja e Paulina Chiziane, representando respectivamente Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e Moçambique. Já as escritoras afro-brasileiras estudadas são Miriam Alves e Conceição Evaristo. Na análise, por meio da leitura de contos, buscaremos temáticas semelhantes, tais como a condição feminina e o papel da mulher na sociedade contemporânea, assim como destacar a dimensão estética, social e política que suas obras merecem. Palavras-chave: Literaturas africanas de língua portuguesa; Literatura afro-brasileira; Literatura de autoria feminina. |
Seminário Desafios na Formação Docente |
Título: As palavras, as redes de sentido e o processo de constituição político-social brasileiro
Proponentes: Verli Petri (UFSM), Elivélton Assis Krümmel (PPGL/UFSM), Andressa Brenner Fernandes (PPGL/UFSM) e Thais Costa da Silva (Letras/UFSM) Número de vagas: 20 Data: quinta-feira (09/11), às 14h. Local: prédio 40A Resumo: Ao propormos esta oficina, buscamos contribuir com a reflexão acerca da constituição, instituição e circulação de sentidos das palavras, a partir das formas como estão dispostas nos dicionários, ao longo dos últimos 100 anos de produção dicionarística em língua portuguesa, com destaque nas produções brasileiras. Para tanto, pretendemos promover a desconstrução do estereótipo do dicionário como “detentor do saber” e trazer à baila discussões que coloquem em questão o dicionário enquanto historicamente constituído sob diferentes condições de produção, sinalizando para as posições-sujeito, ideologias e, consequentemente, para os processos de produção de sentidos que podem ser depreendidos, a partir da metodologia “palavra-puxa-palavra”. É neste espaço que podemos observar os discursos que circulam em dada conjuntura sócio-histórica. A Análise de Discurso de Linha Francesa posta em relação com a História das Ideias Linguísticas dará sustentação teórica e prática para esta oficina. Vamos explicitar como as palavras constituem imbricadas redes de sentidos, promovendo movimentos de repetição e de alteração, a partir de palavras utilizadas, com recorrência, em notícias de jornais, artigos de opinião, vídeos, etc., que corroboram com a temática político-social brasileira, explicitando os sentidos que na atualidade emergem em comparação com os sentidos “cristalizados” no dicionário. De fato, os sentidos sempre podem ser outros (Orlandi, 1999). |
Título: PowToon: vídeos animados como ferramenta educacional Proponentes: Vanessa Streb (UFSM) e Guilherme Santos (UFSM) Número de vagas: 20 Data: quinta-feira (09/11), às 14h. Local: prédio 40A Resumo: No cenário em que as nossas relações de interação social muitas vezes são mediadas com o auxílio da tecnologia, faz-se necessário que o professor conheça e domine os mais variados suportes tecnológicos possíveis. Em contexto de docência, esse assunto requer uma atenção especial, pois, a tecnologia, quando usada em sala de aula com um propósito educativo, é capaz de auxiliar o professor de forma benéfica nas elaborações de suas aulas, além de também ser capaz de integrar as diversas áreas do conhecimento, proporcionando, assim, a interdisciplinaridade. Atualmente a profissão professor, no sentido de ensino tradicional, está desacreditada, pois a educação, na atual configuração, não responde aos anseios, nem às expectativas sociais. Nesse sentido, o objetivo desta oficina é apresentar e praticar com o público participante o PowToon, uma ferramenta online capaz de criar vídeos bastante lúdicos, com o intuito de auxiliar os professores e futuros professores a elaborarem suas aulas de uma forma diferente, divertida e convidativa à participação do aluno no momento da aprendizagem. Palavras-chave: PowToon. Vídeos animados. Ferramenta Educacional. |
Título: Prática de análise linguística na escola Proponentes: Francieli Matzenbacher Pinton (UFSM), Gabriela E. Pereira, Romário Volk, Letícia Dias Número de vagas: 20 Data: quinta-feira (09/11), às 14h. Local: prédio 40A Resumo: Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino de Língua Portuguesa – PCN (Brasil, 1997 e 1998), a interligação entre os eixos de ensino, leitura, produção de textos orais e escritos e análise linguística tem se constituído um grande desafio para professores e pesquisadores do campo da linguística aplicada. Em razão disso, esta oficina tem por objetivo apresentar a Análise Linguística (AL) como eixo estruturante de atividades de leitura e produção de textos. Para tanto, assumimos a perspectiva de que a AL faz parte das práticas letramentos e consiste na reflexão sobre o uso da linguagem associado à caracterização e funcionamento dos gêneros textuais. Nesse sentido, a oficina contemplará três momentos: análise de atividades em materiais didáticos, apresentação de proposta de AL e elaboração de atividade de AL. No primeiro momento, serão analisadas atividades em materiais didáticos do ensino fundamental e médio a fim de estabelecer as diferenças entre ensino de gramática e prática de análise linguística. Após análise, será apresentada uma atividade de AL com foco na leitura e produção de exemplares de gênero das esferas literária e jornalística. Por fim, os participantes serão convidados a elaborar uma proposta de AL para ser socializada e discutida com o grupo. Palavras-chave: língua portuguesa, ensino, análise linguística |
Título: Séries Literárias & Storytelling Transmídia: o mercado editorial e o ensino de literatura na escola Proponente: Enéias Tavares (UFSM) Número de vagas: 20 Data: quinta-feira (09/11) , às 14h. Local: prédio 40A Resumo: Esta oficina será dividida em quatro módulos, de uma hora cada. Nos dois primeiros, discutiremos o conceito de “storytelling transmídia” e analisaremos o caso de Brasiliana Steampunk, obra literária que reinterpreta os heróis da literatura brasileira num cenário retrofuturista. O terceiro módulo será constituído de um exercício prático no qual, partindo da literatura brasileira, os participantes poderão desenvolver um projeto transmídia visando o ensino de literatura na escola. O quarto módulo será dedicado ao debate dos projetos e a eventuais perguntas ao ministrante. Título: Língua e sistemas não verbais: uma proposta enunciativa de análise Proponentes: Silvana Silva (UFRGS), Célia Méa (UFSM) Número de vagas: 20 Data: quinta-feira (09/11), às 14h. Local: Prédio40A Resumo: Benveniste pouco escreveu sobre sistemas não verbais. No entanto, sua reflexão permite uma análise integrada de sistemas verbais e não verbais de língua, em especial na leitura que propomos para o texto Semiologia da língua (PLG II). Além disso, segundo Flores (2013), há uma renovação na leitura da obra de Émile Benveniste: novos estudos revelam uma antropologia da linguagem, da enunciação. Tais estudos revelam não somente a presença do sujeito na língua, mas também a marca do homem na linguagem. Ainda, é numa perspectiva antropológica de linguagem que se vislumbra a relação entre indivíduo, sociedade e linguagem; entre sujeito, cultura e língua. Há que se ressaltar ainda o conceito inaugural de formas complexas do discurso, tal como expresso no artigo O aparelho formal da enunciação (PLG II). Serão também utilizadas reflexões contidas no livro Estatutos sociais da obra Vocabulário das Instituições Indo-Europeias, volume I. Essa oficina pretende apresentar uma proposta semiológica de língua bem como apresentar um modelo metodológico-analítico que integra voz, gesto, olhar e fala. Para tanto nos valemos das reflexões de Carmem Luci Costa Silva (2009), Sonia Dalpiaz (2012) e Silvana Silva (2013; 2016; 2017) como ponto de partida para a discussão. Por fim, apresentaremos a análise de um vídeo em que há interlocução entre um professor e um aluno (tal como analisada pela pesquisa de Marques de Oliveira e Silva, 2017). Palavras-chave: Émile Benveniste; teoria da enunciação; sistemas verbais e não-verbais; análise enunciativa; ensino de língua. |
IMPORTANTE:
as inscrições nas oficinas acontecerão no credenciamento do evento.
Publicação
Submissão de trabalhos para a Revista Expressão
Serão publicados dois volumes especiais da Revista Expressão dedicados à XXV Semana de Letras. Para saber como submeter seu trabalho, clique AQUI!
Revista Expressão (vol. 1 – Estudos Linguísticos): submissões até 15/02/2018.
Revista Expressão (vol. 2 – Estudos Literários): submissões até 15/05/2018.
Programação
Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras
Segunda-feira (06/11)
08h30: Credenciamento [Auditório Multiweb – Prédio 67]
09h: Abertura Solene do Evento [Auditório Multiweb – Prédio 67]
10h: Palestra – Gênero gramatical em uso no português do Brasil (Prof. Dr. Luiz Carlos Schwindt – UFRGS)
[Auditório Multiweb – Prédio 67]
12h: Intervalo de almoço
12h30: Momento Musical [Banda Êxtase e Matheus Rossi] [Auditório da Letras – Prédio 40A]
13h30: Sessão de pôsteres [Auditório da Letras- Prédio 40A]
15h: Palestra – Transparência morfológica, composicionalidade semântica e reanálise estrutural em verbos do português
(Profa. Dra. Indaiá de Santana Bassani – Unifesp) [Auditório do CCSH – Prédio 74C]
16h30: Coffee break [CCSH – Hall do Prédio 74C]
17h15: Café com Pessoa [Sala 2120 – Prédio 40A/Letras]
Terça-feira (07/11)
10h30: Palestra – De centramentos e deslocamentos: economia e barbárie nas literaturas africanas em língua portuguesa (Prof. Dr. Daniel Conte – Feevale) [Auditório do CCSH – Prédio 74C]
12h: Intervalo de almoço
13h30: Sessão de pôsteres [Auditório da Letras – Prédio 40A]
15h: Palestra – Narrativa, memória e relações de poder (Profa. Dra. Ilse Vivian – URI) [Auditório do CCSH – Prédio 74C]
16h30: Coffee break
Quarta-feira (08/11)
08h30: Oficina – A produção e a revisão de textos na formação do bacharel em Letras (Profa. Dra. Cleide Inês Wittke – UFPel) [Sala 2120 – Prédio 40A/Letras]
14h: Oficina – Diálogos entre África e Brasil: o conto contemporâneo de autoria feminina (Prof. Dr. Demétrio Alves Paz – UFFS) [Sala 2120 – Prédio 40A/Letras]
Seminário Desafios na Formação Docente
Terça-feira (07/11)
18h: Credenciamento [Auditório do CCSH – Prédio 74C]
19h30: Conferência – Desafios da Formação Docente em Letras (Prof. Dr. Edgar Roberto Kirchof – ULBRA-Canoas) [Auditório do CCSH – Prédio 74C]
Quarta-feira (08/11)
08h30: Mesa Redonda I – Diversidades – Questões Ambientais e Direitos Humanos [Auditório do CCSH – Prédio 74C]
– Profa. Dra. Célia Helena Pelegrini Della Méa (UFSM)- coordenadora
– Profa. Dra. Martha Bohrer Adaime (UFSM)
– Prof. Dr. Jerônimo Siqueira Tybusch (UFSM)
– Profa. Dra. Daniela Richter (UNIFRA/FAMES)
Coffee break
10h30: Mesa Redonda II – Diversidades – Questões Étnico-Raciais e de Gênero [Auditório do CCSH – Prédio 74C]
– Prof. Dr. Anselmo Peres Alós (UFSM) – coordenador
– Profa. Dra. Rosimeri Aquino (FACED/UFRGS) [violência, juventude e sexualidade no espaço escolar]
– Prof. Dr. Demétrio Paz (Letras/UFFS-Cerro Largo) [Literatura e relações étnico raciais no espaço escolar]
– Profa. Dra. Janyne Sattler (UFSC)
14h: Sessões de Comunicações [Prédio 40A/Letras]
17h30: Sessão de Pôsteres [Auditório da Letras – Prédio 40A]
19h: Mesa redonda III – Ensino e Tecnologias: Reflexões e Possibilidades [Auditório do CCSH – Prédio 74C]
– Profa. Dra. Suzana Reis (UFSM) – coordenadora
– Profa. Dra. Junia de Carvalho Braga (UFMG)
– Profa Ms. Juliana Jacques (UFSM)
21h: Sessão de Relatos de Experiências em Ensino de Língua Espanhola [Auditório do CCSH – Prédio 74C]
– Profa. Dra. Ivani Cristina Fernandes (UFSM) – debatedora
– Profa. Dra. Mônica Nariño Rodríguez (UFRGS)
– Profa. Dra. Luana Rosalie Stahl (Colégio Estadual Coronel Pilar)
Quinta-feira (09/11)
9h: Sessão de Relatos de Experiências em Ensino de Literatura [Sala 2120 – Prédio 40A/Letras]
– Profa. Dra. Andrea do Roccio Souto (UFSM) – debatedora
– Profa. Dra. Fabiane Verardi Burlamaque (UPF)
– Prof. Rodrigo Bentancurt (Colégio G10/Totem)
– Prof. Guilherme Guerra (Orquestrando Arte)
Coffee break
10h30: Sessão de Relatos de Experiências em Ensino de Língua Inglesa [Sala 2220 – Prédio 40A/Letras]
– Profa. Dra. Patricia Marcuzzo (UFSM) – debatedora
– Prof. Dr. Faber Becker (Yazzigi/Escola PIO XII)
– Prof. Eliseu Alves da Silva (E.E.E.M. Cilon Rosa/PPGL/UFSM)
10h30: Sessão de Relatos de Experiências em Ensino de Língua Portuguesa [Sala 2120 – Prédio 40A/Letras]
– Profa. Dra. Márcia Cristina Correa (UFSM) – debatedora
– Profa. MS. Louise Cervo Spencer (UFSM/Colégio Técnico Industrial)
– Profa. Dra. Maristela Juchum (UNIVATES)
14h: Oficinas [Prédio 40A/Letras]
18h: Sessão de Pôsteres [Auditório da Letras – Prédio 40A]
19h30: Mesa Redonda IV – Letras e Mediação Cultural [Auditório do Colégio Politécnico]
–Profa. Dra. Andrea do Roccio Souto (UFSM) coordenadora
– Prof. Dr. Lawrence Pereira Flores (UFSM)
– Profa. Dra. Débora Mutter (ULBRA – Canoas / Memorial do Rio Grande do Sul)
– Profa. Dra. Fabiane Verardi Burlamaque (UPF)
21h30: Encerramento [Auditório do Colégio Politécnico]
Inscrição
A XXV Semana de Letras incorporará, de maneira integrada, o Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras e o Seminário Desafios da Formação Docente. Os participantes poderão se inscrever em cada um desses eventos, separadamente, ou em ambos, sem distinção de valor para apresentação ou não de trabalho. Os certificados serão de 40h para cada evento.
Valores das inscrições:
Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras: R$30,00
Seminário Desafios na Formação Docente: R$30,00
Colóquio + Seminário: R$40,00
Clique aqui para realizar sua inscrição!
Observações importantes:
a submissão de resumos deverá ser feita por e-mail.
prazo para o pagamento da inscrição: 02/11/17.