Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Bacharelado em Música e Tecnologia

Coordenador: Prof. Guilherme Almeida de Barros

Coordenador substituto: Prof. Me. Patricio Eduardo Orozco Contreras

Secretário: Bruna Freitas Sakis Leal

Localização: Campus sede da UFSM – Camobi, Santa Maria

Contato: Coordenação do Bacharelado em Música e Tecnologia
Fone: (55) 3220-9623
E-mail: musicaetecnologia@ufsm.br

Apresentação

O curso de Bacharelado em Música e Tecnologia da UFSM busca fornecer ao aluno uma formação que abarque conhecimentos musicais avançados e conhecimentos ligados ao uso e aplicação da tecnologia ao meio musical.

Nas disciplinas estritamente musicais, o aluno irá adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre Música, muitas das quais comuns aos demais cursos de Música da UFSM. Há também algumas disciplinas pensadas especificamente para o curso de Música e Tecnologia, como Arranjo Musical, Percepção Acústica e Harmonia e Improvisação.

Nas disciplinas tecnológicas, o aluno terá acesso a conhecimentos práticos sobre as diversas tecnologias musicais. Exemplos de disciplinas do curso são: Laboratório de Gravação, Edição de Áudio Digital e Produção para Teatro e Audiovisual. Um diferencial do curso são os quatro estúdios e laboratórios especificamente criados para o Bacharelado em Música e Tecnologia, incluindo um laboratório de gravação e sonorização, uma sala com ilhas individuais de criação musical, um estúdio multiespaço para atividades práticas (como workshops, ensaios e recitais) e um estúdio de música eletroacústica.

Além das disciplinas obrigatórias, o aluno poderá ainda cursar outras disciplinas opcionais que são oferecidas pelos demais cursos de Música da UFSM, direcionando e complementando a sua formação de acordo com seus interesses pessoais e objetivos futuros.

Laboratório de Música e Tecnologia da UFSM.

Objetivo principal do curso

O curso de Bacharelado em Música e Tecnologia busca qualificar o aluno em termos de conhecimentos teóricos, interpretativos, tecnológicos e artístico-culturais, de modo que ele possa exercer plenamente a sua profissão.

 

Perfil do egresso

O bacharel em Música e Tecnologia poderá atuar em diversas áreas. Primeiro, poderá atuar junto a diferentes meios de comunicação, estúdios musicais, gravadoras e produtoras de áudio, seja como produtor, operador de áudio ou consultor na área de música e tecnologia. Segundo, poderá atuar como compositor de músicas, canções, trilhas e vinhetas para diversos meios (cinema, teatro, televisão, propaganda e marketing). Terceiro, poderá atuar em outras atividades ligadas à música, como arranjador, intérprete (instrumentista/cantor), regente de coros, direção musical, sound designer. Quarto, poderá atuar como professor de conteúdos ligados à tecnologia aplicada à música em diversos níveis, seja em cursos presenciais quanto à dsitância.

 

Atrativos

Os cursos de Música da UFSM possuem diversos atrativos. O aluno terá à sua disposição um corpo docente qualificado, que coordena diversos grupos e múltiplos projetos de pesquisa, extensão e ensino. Muitos docentes participaram do PodCast Musicuriosos, onde você poderá conhecer um pouco sobre as suas ações, opiniões e experiências em relação às suas áreas de atuação.

Há uma diversidade de grupos artísticos que possibilitam ao aluno ganhar experiência na prática musical, como a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, além de ações mais amplas que podem complementar a formação do aluno, como o Festival Internacional de Inverno da UFSM.

A UFSM também se orgulha de sua Política de Assistência Estudantil, oferecendo diversas ações e serviços de suporte aos seus alunos.

Para facilitar o acesso aos cursos de música da UFSM, todo o processo de inscrição e avaliação pode ser feito à distância, pela internet. Para maiores informações, sobre como se inscrever e como se preparar para o processo seletivo, basta acessar a página ingresso: processo seletivo.

 

Veja abaixo vídeo institucional com informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação em Música oferecidos pela UFSM:

Outras informações

Curso diurno, com regime semestral (10 semestres de duração).

Informações sobre carga horária, estrutura curricular do curso e o programa (conteúdo programático) de cada disciplina.

Informações sobre os horários de ofertas de disciplinas.

Projeto Pedagógico do curso

O curso de Música - Bacharelado - Opções: Instrumento Ou Canto está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Integral o seu turno de funcionamento. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de CLAYTON JULIANO RODRIGUES MIRANDA, a coordenação substituta de GUILHERME SAMPAIO GARBOSA e a secretaria de JOSÉ RUI FERNANDES PEDROSO.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 300/2016/MEC, de 08/07/2016, publicada no DOU, de 11/07/2016

Conceitos

Conceito de Curso (2015)
4
Conceito Preliminar de Curso (2009)
4
ENADE (2009)
4

O curso de Música - Licenciatura Plena está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Licenciatura Plena - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de CLAYTON JULIANO RODRIGUES MIRANDA, a coordenação substituta de GUILHERME SAMPAIO GARBOSA e a secretaria de JOSÉ RUI FERNANDES PEDROSO.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido nos termos do Parecer n. 2.056/75 e n. 698/92/CFE por ser oriundo da Lic.de Des.Plást. e Música - Lei n. 3.958/61 e Portaria n. 300/2016/MEC , de 08/07/2016, publicada no DOU, de 11/07/2016

Conceitos

Conceito Preliminar de Curso (2017)
5
ENADE (2017)
5

O curso de Música e Tecnologia está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de GUILHERME ALMEIDA DE BARROS, a coordenação substituta de PATRICIO EDUARDO OROZCO CONTRERAS e a secretaria de BRUNA FREITAS SAKIS LEAL.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 933/2015/MEC, publicada no DOU, de 02/12/2015

Conceitos

Conceito de Curso (2014)
4