Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ingresso: Processo Seletivo Música – UFSM

O processo seletivo para ingresso nos cursos de Música da UFSM é composto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e por duas provas de conhecimentos específicos: uma Prova Prática (PROVA A) e uma Prova de Leitura Rítmica, Solfejo, Teoria e Percepção (PROVA B).

São oferecidos três cursos de graduação: Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Bacharelado em Música e Tecnologia. Para maiores informações, basta acessar as respectivas páginas dos cursos.

A seguir, são fornecidas informações que poderão auxiliar o futuro candidato a escolher estudar na UFSM, incluindo informações sobre as provas de conhecimentos específicos de Música.

 

Por que estudar na UFSM?

Os cursos de Música da UFSM possuem um corpo docente qualificado e um bom suporte em termos de infraestrutura: há salas e laboratórios equipados, diversas oportunidades para aquisição de experiência musical nos grupos artísticos e grupos de pesquisa e extensão oficiais da UFSM, grande oferta de eventos artísticos, pedagógicos e culturais nos espaços da universidade, incluindo suas salas de concerto e auditórios. Após a graduação, o aluno poderá continuar seus estudos no curso de Especialização em Música.

A qualidade dos cursos de Música da UFSM pode ser avaliada pelo perfil de alguns de seus alunos egressos.

A UFSM também se orgulha de sua Política de Assistência Estudantil, oferecendo diversas ações e serviços de suporte aos seus alunos.

O candidato que se interessar por estudar na UFSM também pode obter informações sobre a cidade de Santa Maria, suas peculiaridades, espaços de infraestrutura, esporte e lazer.

 

Outras informações gerais podem ser obtidas na página Atrativos dos cursos de Música da UFSM.

 

Por que fazer um curso superior de Música?

Um curso superior de Música fornece ao interessado em seguir profissionalmente a carreira de Músico oportunidades de aprendizagem abrangentes e um ambiente de constante estímulo criativo e de troca de experiências. Um músico profissional pode atuar em diversas especializações, como instrumentista, cantor, regente, compositor, arranjador, produtor, sound designer, entre outras. O profissional da Música também pode atuar como professor em escolas especializadas, conservatórios, universidades e escolas regulares de ensino fundamental (por meio da Licenciatura).

A UFSM é uma das poucas universidades a ofertar o Bacharelado em Música e Tecnologia.

Para auxiliar na tomada de uma decisão, você pode buscar mais informações no Guia do Estudante. Também é recomendado o Episódio do PodCast MusiCuriosos sobre o Músico Profissional.

 

O que é esperado do aluno de graduação em Música?

A realização da prova de conhecimentos específicos reflete a expectativa de que o aluno ingresse na UFSM com alguma formação básica em música, com conhecimentos práticos e teóricos mínimos para que possa acompanhar o conteúdo das disciplinas e de forma a manter um bom nível de nossos formandos.

Assim, planeje o com antecedência e prepare-se para o ingresso nos cursos de Música da UFSM.

Saiba que o ingresso não é o fim, mas o início de uma rotina de estudos mais regular, abarcando conteúdos relativos à prática instrumental/vocal, ao treinamento auditivo, além das diversas disciplinas teóricas, tecnológicas e pedagógicas, de acordo com o curso selecionado.

 

Sobre as provas para o ingresso nos cursos de Música

Desde 2019, todo o processo de inscrição e avaliação é feito pela internet. As provas específicas de Música consistem no envio de links de vídeos (e eventuais arquivos extras, quando necessário), de acordo com as informações contidas em edital específico.

A PROVA A avalia a habilidade prática do candidato. Deve ser submetido o link de um vídeo gravado de acordo com os requisitos especificados no edital e contendo os elementos solicitados pelo programa, que varia de acordo com a opção de curso/habilitação do candidato. Recomenda-se ao candidato que veja o programa de estudo sugerido para esta prova.

A PROVA B avalia os conhecimentos e habilidades do candidato em Leitura Rítmica, Solfejo, Teoria e Percepção. Deve ser submetido o link de um vídeo de acordo com o modelo de gabarito. Os conteúdos da prova são:

  • Leitura Rítmica: executar oralmente um excerto dado contendo uma frase rítmica a 1 voz;
  • Solfejo: entoar (cantar) elementos musicais básicos, como intervalos, escalas, tríades e tétrades;
  • Teoria e Percepção: questões diversas sobre notas musicais, pautas, claves, figuras rítmicas, fórmulas de compasso, tom e semitom, acidentes, tonalidades e armadura, ligadura e ponto de aumento, intervalos melódicos e harmônicos, inversão de intervalos, métrica, compassos simples e compostos, escalas maiores e menores, graus da escala, tríades, padrões rítmicos e melódicos (tonais) a 1 voz.

O edital, contendo as informações e critérios específicos para cada ano, é divulgado com tempo hábil para que o candidato possa avaliar o conteúdo e/ou repertório exigido e preparar o material para sua inscrição.

Cuidado: leia com muita atenção as informações contidas no edital. Em caso de dúvidas, entre em contato com as coordenações dos cursos.

Caso precise de ajuda na preparação para o processo seletivo, sugerimos algumas dicas em: Prepare-se para o ingresso nos cursos de Música da UFSM.