Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Bacharelado em Música

Coordenador: Prof. Dr. Clayton Juliano Rodrigues Miranda

Coordenador substituto: Prof. Dr. Guilherme Sampaio Garbosa

Secretário: José Rui Fernandes Pedroso

Localização: Campus sede da UFSM – Camobi, Santa Maria

Contato: Coordenação do Bacharelado em Música
Fone: (55) 3220-8443
E-mailcmusicaufsm@gmail.com

Apresentação

O curso de Bacharelado em Música da UFSM busca fornecer ao aluno uma formação que desenvolva as competências práticas e teóricas necessárias à atuação como músico profissional. Ao se inscrever no processo seletivo, o aluno deverá optar por uma das opões do curso.

Opções do Bacharelado em Música: Composição, Canto, Piano, Violão, Flauta Transversa, Clarineta, Oboé, Fagote, Trompete, Trombone, Tuba, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo.

 

A grade curricular do curso é formada por dois núcleos. O núcleo comum contém as disciplinas gerais, obrigatórias para todas as opções de curso, pensado para fornecer ao aluno uma formação musical abrangente e de qualidade. O núcleo específico contém as disciplinas específicas de cada opção de curso e visa fornecer conhecimentos essenciais para a futura atuação profissional como instrumentista, cantor e/ou compositor. O eixo central do núcleo específico são as disciplinas Instrumento I a VIII e seus equivalentes nas demais opções (Canto I a VIII e Composição I a VIII).

Além das disciplinas obrigatórias, o aluno poderá ainda cursar outras disciplinas opcionais que são oferecidas pelos professores dos cursos de Música da UFSM. O intuito destas disciplinas é complementar a formação do aluno, permitindo que este direcione seus estudos de acordo com seus interesses pessoais e objetivos futuros. Neste quesito, deve-se destacar a disponibilidade de disciplinas que abarcam conhecimentos sobre tecnologia musical, as quais são ofertadas pelo curso de Música e Tecnologia.

Orquestra Sinfônica de Santa Maria – vinculada ao Departamento de Música da UFSM.

Objetivo principal do curso

O curso de Bacharelado em Música busca formar músicos qualificados em termos de conhecimentos teóricos, interpretativos e artístico-culturais, capacitando-os para atuarem tanto em espaços culturais já estabelecidos (como salas de concerto) quanto em espaços emergentes (como os canais digitais), intervindo de modo positivo na sociedade por meio de ações artísticas diversas.

 

Perfil do egresso

O bacharel em Música poderá atuar em diversas áreas, de acordo com a sua opção de curso. Os instrumentistas poderão atuar como solistas, como integrantes de grupos de câmara, orquestras e bandas, além de poderem atuar como professor de instrumento.  O cantor poderá atuar como intérprete solista em concertos, óperas, ou música de câmara, além de poder integrar grupos vocais e de poder atuar como professor de canto ou canto coral. O compositor poderá atuar na criação de obras próprias para salas de concerto, para trilhas de cinema e teatro, como arranjador de obras existentes para novas formações (especialmente no âmbito da música popular e comercial), além de poder atuar como professor de diversas disciplinas teóricas.

 

Atrativos

Os cursos de Música da UFSM possuem diversos atrativos. O aluno terá à sua disposição um corpo docente qualificado, que coordena diversos grupos e múltiplos projetos de pesquisa, extensão e ensino. Muitos docentes participaram do PodCast Musicuriosos, onde você poderá conhecer um pouco sobre as suas ações, opiniões e experiências em relação às suas áreas de atuação.

Há uma diversidade de grupos artísticos que possibilitam ao aluno ganhar experiência na prática musical, como a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, além de ações mais amplas que podem complementar a formação do aluno, como o Festival Internacional de Inverno da UFSM.

A UFSM também se orgulha de sua Política de Assistência Estudantil, oferecendo diversas ações e serviços de suporte aos seus alunos.

Para facilitar o acesso aos cursos de música da UFSM, todo o processo de inscrição e avaliação pode ser feito à distância, pela internet. Para maiores informações, sobre como se inscrever e como se preparar para o processo seletivo, basta acessar a página ingresso: processo seletivo.

 

Outras informações

Curso diurno, com regime semestral (10 semestres de duração).

Informações sobre carga horária, estrutura curricular do curso e o programa (conteúdo programático) de cada disciplina.

Informações sobre os horários de ofertas de disciplinas.

Projeto Pedagógico do curso

O curso de Música - Bacharelado - Opções: Instrumento Ou Canto está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Integral o seu turno de funcionamento. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de CLAYTON JULIANO RODRIGUES MIRANDA, a coordenação substituta de GUILHERME SAMPAIO GARBOSA e a secretaria de JOSÉ RUI FERNANDES PEDROSO.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 300/2016/MEC, de 08/07/2016, publicada no DOU, de 11/07/2016

Conceitos

Conceito de Curso (2015)
4
Conceito Preliminar de Curso (2009)
4
ENADE (2009)
4

O curso de Música - Licenciatura Plena está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Licenciatura Plena - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de CLAYTON JULIANO RODRIGUES MIRANDA, a coordenação substituta de GUILHERME SAMPAIO GARBOSA e a secretaria de JOSÉ RUI FERNANDES PEDROSO.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido nos termos do Parecer n. 2.056/75 e n. 698/92/CFE por ser oriundo da Lic.de Des.Plást. e Música - Lei n. 3.958/61 e Portaria n. 300/2016/MEC , de 08/07/2016, publicada no DOU, de 11/07/2016

Conceitos

Conceito Preliminar de Curso (2017)
5
ENADE (2017)
5

O curso de Música e Tecnologia está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de GUILHERME ALMEIDA DE BARROS, a coordenação substituta de PATRICIO EDUARDO OROZCO CONTRERAS e a secretaria de BRUNA FREITAS SAKIS LEAL.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 933/2015/MEC, publicada no DOU, de 02/12/2015

Conceitos

Conceito de Curso (2014)
4