O Grupo de Pesquisa CONECTA – Comunicação e Experimentação Criativa, como parte integrante do Projeto de Pesquisa “Tendências do campo editorial: produção, circulação e consumo”, criou em 2025 o “Papo Editorial”, espaço dedicado a atualização acadêmica.
Durante o ano, foram realizados seis encontros presenciais que promoveram a discussão de textos e temáticas que englobam a área da produção editorial, comunicação e suas diversas implicações. Os encontros foram abertos a toda a comunidade interessada, com inscrições realizadas através de formulário online. Cada edição se dedicou a um tema e texto específico, contando com a mediação e comentários de um ou mais integrantes do grupo de pesquisa e estudantes da Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Essa dinâmica enriqueceu as discussões, oferecendo diferentes perspectivas sobre as tendências e desafios contemporâneos do campo. Os temas abordaram desde a formação profissional até a influência das redes sociais na leitura, relembre os respectivos temas e mediadores de cada encontro realizado:
1o Encontro
No dia 15 de abril de 2025, o grupo debateu sobre o artigo “Anfíbia e Amabígua: A formação de profissionais da edição no Brasil”, texto de José de Souza Muniz Jr., mediado pelo doutorando em Comunicação (POSCOM/UFSM) Jean Silveira Rossi. Esse foi o único encontro realizado de forma híbrida, presencial e online.
2o Encontro
Em 13 de maio de 2025, a discussão girou em torno do texto “Literatura Cuir no mercado editorial contemporâneo: desafios para a representatividade”, de Mar Rodrigues Fonseca e José de Souza Muniz Jr., com mediação de Fernanda Redin, mestra em Comunicação pela UFSM.
3o Encontro
No dia 10 de junho 2025, o foco foi em “O design em uma teoria da publicação”, texto publicado
por Gabriela Oliveira e Hans Waechter, com a discussão mediada pela Danielle Wille, doutoranda do POSCOM UFSM.
4o Encontro
Para finalizar o primeiro semestre do ano, no dia 8 de julho, o grupo discutiu a análise da influência com o texto “Booktok e consumo de livros: a percepção de influência da comunidade virtual na experiência de leitura da geração z”, de Rafaela Ribeiro Cazarré e Eduardo Zilles Borba, através da mediação e comentários de Marina Freitas, mestra em Comunicação pela UFSM.
5o Encontro
Em 14 de outubro, o debate foi sobre “A materialidade do livro na contemporaneidade: imbricamentos entre imediação e hipermediação”, escrito por Ana Claúdia Gruszynski e Raquel da Silva Castedo, com mediação das mestrandas em Comunicação Ana Julia Rodrigues e Larissa Ferreira e a doutoranda em Comunicação Danielle Wille.
6o Encontro:
O último encontro do ciclo, realizado em 11 de novembro de 2025, abordou “The k-pop idol in focus of applied linguistics: a discursive analysis of character construction in fanfiction”, texto de Jandara Andrade, Maria da Penha Alves e Juan Silva, com a mediação pelos mestrandos em Comunicação Gabriel Finatto Alves e Lívia Oliveira.
O Grupo de pesquisa agradece a participação de todos e reforça o compromisso em continuar promovendo discussões e conversas sobre campo da Comunicação e da Produção Editorial. Nos vemos em 2026 com mais um ciclo do Papo Editorial!