Ir para o conteúdo PPGCTA Ir para o menu PPGCTA Ir para a busca no site PPGCTA Ir para o rodapé PPGCTA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora do PPGCTA faz visitas técnicas a propriedades leiteiras e empresas de queijos na Itália



A professora Neila Richards, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, esteve visitando propriedades leiteiras e empresas de queijos nas regiões da Toscana, Emília-Romanha e Suíça, durante a primeira quinzena do mês de maio.

A Itália é repleta de história e tradição, sendo conhecida por produzir o melhor queijo parmesão do mundo. A bovinocultura de leite tem muita expressão neste país, que se expressa no alto valor dos queijos como o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano, além da Muzzarela e do Provolone, e propicia uma importante fonte de renda para produtores de leite. Muitos laticínios italianos são centenários, estando na quarta ou quinta geração de continuidade. 

Nas propriedades leiteiras visitadas pela professora Neila, que além de docente da UFSM é Vice-Presidente da Associação Gaúcha de Laticínios, puderam ser observados o trabalho de seleção e o melhoramento genético dos animais, que levam em consideração a produção e a conformação das filhas.

Já nas empresas, a professora observou a infraestrutura, a maneira tradicional de fabricação de alguns queijos como, por exemplo, o Taleggio e a qualidade da matéria-prima para a elaboração dos diversos tipos de queijos consumidos e exportados para todos os continentes. A maioria das empresas visitadas possuem queijos com Denominação de Origem Protegida. O grupo que fez esta viagem técnica para a Itália foi reunido pela Fermenthec (SP) e era composto majoritariamente por empresários laticinistas das cinco regiões do Brasil.

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-522-1393

Publicações Recentes