Ir para o conteúdo PPGEAMB Ir para o menu PPGEAMB Ir para a busca no site PPGEAMB Ir para o rodapé PPGEAMB
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

📢 Informações para o 2º semestre/2023



Acesse o HORÁRIO das disciplinas de 02/2023. As ementas/programas das disciplinas constam na Estrutura Curricular.

Para facilitar a localização dos assuntos no site temos o menu SERVIÇOS (menu superior horizontal), com um campo para pesquisas por assunto (coloque alguma palavra do assunto a saber), também é possível ir diretamente no menu expansível e procurar por assunto.

Para estudantes novos/ingressantes: Para acessar o Portal Estudantil, o 1º acesso à identificação será como login o número de matrícula e a senha é a data de nascimento no formato DDMMAAAA (por exemplo, 01091989, para nascido em 01/09/1989).
O número de matrícula e a senha são enviados para o e-mail informado na confirmação da vaga, e somente após esse processo, conforme calendário letivo (caso não tenha recebido esse e-mail na caixa de entrada, verifique a caixa de spam, ou acesse o Portal de Confirmação da Vaga e consulte seu nº de matrícula.

Calendário Acadêmico 2023 

27/07 a 31/07/2023: MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO – Período para solicitação de matrícula pelo Portal do Aluno (estudantes de graduação e de pós-graduação).

01/08/2023:  MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.

02/08 a 03/08/2023:  MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO DE AJUSTE pelo Portal Estudantil e MATRÍCULA DE ALUNOS INGRESSANTES –– Período que o aluno poderá efetuar alterações na matrícula de disciplinas pelo Portal Estudantil (estudantes de graduação e de pós-graduação).

04/08/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.

07/08/2023 – AULAS – INÍCIO do semestre: Início das aulas do 1º semestre letivo de 2023 de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.

07/08 a 11/08/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.

07/08/2023 a: 11/08/2023 MATRÍCULA – AJUSTE PELAS COORDENAÇÕES DE CURSO- Período que os alunos de graduação ou pós-graduação podem solicitar ajustes de matrícula em disciplinas à secretaria do curso (por e-mail).1

14/08 a 15/08/2023:  MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – SOLICITAÇÃO POR E-MAIL- Período para solicitar ao PPGEAmb (curso de origem do aluno), pelo e-mail, a matrícula em disciplina ofertada por outro curso de pós-graduação na UFSM.
COMO PROCEDER: O aluno deverá verificar quais disciplinas gostaria de fazer neste semestre em outros cursos de pós-graduação na UFSM, agrupar as disciplinas de um mesmo curso em um mesmo e-mail, com o título Matrícula Extracurricular e com cópia ao seu(sua) orientador(a). O curso avaliará o pedido e encaminhará ao curso que está ofertando a(s) disciplina(s) para análise e efetivação da matrícula.

Ao aluno que pretender matrícula em disciplinas de cursos diferentes deverá enviar mais de um e-mail, ou seja, e-mail separado para disciplinas de cursos diferentes. O aluno deve acompanhar pelo Portal Estudantil a efetivação da matrícula. No e-mail deve ser informado: 
     Nome completo do aluno e nº de matrícula:
     Nível: (mestrado ou doutorado)
     PPG de origem da disciplina para a matrícula: 
     Código e nome da disciplina:

16/08/2023: MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – AVALIAÇÃO E LANÇAMENTO NO SIE DAS SOLICITAÇÕES – Período para as coordenações de cursos avaliarem as solicitações de matrícula extracurricular e sua efetivação.

16/08/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula extracurricular. Acompanhe a efetivação da sua matrícula, caso tenha solicitado algum ajuste à secretaria.

08/10/2023: TESTE DE SUFICIÊNCIA – Data prevista para a aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE da UFSM, referente ao 2º semestre letivo de 2023 (a publicação do edital de inscrições ocorre com a antecedência de pelo menos 45 dias).

20/12/2023: TÉRMINO DAS AULAS do 2º semestre letivo de 2023.

Atenção:

No mestrado o aluno deve cursar o mínimo de 20 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 24 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 12 meses. O Colegiado do programa poderá autorizar a prorrogação do prazo da defesa para a dissertação por até 06 meses aos bolsistas e até 12 meses aos não-bolsistas.

No doutorado o aluno deve cursar o mínimo de 36 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 48 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 24 meses. O Colegiado do programa poderá autorizar a prorrogação do prazo da defesa para a tese por até 06 meses.

Plano de Estudos: Todo aluno deve ter um Plano de estudos que é o conjunto organizado de disciplinas curriculares que o aluno pretende cursar no decorrer do curso. O plano de estudos deverá ser elaborado pelo Portal Estudantil durante o 1º semestre do curso, o aluno que não o fizer, ficará impossibilitado de efetuar a matrícula para o 2º semestre do curso. Acesse informações e o tutorial em: PLANO DE ESTUDOS.

Aproveitamento de Disciplinas: Disciplinas de pós-graduação já cursadas, inclusive em outros programas e instituições poderão ser aproveitadas a critério do Colegiado do curso, mediante preenchimento do Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas, devidamente comprovadas. O PPGEAmb tem um limitador de créditos para aproveitamentos. Mais informações em nosso site: Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas de Pós-Graduação.

Alertamos que, o aluno ao cursar disciplinas de outros cursos na UFSM e de outras instituições de ensino, deve verificar com o(a) orientador(a), antecipadamente, da possibilidade de aproveitamento, pois qualquer disciplina cursada fora do curso será analisada pelo(a) orientador(a).

Qualificação de Mestrado e de Doutorado:

Aos alunos de Mestrado que iniciaram no curso no 1º semestre/2023 (matrículas iniciadas por 202360), e assim, neste semestre iniciando o 2º semestre do curso, devem, OBRIGATORIAMENTE, efetuar a matrícula na disciplina ESA826–SEMINÁRIO SOBRE PROJETO DE DISSERTAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL, informações em nosso site: Qualificação de Mestrado (ESA826-Seminário sobre Projeto de Dissertação em Engenharia Ambiental). Haverá somente um encontro para instruções em que os matriculados serão avisados do dia e horário. A defesa de qualificação deverá ocorrer até o final deste semestre letivo.

Aos alunos de Doutorado que iniciaram no curso no 1º semestre/2022 (matrículas iniciadas por 202260), e assim, neste semestre iniciando o 4º semestre do curso, deverão, efetuar a DEFESA DE QUALIFICAÇÃO, que deverá acontecer no prazo máximo de 24 meses contados a partir do mês da matrícula inicial no doutorado, mais informações em nosso site: Qualificação de Doutorado. O aluno e seu orientador devem conversar sobre isso no início do 4º semestre do curso.

EDT001 – EDD001: Deverá ser efetuada a matrícula em EDT001 (mestrado) e EDD001 (Doutorado), com o fim de manter o vínculo do(a) aluno(a) com o Programa quando não estiver mais cursando créditos, bem como formalizar a supervisão do trabalho de pesquisa pelo(a) orientador(a).

Atenção: Deve ocorrer a matrícula dos alunos em prorrogação de prazo da defesa já registrado no histórico ou em tramitação e em afastamento para tratamento da saúde (quando sem vínculo com alguma disciplina).

A matrícula em EDD001-EDT001 deve ser feita pelo(a) aluno(a) no período de matrículas e a Turma deve estar identificada com o nome do(a) orientador(a). O(a) aluno(a) poderá ser reprovado em EDT001-EDD001 quando o orientador julgar que o aluno esteve ausente em suas obrigações acadêmicas. Caso não faça a matrícula em alguma disciplina, será desligado do programa por Abandono.
-> Para os alunos que já efetuaram ou irão efetuar a abertura do processo para a defesa de dissertação e tese, não devem matricular-se em EDT/EDD, pois o sistema considera este como regular até a entrega final do trabalho para a titulação.

Docência Orientada: A matricula em docências orientada, APG303 e APG304 no Mestrado e APG305 e APG306 no Doutorado, ocorre no período de ajustes de matrícula, 07/08 a 11/08/2023, e será efetuada pela secretaria do curso, não sendo indicada a alunos que estejam no 1º semestre do curso.
-> O processo da docência orientada com os planos inseridos devem ser encaminhados(tramitados) independente da data de matrícula.

O aluno deve efetuar a abertura de um Processo Nacional Eletrônico (PEN) pela Caixa Postal no Portal Estudantil anexando os documentos necessários, preenchidos e assinados eletronicamente: Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado, e o Plano de Trabalho de Docência OrientadaMas, antes leia com atenção as informações sobre docência orientada e como solicitar em nosso site: Docência Orientada.

Aos alunos bolsistas da Capes, CNPQ, Fapergs e demais agências de fomento, é obrigatório o estágio de docência aos doutorandos, os mestrandos ficam a critério do orientador avaliar a necessidade do estágio quando não houver a obrigatoriedade. A duração mínima do estágio de docência será de uma para o mestrado e duas para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será duas e três para o doutorado.

Recursos financeiros e Bolsa de Estudos: A pós-graduação conta com recursos financeiros distribuídos anualmente pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a utilização é regida pela Portaria nº156/2014-CAPES/PROAP. Informações em: Solicitação de Recurso Financeiro.

As cotas de bolsas de estudos, em sua maioria na modalidade Demanda Social – CAPES, são alocadas aos alunos de acordo com a disponibilidade e revisadas a cada semestre. O(a) aluno(a) deve manifestar o interesse na bolsa de ao seu(sua) orientador(a) devendo estar ciente dos  requisitos obrigatórios e necessários. 

Para saber sobre Projetos de Pesquisa: ​https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ct/2023/03/23/projetos-de-ensino-pesquisa-e-extensao-enriquecem-a-formacao-de-alunos-no-centro-de-tecnologia

     ALERTA:  Na pós-graduação não há trancamento ou reingresso de alunos, portanto, fiquem atentos. O ingresso é somente por seleção pública mediante edital.

  • Reprovação em duas disciplinas (podendo ser também na qualificação) gerará o Desligamento por dupla reprovação.
  • Reprovação por frequência em duas disciplinas, será desligado do curso como Desistência.
  • Não estar matriculado em pelo menos uma disciplina no semestre ou EDD/EDT, o desligamento do curso será como Abandono.
  • Ter o prazo regular extrapolado, não havendo registro da prorrogação de prazo para defesa e sem o registro da abertura do processo de defesa, haverá o Desligamento por decurso de prazo.

Para saber qual o seu prazo final para a defesa, deverá contar 24 ou 48 meses do início das suas atividades no curso e que coincide com o início das aulas na UFSM conforme o Calendário Acadêmico da UFSM

Demais dúvidas acesse o menu Serviços ou nos contatem pelo e-mail.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-535-1070

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes