Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo
Publicado: 11 junho 2018 - 10:09 | Última modificação: 25 setembro 2018 - 14:22
Ouvir

I SIMPÓSIO DE BIOGERONTOLOGIA E SAÚDE

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Auditório Wilson Aita, prédio 7 | anexo C. Centro de Tecnologia. Universidade Federal de Santa Maria (Campus Sede, Cidade Universitária) - Santa Maria
14/09/2018 08:00 - 15/09/2018 16:30




Descrição

    Esta é a primeira edição do evento Simpósio de Biogerontologia e Saúde, que é uma atividade de extensão do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Laboratório Biogenômica, com apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/ RS e das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, Patologia e Genética, Medicina do Exercício e Esporte, da Universidade Federal de Santa Maria,  te esperamos nos dia 14 e 15 de setembro de  2018 no Auditório Wilson Aita, prédio 7 | anexo C. Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (Campus Sede, Cidade Universitária).

     A concepção e organização deste Simpósio tem como paradigma principal, o fato de que o número de pessoas idosas no País está crescendo ano a ano, aumentando assim a prevalência de indivíduos com disfunções, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, dependentes e socialmente isolados.

    O cuidado tem início na promoção do envelhecimento, desde a juventude, com a adoção de estratégias que promovam uma longevidade saudável e ativa, para isso é necessário, conhecer o processo de envelhecimento e minimizar disfunções e patologias proporcionando um envelhecimento bem-sucedido para um maior número de pessoas. O grande desafio contemporâneo é envelhecer com qualidade de vida!

    Com certeza, tal desafio passa pela necessidade de uma maior produção de conhecimento científico e formação interdisciplinar de recursos humanos. Apesar das grandes e históricas dificuldades enfrentadas, no Brasil as pesquisas nas áreas da gerontologia social, psicológica e geriátrica têm avançado nos últimos 20 anos. Entretanto, estudos in vitro e in vivo na área biogerontólogica, que analisam o impacto das interações socioambientais, genéticas e epigenéticas que aceleram ou desaceleram o envelhecimento biológico ainda são bastante esparsos.

    Assim, o I Simpósio de Biogerontologia e Saúde foi idealizado dentro da perspectiva de construir um espaço científico qualificado, a partir de pesquisas conduzidas no Brasil e no mundo. Nesta primeira edição, três grandes temas na área biogerontólogica serão o foco de atenção do evento: neuroenvelhecimento, dieta/ atividade física e câncer. Certamente, três temas empolgantes, instigantes, desafiadores que merecem ser aprofundados e discutidos a partir de diferentes olhares profissionais.

     O evento consistirá de sessões temáticas com espaço para debate. Também está prevista apresentação e premiação dos melhores trabalhos na área.

Te esperamos.

Ivana Beatrice Mânica da Cruz- Presidente
Fernanda Barbisan- Coordenadora Geral

 

SOBRE O EVENTO

     A Gerontologia é uma ciência interdisciplinar que busca entender e atuar no processo de envelhecimento e seus desafios sociais e na saúde. Assim, são quatro grandes aspectos que integram esta ciência: a gerontologia social, psicológica, biológica e a clínica do idoso que é o principal foco da geriatria. Assim, a Biogerontologia é considerada o subcampo da gerontologia relacionado com o processo de envelhecimento biológico, suas origens evolutivas e meios potenciais para intervir neste processo com a perspectiva de desacelerar o mesmo. Por este motivo, a Biogerontologia envolve pesquisas interdisciplinares sobre causas, efeitos e mecanismos biológicos.

     Até o presente momento, pesquisas biogerontólogicas produzidas no Brasil têm sido apresentadas em eventos de gerontologia ou de outros campos específicos relacionados. Entretanto, com o crescimento da produção cientifica no Brasil, concomitante ao envelhecimento populacional que vivemos, a estruturação de um evento cujo foco principal seja a Biogerontologia e seu principal impacto na saúde do idoso é considerado relevante e estratégico. É dentro deste contexto, que o I Simpósio de Biogerontologia e Saúde foi concebido e organizado por pesquisadoras de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGERONTO-UFSM), no qual também participaram da organização alunos do próprio PPGERONTO e alunos de graduação e pós-graduação do Laboratório de Biogenômica e das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, Patologia e Genética,  Medicina do Exercício e do  Esporte- UFSM. Neste sentido, o evento está aberto a participação de alunos e profissionais de diversas áreas que atuam tanto na pesquisa básica quanto em ciências sociais, da saúde e correlatas.

    Para valorizar, tanto a interdisciplinaridade da área gerontológica, quanto os estudos em Biogerontologia, este primeiro evento foi organizado em áreas temáticas apresentadas sob a forma de mesas-redondas compostas por pesquisadores que desenvolvem estudos em modelos in vitro, em modelos animais, como roedores e o peixe Zebrafish e também em seres humanos dentro de um enfoque geronto-geriátrico. Esta mescla de experiências e abordagens, com certeza será bastante enriquecedora para todos os participantes, uma vez que possibilitará a integração de diversos olhares sobre um mesmo tema.

Comissão Organizadora

 

FOTOS DO EVENTO

 

PRÊMIO SIR PETER MEDAWAR

     O Simpósio de Biogerontologia e Saúde também busca valorizar estudos na área, principalmente desenvolvidos no Brasil através da indicação dos três melhores trabalhos que receberão o PRÊMIO EM BIOGERONTOLOGIA “SIR PETER MEDAWAR”.

     Quem é Sir Peter Medawar? O Prêmio em Biogerontologia que leva o nome deste pesquisador é uma forma de reconhecimento a este cientista que nasceu no Brasil em 28 de fevereiro de 1915, filho de pai libanês e mãe britânica.  Medawar viveu até os seus quinze anos no Brasil, ocasião em que foi para a Inglaterra para realizar seus estudos. Por seus estudos na área da imunologia, no qual mostrou o principio da tolerância imunológica adquirida, Sir Peter Medawar foi agraciado com o Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina no ano de 1960. Dada a relevância das suas pesquisas, em 1965 recebeu o título de “Sir” pela Rainha Elizabeth II.

    Além dos seus estudos no campo da imunologia, Medawar dedicou-se também a investigar aspectos relacionados a senescência ministrando uma palestra histórica em 1951, que posteriormente tornou-se livro denominado “An unsolved problem of biology” (Um problema não resolvido da biologia). A obra abordou com profundidade o tema sobre a evolução do envelhecimento e longevidade tornando-se um texto clássico da Biogerontologia.

     Assim, por sua contribuição sobre evolução do envelhecimento biológico, suas pesquisas em imunologia e por ter nascido e vivido sua a infância no Brasil, a comissão organizadora do evento acredita que o reconhecimento deste pesquisador, através de um prêmio científico que leva o seu nome é justo e merecido!

    Dentro da perspectiva de valorização de estudos em Biogerontologia, os três melhores trabalhos serão escolhidos pelos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Gerontologia ou áreas correlatas.

 

“O raciocínio científico é um tipo de diálogo, entre o que possivelmente é e o que é real, entre o que pode ser e o que é de fato!”

 

Comissão Organizadora

 

INSCRIÇÃO

  1. Preencha a ficha de inscrição, disponível no link ‘Inscrição‘ em ‘Informações Gerais
  2. Faça um ‘depósito identificado’ ou ‘transferência identificada’, sem conter agendamento para data futura, no valor de inscrição correspondente a sua categoria. IMPORTANTE: Não faça depósito via envelope através de caixa eletrônico, comprovantes de depósitos de envelope em caixa eletrônico não são considerados.
    CategoriaValor da inscrição (R$)
    Acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação até 15/0860,00
    Acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação até 12/0970,00
    Profissionais até 15/0870,00
    Profissionais até 12/0980,00
  3. Os depósitos identificados ou transferências bancárias devem ser realizados em benefício de:
    • FATEC – Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência
    • CNPJ: 89.252.431/0001-59
    • Banco do Brasil
    • Agência 1484-2
    • Conta Corrente: 14.140-2
  4. É OBRIGATÓRIO o envio do comprovante bancário de depósito ou transferência para o e-mail biogerontologiaesaude@gmail.com. Acadêmicos de graduação e pós-graduação devem enviar também o comprovante de matrícula.
  5. O pagamento deve ser realizado ATÉ sete dias após o preenchimento do formulário de inscrição. Caso o pagamento não seja comprovado em até 7 dias, sua inscrição perderá a validade, ou seja será CANCELADA.
  6. Pronto, sua inscrição foi registrada! Você receberá um e-mail de confirmação assim que ela for homologada.

 

NORMAS PARA TRABALHOS

Datas e prazos

  • Prazo para submissão de trabalhos: 31/08/2018 ás 23:59 hs
  • Divulgação dos trabalhos aprovados no site e redes sociais: 08/09/2018
  • Divulgação dos trabalhos premiados no site e redes sociais: 09/09/2018
  • Clique aqui para obter a lista dos resumos aprovados
  • Clique aqui para conhecer os 3 melhores trabalhos- Prêmio Sir Peter Medawar
  • Clique aqui para informações sobre data e hora relacionadas aos pôsters

 

Observações

  • O autor apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento;
  • Serão aceitos no máximo três resumos por inscrição;
  • Não há limite de coautores;
  • Todos os trabalhos serão apresentados na modalidade Pôster, exceto os trabalhos premiados, que serão apresentados de forma oral durante o simpósio;
  • Os resumos deverão ser enviados através do e-mail: biogerontologiaesaude@gmail.com.

 

Instruções para submissão do resumo

  • O resumo deverá ser redigido em português ou inglês;
  • O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tema escolhido;
  • Baixe aqui o template do resumo
  • Atenção às áreas temáticas para submissão de resumo:
    • Aspectos sociais, culturais e de gênero
    • Demências
    • Distúrbios do movimento e intervenções
    • Doenças Crônicas Não Transmissíveis
    • Estresse Oxidativo
    • Farmacologia/ Fisiologia
    • Fatores relacionados a dieta
    • Genética
    • Geriatria
    • Gerontologia
    • Inflamação
    • Produtos naturais em saúde
    • Transtornos do Sono Humor e Psiquiátricos

** Em todas as áreas podem ser submetidos resumos com resultados in vitro, in vivo e com seres humanos. Além de relatos de caso, revisão de literatura e projetos de extensão.

 

Normas para elaboração dos pôsteres

  • Tamanho: 60cm x 90 cm
  • Fonte: Arial
  • Tamanho da letra: Títulos= 36 Corpo do Texto= 28 á 32.

 

Apresentação dos trabalhos

  • A lista final com os trabalhos aprovados, com data, horário, local de apresentação estará disponível no site do Simpósio no dia 05 de setembro.
  • O autor definido como apresentador do trabalho aceito é responsável pela efetivação de sua inscrição no Simpósio, bem como da elaboração do material necessário à apresentação.
  • A ausência na apresentação do trabalho no período indicado pela Comissão incorrerá na não emissão do certificado correspondente.
  • No dia do evento o apresentador é responsável por pendurar seu banner, levando consigo, fita adesiva, tesoura, enfim materiais necessários para fixação do mesmo.

 

Premiação

  • Os três melhores trabalhos definidos pela comissão científica serão agraciados com menção honrosa prêmio “SIR PETER MEDAWAR”, e serão apresentados de forma oral durante o I Simpósio de Biogerontologia e Saúde.

 

Certificados

  • Os certificados serão disponibilizados até 30 dias após a realização do evento, via sistema de certificados da UFSM (link em Informações Gerais).

 

Anais do Evento 2018

  • Os resumos serão publicados na Revista Amazonense de Geriatria e Gerontologia – (ISSN 1983-6929)

 

PROGRAMAÇÃO

14 de Setembro

HorárioPalestraPalestrante
08:00 – 08:30Credenciamento
08:30 – 09:00Abertura OficialAutoridades e Entrega da Menção Honrosa Sir Peter Medawar- aos três melhores trabalhos
09:00 – 10:30Pesquisas em Biogerontologia e Saúde

– Desafios das Pesquisas em Biogerontologia e Saúde no Brasil: A experiência dos Programas Interdisciplinares

 
– Prof. Dra. Carla H. A. Schwanke (Coordenadora do PPG Geriatria Biomédica- PUCRS/Secretária Geral SBGG-Brasil)

– Prof. Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi (Coordenadora PPG Envelhecimento Humano- UPF)

– Prof. Dra. Ivana Beatrice Mânica da Cruz (Coordenadora PPG Gerontologia UFSM)

10:30 – 10:45Coffee
10:45 – 12:15Neuroenvelhecimento

– O modelo de células neurais em estudos de neuroenvelhecimento e neurofarmacologia

– Os modelos de Zebrafish e roedores nos estudos das doenças de Parkinson e Alzheimer

– Fisiopatologia e desafios no tratamento da Doença de Alzheimer e Parkinson

 

Coordenadora: Dra. Verônica Azzolin

 
– Dra. Verônica F. Azzolin (Biomédica UFSM)

– MsC. Talise Muller (Farmacêutica- UFSM)

– Prof. Dr. Matheus Roriz (Neurogeriatra-UFRGS / Instituto do Alzheimer e Parkinson)

12:15 – 13:30Intervalo para Almoço
13:30 – 14:30Pele e Envelhecimento

– Envelhecimento da pele e métodos diagnósticos aplicados às disfunções.

– Lesão por pressão: prevenção, tratamento e cuidados paliativos.

 

Coordenadora: Prof. Dra. Melissa Lampert

 
– Prof. Dra. Marta Duarte (Farmacêutica-Labimed-Ulbra-UFSM)

– Prof. MsC. Neida Luiza (Enfermeira- UFSM)

14:30 – 16:15Psicofarmacologia e Envelhecimento

– Psicofármacos, oxi-inflamação e envelhecimento: Lições de modelos in vitro

– Depressão além da hipótese monoaminérgica-Trabalhando com Camundongos

– Psicofarmácos e envelhecimento: Aliados ou Inimigos

 

Coordenadora: Dra. Fernanda Barbisan

 
– Dra. Fernanda Barbisan (Biológa- UFSM)

– Prof. Dr. Guilherme V. Bochi (Biológo/ Farmacêutico- UFSM)

– Dr. Pedro Antônio Schmidt do Prado-Lima (Psiquiatra- Instituto do Cerébro-PUCRS)

16:15 – 16:30Coffee
16:30 – 17:30

Dietas Amazônica, Mediterrânea e o envelhecimento

– Como vive e envelhece o homem e a mulher da Floresta?

– Frutos Amazônico são benéficos ao envelhecimento e saúde? Lições das pesquisas do Laboratório Biogenômica

– Intervenções nutricionais nas doenças neurodegenerativas.

 

Coordenadora: Prof. Dra. Ivana B. Mânica da Cruz

 
– Prof. Dr. Euler E. Ribeiro (Geriatra-UEA/UnATI)

– Prof. Dr. Alencar K. Machado (Biomédico- UFN)

– Prof. Dra. Telma Elita Bertolin ( UPF)

17:30 – 19:00Abordagens Assistivas

– O velho estressa o novo, o novo estressa o velho: Como a Terapia Cognitiva- Comportamental pode melhorar as relações familiares?

– Efeito do estresse crônico no cotiadiano do cuidador de idosos: Estratégias de intervenção em Terapia Ocupacional

– Desenvolvendo aplicativos móveis para ajudar no manejo da promoção de saúde e no Controle de doenças crônicas

 

Coordenador: Prof. Dr. Marco Acosta

 
– MsC. Ivo Emílio da Cruz Jung (Psicológo-UFSM)

– Prof. Dra. Kayla A. X. Aguiar Palma (Terapeuta Ocupacional-UFSM)

– Prof. Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi (Bacharel em informática- UPF)

 

15 de Setembro

HorárioPalestraPalestrante
09:00 – 10:30

Câncer, Envelhecimento e Saúde

– Re-descobrindo a oncogenética aplicada a prática Clínica

– A importância da Biogenômica no futuro da Oncologia: Terapia Alvo Dirigida e Imuno-oncológicos

– Suplementos fitoterápicos e quimioterapia: afinal pode ou não pode?

 

Coordenadora: Prof. Dra. Claudia Giuliano Bica

 

– Prof. Dra. Claudia Giuliano Bica (Biológa- UFCSPA)

– Dr. Carlos Felin (Oncologista- Clínica Oncocentro)

– Prof. Dr. Everaldo Hertz (Médico Oncologista- UFSM)

10:30 – 12:00Atividade Física no Envelhecimento e Saúde

– Interação Exercício, suplementos estimulantes e medicamentos contra dor

– Influências Metabólicas e Fisiológicas do exercício físico no envelhecimento e Diabetes Mellitus 2?

– Aptidão Funcional no envelhecimento, saúde e sobrevivência do Idoso

 

Coordenadora: Prof. Dra. Daniela Lopes

 
– Prof. Dr. Rômulo Barcellos (Farmacêutico-UPF)

– Prof. Dr. José Luiz Cechella (Educador Físico- UNIB)

– Dr. Tiago Antonini (Educador Físico)

12:00 – 13:30Intervalo para Almoço
13:30 – 15:00

Odeio vida fitness e dieta balanceada. Meu destino é o infarto?

– Terapia térmica como estratégia anti-inflamatória para doenças cardiometabólicas

– Diabetes Mellitus tipo 2 e síndrome metabólica: Uma abordagem que leva em conta o envelhecimento

– Doenças Cardiometabólicas e envelhecimento, o que está acontecendo no campo da pesquisa?

 

Coordenador: Prof. Dra. Patrícia Chagas

 
– Prof. Dr. Thiago Gomes Heck (Educador Físico- Unijuí)

– Prof. MsC. Cíntia Corte Real Rodrigues (Nutricionista- UFRGS)

– Prof. Dra. Jacqueline Piccolli (Biológa-UNIPAMPA)

15:00 – 15:30Apresentação Oral dos 3 melhores trabalhos– Coordenação: Dra. Fernanda Barbisan
15:30 – 16:00

Encerramento e Coffee de confraternização

 

 

 

Realização

 

 

 

Apoio

 

 

 

Patrocinadores

 

Contato

Em caso de dúvida, entrar em contato:

Email: biogerontologiaesaude@gmail.com

Celular: (55) 99947-5113

Localização


Av. Roraima - 1000 - Camobi
Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul