UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Centro de Tecnologia - Prédio 7 Auditório do Anexo C - Santa Maria
30/11/2015 00:00 - 02/12/2015 00:00
Descrição
O VI Seminário Nacional de Formação de Professores – Cartografias da Educação Rural: Perspectivas sobre a Formação de Professores, ocorrerá no campus da Universidade Federal de Santa Maria, no Centro de Tecnologia (CT) prédio 07 no Auditório do anexo C. Este evento visa contribuir para a formação continuada dos professores da educação rural, atendendo as demandas de estudo e formação apresentadas por estes profissionais, de maneira que possamos contribuir na qualidade do trabalho docente destes educadores participantes de nossa pesquisa e público em geral. Com este seminário pretende-se articular e dar protagonismo as demandas e aos saberes trazidos pelos profissionais que participarão deste evento.
A metodologia de trabalho será composta por espaços de diálogo e participação, através de relatos de experiências, apresentação de trabalhos, debates, palestras e apresentação cultural.
Normas para Submissão de Trabalhos
Para este evento serão aceitas duas modalidades de envio de trabalhos: trabalhos completos e resumos expandidos (em formato de relato de experiência). Os trabalhos serão avaliados por comissão científica tendo como critérios avaliativos:
1. Normas de formatação;
2. Textos reflexivos;
3. Embasamento teórico;
4. Coesão, coerência, adequados as regras da língua portuguesa;
5. Temática do trabalho relacionada ao evento;
6. Contribuição para a área.
Os trabalhos serão selecionados para preencher o número de vagas disponível no evento.
Importante:
1) Cada participante poderá inscrever apenas 1 trabalho como AUTOR principal e 1 como COAUTOR.
2) Cada trabalho poderá ter no máximo 3 autores, sendo 1 autor principal que irá apresentar o trabalho, e 2 co-autores. Todos deverão realizar a inscrição e o pagamento da taxa.
O comprovante de depósito identificado (com CPF) deverá ser enviado no mesmo ato da submissão do arquivo do trabalho para o e-mail:
seminarioformacaoprofessores@gmail.com.
1) Relatos de Experiência:
Esse tipo de trabalho expressa uma experiência de ensino realizada, organizada e documentada com enfoque no tema central do encontro. Para fins de publicação tais relatos devem ter caráter não apenas descritivo, mas também reflexivo. Essa modalidade deve apresentar as seguintes seções:
1. Título
2. Introdução (contextualização, embasamento teórico, relevância, objetivos)
3. Metodologia
4. Resultados e Reflexões(qualitativos e/ou quantitativos)
5. Conclusões e/ou Propostas
6. Referências Bibliográficas (Normas ABNT)
Formatação para envio dos Relatos de Experiência
Configuração de página retrato (A4), margens de 2,5 cm, sem recuo para parágrafo, fonte Arial tamanho 12, corpo do texto justificado, espaço entre linhas 1,5. Primeira linha: título do trabalho em negrito, todas as letras em caixa alta (maiúsculas) e centralizado; linha seguinte: em branco; próxima linha: titulo centralizado; linha seguinte: em branco; próxima linha: nome do autor(es) e instituição(ões), separados por um travessão, somente com a primeira letra de cada nome em maiúsculo e texto centralizado; linha seguinte: endereço eletrônico do autor para correspondência (centralizado). Próxima linha: em branco; próxima linha: Texto.
Texto: Mínimo de 3 e máximo de 10 de páginas, incluindo referências.
2) Trabalho Completo:
O texto deverá ser escrito em formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências bibliográficas. Esse tipo de trabalho expressa uma pesquisa concluída ou em andamento com resultados parciais, com enfoque no tema central do encontro. O texto deve apresentar deve apresentar as seguintes seções:
1.Título
2. Resumo
3. Introdução (contextualização, embasamento teórico, relevância e objetivos)
4. Metodologia
5. Resultados e Discussão
6. Conclusões
7. Referências Bibliográficas (Normas ABNT)
Formatação para Envio de Trabalhos Completos
Configuração de página retrato (A4), margens de 2,5 cm, sem recuo para parágrafo, fonte Arial tamanho 12, corpo do texto justificado, espaço entre linhas 1,5. Primeira linha: título do trabalho em negrito, todas as letras em caixa alta (maiúsculas) e centralizado; a seguir uma linha em branco; próxima linha em branco; em seguida o nome do(s) autor(es) e instituição(ões), separados por um travessão, somente com a primeira letra de cada nome em maiúsculo; na linha seguinte: endereço eletrônico do autor para correspondência. Próxima linha em branco; em seguida inserir o Resumo em português de 200 a 400 palavras; na linha logo abaixo inserir de 3 a 5 palavras-chave. Próxima linha em branco; Em seguida inserir o texto.
Texto: deverá conter de 5 a 15 páginas e poderá conter figuras (JPEG) e tabelas, as quais deverão ser inseridas no corpo do trabalho.
TODOS OS TRABALHOS DEVERÃO SER SALVOS E ENVIADOS NO FORMATO DO WORD 1997-2003 (*doc.), IDENTIFICADOS DA SEGUINTE MANEIRA:
876.676.777.09 RELATODEEXPERIENCIA (CPF e modalidade de trabalho)
Atenção! Não haverá transmissão ao vivo do evento e das apresentações de trabalho, o participante com inscrição, cujo trabalho for aprovado, deverá apresentá-lo presencialmente no local do evento, conforme dia e horário previamente divulgados, sob pena de não receber a certificação.
Os certificados de participação serão disponibilizados on-line no endereço: (https://portal.ufsm.br/certificados), após o evento e confeccionados com o NOME COMPLETO que constar na inscrição do participante. Somente terão direito a certificação os participantes que atingirem 75% de frequência no evento.
Anais
NOME DO AUTOR | TÍTULO DO TRABALHO | ANO | VISUALIZAR |
Luciana Carrion Carvalho (UFSM) Samuel Robaert (UFSM) Larissa Martins Freitas (UFSM) |
A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: QUESTÕES HISTÓRICAS, POLÍTICAS E LEGAIS | 2015 | Clique aqui |
Janaina Bittencourt Facco (UFSM) Drª Márcia Lenir Gerhardt (UFSM) |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL | 2015 | Clique aqui |
VIANA, Andrio Sander Rodrigues (E.M.E.F. Marcos José Zanella) LOPES, Nara de Fátima Martins (E.M.E.F. Marcos José Zanella) RODRIGUES, Ricardo Antonio (IFF Campus Jaguari) |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE UNISTALDA/RS |
2015 | Clique aqui |
Ana Luiza Golin (UFSM) Rochele Ribas de Oliveira (UFSM) Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes (UFSM) |
A VIAGEM NO TEMPO: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE MEDIDAS NO ÂMBITO PIBID | 2015 | Clique aqui |
Jean Marco Vargas Lopes (IFF Campus Jaguari) Mara Elizete Rebelo de Lourenço (IFF Campus Jaguari) |
APONTAMENTOS ACERCA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO | 2015 | Clique aqui |
Thanize Bortolini Scalabrin (UFSM) Simone Tonatto Ferraz (UFSM) Laura Pippi Fraga (UFSM) |
APRENDENDO SOBRE MEDIDAS DE COMPRIMENTO ATRAVÉS DE JOGOS: EXPERIÊNCIAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | 2015 | Clique aqui |
Beibicler Terezinha Bueno Flores | CONVERSANDO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA | 2015 | Clique aqui |
Fabiana Fagundes Pedroso (EMEB Francisco Mafaldo – Polo Educacional do Caverá) Lilian Christiane Almeida (EMEB Murillo Nunes de Oliveira – Polo Educacional da Conceição) Elcira Simone Pinto Dutra (EMEB Francisco Mafaldo – Polo Educacional do Caverá) |
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO INTEGRADA PARA EDUCADORES DAS ESCOLAS DO CAMPO | 2015 | Clique aqui |
Anna Christine Ferreira Kist (UFSM) Ana Carine Meurer (UFSM) |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ESCOLAS RURAIS LOCALIZADAS NA ÁREA DO PAMPA GAÚCHO | 2015 | Clique aqui |
Felipe Costa da Silva (UFSM) Thaís Virgínea Borges Marchi (UFSM) Jéssica Gelocha (UFSM) |
ESCOLA RURAL AUGUSTO STEINHAUZEN: DEMANDAS DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA REALIDADE ESCOLAR | 2015 | Clique aqui |
Vilson Júnior de Araújo (EMEB Francisco Mafaldo – Polo Educacional do Caverá) Elcira Simone Pinto Dutra (EMEB Francisco Mafaldo – Polo Educacional do Caverá) Fabiana Fagundes Pedroso (EMEB Francisco Mafaldo – Polo Educacional do Caverá) |
FEIRA SABORES E SABERES DO POLO CAVERÁ | 2015 | Clique aqui |
Andriele dos Santos Zwetsch (UFSM) Luana Giuliani Losekann (UFSM) Halana Garcez Borowsky Vaz (UFSM) |
O TANGRAM E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA | 2015 | Clique aqui |
Wender Faleiro (UFG/Regional Catalão) Eleodora Leonardi (UFG/Regional Catalão) |
OLHARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUDESTE GOIANO | 2015 | Clique aqui |
Sandra Elisa Réquia Souza (UFSM) Vera Lucia Fumagali (UFSM) |
PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APRESENTANDO UMA PROPOSTA DIFERENCIADA | 2015 | Clique aqui |
Cleonice Soares Fortes (E.M.E.F. Álvaro Martins) Andrio Sander Rodrigues Viana (E.M.E.F. Marcos José Zanella) Ricardo Antônio Rodrigues (IFF Campus Jaguari) |
POR UMA EFETIVA INCLUSÃO NA ESCOLA DO CAMPO | 2015 | Clique aqui |
Pauline Vielmo Miranda (UFSM) | REGISTROS REFLEXIVOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO: PRIMEIRAS INQUIETAÇÕES DOCENTES | 2015 | Clique aqui |
Andréia Jaqueline Devalle Rech (UFSM) Julia Bolssoni Dolwitsch (UFSM) Elizandra Aparecida Nascimento Gelocha (UFSM) |
(RE) PENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAR EM ESCOLAS MULTISSERIADAS NO ÂMBITO RURAL | 2015 | Clique aqui |
Carine Daiana Binsfeld (UFSM) Maiara Luisa Klein (UFSM) Thais Rigão Dias (UFSM) |
TIA NASTÁCIA E O PROBLEMA DA CONTAGEM DOS PÃES: UMA EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICAÇÃO | 2015 | Clique aqui |
Jéssica Gelocha (UFSM) | VIVÊNCIAS DO CAMPO: UMA REALIDADE EXISTENCIAL | 2015 | Clique aqui |
Marijane Rechia (UFSM) Helenise Sangoi Antunes (UFSM) Vanir Ferrão da Silva (UFSM) |
A CONSTRUÇÃO DO SABER E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS RURAIS | 2015 | Clique aqui |
Elinor Fernando Dalla Lana (ULBRA) Nielsen Luiz Rechia Machado (PUCRS) |
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES PARA A MELHORIA DA METODOLOGIA DE ENSINO | 2015 | Clique aqui |
Ivanio Folmer (UFSM) | MEUS CAMINHOS PELO PIBID EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO | 2015 | Clique aqui |
Mariane Bolzan (UFSM) Juliana da Rosa Ribas (UFSM) Helenise Sangoi Antunes (UFSM) |
O QUE DUAS PROFESSORAS DE ESCOLAS DO CAMPO TÊM A NOS CONTAR? | 2015 | Clique aqui |
Lorena Inês Peterini Marquezan (UFSM) Ane Carine Meurer (UFSM) Helenise Sangoi Antunes (UFSM) |
TRAJETÓRIAS E PROCESSOS FORMATIVOS NA/DA DOCÊNCIA: MEMÓRIAS E [RES] SIGNIFICAÇÕES | 2015 | Clique aqui |
Programação
30/11/2015 – Segunda-feira |
01/12/2015 – terça-feira | |
08h30min – Abertura Profª Drª Helenise Sangoi Antunes (Coord. Do Evento), Profª Iara Druzian (Coord. 8ª CRE/RS); Prof. Dr Paulo Afonso Burmann (Reitor da UFSM). 09h:30min às10h45min – Mesa Redonda“Projeto- Cartografias da Educação Básica: Perspectivas para a formação e atuação de professores da Região Central do Rio Grande do Sul”. Profª Drª Graziela Franceschet Farias, Profª Drª Helenise Sangoi Antunes. Mediador: Thaís Marchi. 10h45min às11h – Intervalo 11h – Roda de conversa “Dialogando |
08h30min – Apresentação de Relatos de Experiência.10h45min às11h –Intervalo11h- Palestra “Interações do professor com a |
08h30min – Apresentação de Relatos de Experiência10h45min às11h – Intervalo 11h – Mesa Redonda “Cultura escolar do campo e as |
13h30min – Roda de conversa
“Dialogando sobre a realidade das 15h30 às 16h – Intervalo 16h às 18h Palestra “Tensões |
13h30min – Apresentação de Relatos de Experiência.Mediador: Julia Bolssoni Dolwitsch15h30min. às 16h – Intervalo com lançamento do livro: Metanoia: Histórias de vida e formação de professores em escola do campo. Autoras Profª Ms. Luciana Carrion Carvalho e Profª Drª Helenise Sangoi Antunes 16h às 18h – Palestra “Formação |
13h30min – Apresentação cultural14h – Apresentação de trabalhos completos (15 min para cada apresentação)17h – Encerramento |
Inscrição
Período de inscrições para ouvintes:05/11 a 29/11/2015
Período de inscrições e submissão de trabalho: 05/11 a 20/11/2015
TAXAS DE INSCRIÇÕES:
Professor(a) Municipal R$ 20,00
Professor(a) Estadual R$ 20,00
Professor(a) Ensino Superior R$ 30,00
Alunos Graduação e Pós-Graduação R$ 15,00
Técnicos Administrativos R$ 30,00
Outros profissionais R$ 30,00
http://portal.ufsm.br/concursos/inscricao/opcoes.html?edicao=2902
O comprovante de depósito identificado (com CPF) deverá ser enviado no mesmo ato da
submissão do arquivo do trabalho para o e-mail:
seminarioformacaoprofessores@gmail.com
DADOS PARA DEPÓSITO:
Caixa Econômica Federal
AG: 1366 C/C: 175-7
NOME: Associação Desportiva da UFSM –
CNPJ: 89.250.559/0001-83- Operação: 003
Dentre os trabalhos submetidos e aprovados serão escolhidos três textos enviados
por professores de escolas estaduais rurais participantes do projeto “CARTOGRAFIAS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS RURAIS: PERSPECTIVAS PARA A
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA REGIÃO CENTRAL DO RIO
GRANDE DO SUL” para compor a mesa do dia 30 de Novembro às 11h, intitulada
“Dialogando sobre a realidade das escolas rurais da Região Central do RS”.
As vagas para apresentação de relatos de experiência e trabalhos completos são
destinadas para professores da rede, acadêmicos, pesquisadores da área e demais
interessados no tema.
Para cada sessão de apresentação dos Relatos de Experiências serão aceitos um
total de 32 trabalhos, sendo 15 minutos destinados para cada apresentação.
As apresentações dos Relatos de Experiências acontecerão nos dias:
01/12/15 das 08h30min às 10h30min e das 13h30min às 15h 00min
02/12/15 das 08h 30min às 10h30min.
A apresentação de Trabalhos Completos será no dia:
02/12/15 das 14h 00min às 17h 00min