APUSM - Associação dos Professores Universitários de Santa Maria - Santa Maria
05/05/2015 00:00 - 07/05/2015 00:00
Descrição
Os encontros da ABEU tem caracterizado-se como um profícuo e salutar espaço onde editores, pesquisadores, docentes e servidores das editoras universitárias do país discutem questões relacionadas às práticas de gestão, inovação e apropriação do conhecimento, novos desafios do mercado editorial, dentre outras questões.
Além disso, através dos grupos temáticos os pesquisadores e estudantes têm a oportunidade de enviar os seus trabalhos e pesquisas com o foco nas editoras universitárias, sendo que temas como disseminação do conhecimento, experiências de gestão, processos editoriais, políticas editoriais e ciência e inovação tecnológica são contemplados.
Nestas vinte e sete edições da reunião da ABEU, a transdisciplinaridade, a troca de experiências e reflexões sobre os desafios relacionados à produção, comercialização, gestão, distribuição e marketing são temas fundamentais para em conjunto, as editoras universitárias brasileiras buscarem superar suas dificuldades e ocupar, um maior espaço no mercado editorial brasileiro.
Edição 2015
A XXVIII Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) tem como objetivo discutir os desafios do mercado editorial brasileiro, analisando as estratégias e as ações de marketing das principais editoras do país, verificando os instrumentos e ações de logística, bem como apresentar cases de sucesso de gestão de editoras e, ainda, verificar os desafios das editoras universitárias frente às novas tecnologias de informação.
O evento será realizado nas dependências da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria – APUSM, localizada na Av. Nossa Senhora das Dores, 791, no bairro Dores.
Palestrantes
- Bruno Weiblen
Graduado em Administração pela UFSM e Mestre em Administração pela UFSM. Foi Professor de Administração da UFSM e Coordenador de Planejamento da Faculdade Metodista de Santa Maria. Foi Presidente da OBJETIVA JR, Empresa Júnior da UFSM e da Federação das Empresas Juniores do RS. Fundador da GSI Online, empresa que iniciou na Incubadora Tecnológica da UFSM, especializada em soluções para Educação a Distância e que foi posteriormente adquirida pelo Grupo A Educação, onde foi Gerente de Novos Negócios, Gerente Geral da joint-venture com a empresa americana Blackboard e atualmente é Diretor Comercial de todos os produtos e soluções do Grupo A, incluindo aí o mais o recente negócio da empresa, a SAGAH, joint-venture com a maior consultoria de educação do Brasil, Hoper Educação, que oferece uma solução completa de conteúdo, serviços e tecnologia para instituições de ensino.
- Diego Drumond
Formado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Marketing e Vendas, atua na área editorial há 18 anos, acumulando experiências ao dirigir negócios nos mais diversos segmentos do mercado, desde os focados em programas governamentais aos que se dedicam a livrarias, bancas, supermercados, assinaturas, feiras, pontos de conveniência, catálogos e porta a porta. Formou e coordenou equipes editoriais, comerciais, logísticas, de produção gráfica, financeiras, de marketing e administrativas em empresas de médio e grande porte. Capitaneou severas reduções de custo e mudanças culturais profundas. Formou desde o zero diversos departamentos e fundou uma empresa, além de ter sido sócio de outras duas. Prospectou e fechou negócios e licenciamentos nacionais e internacionais de livros, revistas, cursos, filmes e marcas. Representou e projetou empresas e selos no mercado, desenvolvendo e aplicando suas estratégias institucionais, em clientes, associações de classe, órgãos governamentais e regulatórios. Em sua mais recente experiência dirige simultaneamente duas editoras, uma com foco em livros didáticos e paradidáticos e outra com atuação concentrada em livrarias e varejo em geral. Atualmente é Vice Presidente de Comunicação na Associação Brasileira de Difusão do Livro; Conselheiro Fiscal na Câmara Brasileira do Livro; Diretor Comercial na Girassol Brasil Edições; Diretor Comercial na Faro Editorial / Edição Limitada. Foi presidente na Associação Brasileira de Difusão do Livro de Março de 2011 à Março de 2015.
- Fernando Cesar Quaglia
É publicitário e conta com mais de 9 anos de vasta experiência no mundo editorial nacional e internacional. É fundador e diretor da Capítulo Sete, empresa especializada em oferecer serviços editoriais. Atualmente atende diversas editoras do Brasil dos mais variados segmentos. Entre seus clientes encontram-se editoras de livros didáticos, técnicos, universitários, infantis, religiosos e editoras de literatura em geral. A empresa esta especializada em publicações digitais, oferecendo consultorias e treinamentos para o mercado editorial. Ministra cursos, palestras e treinamentos na Universidade do Livro (UNIL) da UNESP e em outras instituições de ensino.
- Fernando Luce
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), mestrado em Master of Business Administration – Michigan State University (1974) e doutorado em Administração de Empresas – Michigan State University (1982). Professor Titular da Escola de Administração da UFRGS. Foi Diretor Científico da ANPAD (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa) nos períodos 1997-2000 e 2010-2014. Tem publicações nos principais periódicos brasileiros de Administração (RAC, RAUSP e ERA) e também no exterior (Journal of Business Research e Marketing Intelligence and Planning). Participante, com apresentação de trabalhos, em conferências nacionais e internacionais de Administração (AMA – American Marketing Association, EMAC – European Marketing Academy, BALAS – The Business Association of Latin American Studies, CLADEA – Conselho Latino Americano de Escolas de Administração, ENANPAD – Encontro Nacional da ANPAD, EMA – Encontro de Marketing da ANPAD). Tem experiência docente e em consultoria na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing (marketing e o valor da firma, customer equity, brand equity e produtividade em marketing), planejamento e estratégia empresarial, estratégias de marketing.
- Geraldo Francisco Huff
Jornalista. Coordenador-geral do Sistema de Educação Continuada a Distância (SECAD), da Artmed Panamericana Editora. Ex-presidente da Editora da UFRGS e da Editora da ULBRA. Coordenou a Feira do Livro de Porto Alegre e foi presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro. Também foi professor nos cursos de Comunicação Social da UFRGS e da ULBRA.
- Jonas Mateus
Profissional com mais de 25 anos de experiência avançada no ramo das artes gráficas, vivenciados em empresas de editoração eletrônica, design e bureaus digitais de pré-impressão e sinalização. Atua como Consultor Técnico e instrutor nas áreas de Pré-impressão, Sistemas de Impressão/Sinalização, Design, Editoração Eletrônica, Informática com ênfase em Redes, Internet e Workflows.
- Luís Antonio Torelli
Foi eleito presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) para o biênio 2015-2017. Desde 2011 integra a diretoria da entidade. Graduado em Administração de Empresas, atua no mercado editorial desde 1982. Em 2003 iniciou as atividades da Trilha Educacional Editora, da qual é o diretor geral. Foi presidente por duas gestões da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). Exerceu a função de membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), ambos órgãos do Ministério da Cultura (MinC), na área de Livro, Leitura e Literatura. Participou também da diretoria do Instituto Pró-Livro (IPL), cuja missão é desenvolver programas para transformar o Brasil em uma nação de leitores.
- Marieta de Moraes Ferreira
Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (1991), pós-doutora pela École des Hautes en Sciences Sociales (1997) e pela Universidade de São Paulo (2011). Professora Associada (4) do Instituto de História da UFRJ. Coodernadora Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História(2013 até o momento); Coordenadora do Programa de História Oral do CPDOC (1992-1995); editora da Revista Brasileira de História (2009-2013); Presidente da Associação brasileira de História Oral (1992-1994); Presidente da International Oral History Association (IOHA) diretora do CPDOC (1999-2005); Pesquisadora e professora titular do CPDOC/FGV (1978/2012) e editora da Revista Estudos Históricos (1992/1998). Atualmente é coordenadora do programa de livros didáticos da Fundação Getúlio Vargas RJ, membro do conselho editorial de diversas revistas nacionais e internacionais, Diretora executiva da Editora FGV. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nas seguintes áreas: historiografia, história oral, história política, história do Rio de Janeiro, ensino de História, entre outros.
- Raquel Menezes
Foi eleita presidente da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) para o biênio 2015-2017. Desde 2013 integra a diretoria da entidade. É formada em Letras pela UFRJ, onde atualmente cursa o Doutorado em Literatura Portuguesa.
Representante Associação Nacional de Livrarias (ANL)
- Roberto Romano da Silva
Possui graduação pela Universidade de São Paulo (1973) , doutorado em Filosofia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1991) . Atualmente é Professor titular MS6 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Eglise, Etat.
- Wrana Maria Panizzi
Graduada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1970), bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo (1972), com mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), especialização em Urbanisme et Amenagement pela Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1979), doutorado de III Cycle en Urbanisme et Amenagement pela Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1984) e doutorado em Science Sociale pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1988). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (1981-1983), Pró-Reitora de Planejamento (1992-1994) e de Administração (1992-1993) e Reitora, por dois mandatos (1996-2004). Pesquisadora e Consultora do CNPq, foi membro e coordenou o Comitê Assessor de Ciências Sociais Aplicadas. Foi membro do Conselho Superior da FAPERGS, tendo também participado do Conselho da CIENTEC, FINEP, CGEE e EMBRAPA. Foi Presidente da Fundação de Economia e Estatística do RS (FEE) e do SEBRAE-RS. Atuou como Presidente do Conselho Universitário Iberoamericano (CUIB) (2002-2003), também do Fórum das Instituições de Ensino Superior do RS (2002-2004) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior ANDIFES (2003-2004). Foi ainda membro da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM – 1997-2004). Possui livros e artigos nacionais e internacionais na área de educação superior, CT&I e estudos urbanos e regionais. Tem participado em diferentes conselhos administrativos e deliberativos de instituições de fomento à formação de recursos humanos e à pesquisa, bem como de organização e coordenação de atividades científicas e acadêmicas nacionais e internacionais. Em 2008, foi condecorada com a Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Grã-Cruz – em 2002, na categoria Comendador pelo MCT, e, em 1989, recebeu condecoração da Ordem Militar do Exército Nacional. Em 2001 recebeu o Prêmio Direitos Humanos no RS, concedido pela Unesco e, em 2004, o Prêmio Pena Libertária da Educação pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul Sinpro/RS. Entre as homenagens recebidas estão os títulos de Cidadã de Porto Alegre, em 1998; a Medalha Cidade de Porto Alegre, em 2001; o Prêmio de Mulher Cidadã na categoria Profissionalização e Emprego, em 2002; e na categoria de Educação, em 2004, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Recebeu, ainda, a Medalha de Serviços Distintos, concedida pela Brigada Militar do Estado; a Medalha Negrinho do Patoreio, em 2000; e foi também condecorada pela Ordem do Ponche Verde, Grau Oficial, em 2004, todas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Recebeu a Grande Medalha da Inconfidência pelo Governo do Estado de Minas Gerais, em 2004.
Realização
- ABEU
A ABEU congrega hoje mais de cem editoras universitárias distribuídas no país, com o objetivo de promover a cultura e socializar o conhecimento através da produção e difusão do livro universitário.
Durante seus mais de 25 anos de existência, a ABEU tem ocupado espaços no cenário nacional, dando mais visibilidade aos editores associados e à produção científica, acadêmica e cultural das universidades. A participação nas Bienais do Livro de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde a ABEU tem sido destaque tanto pela qualidade do seu material como pelo tamanho e impacto de sua presença, e a participação nos principais eventos científicos, tal como a SBPC, são exemplos da atuação da Associação para cumprir sua grande missão, que é a de difundir o conhecimento produzido nas Instituições de Ensino Superior.
A missão da ABEU é atuar no desenvolvimento da cultura editorial universitária, de modo corporativo e ético, fornecendo soluções, produtos e serviços adequados às necessidades dos associados, das instituições parceiras e leitores, e contribuindo para as políticas do livro e da leitura no país.
- UFSM
Histórico
A Universidade Federal de Santa Maria foi a primeira universidade federal criada no interior, fora de uma capital brasileira. Esse fato representou um marco importante no processo de interiorização do ensino universitário público no Brasil e contribuiu para o Rio Grande do Sul tornar-se o primeiro Estado da Federação a contar com duas universidades federais.
Idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, foi criada pela Lei n. 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, com a denominação de Universidade de Santa Maria (USM). O ato oficial de criação deu-se juntamente com a criação da Universidade Federal de Goiás, no dia 18 de março de 1961, em cerimônia realizada em praça pública, na cidade de Goiânia, ocasião em que o então Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira discorreu sobre a necessidade de interiorizar o ensino superior oficial.
A Universidade Federal de Santa Maria é uma Instituição Federal de Ensino Superior, constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. Está localizada na Cidade de Santa Maria, situada no Centro Geográfico do Rio Grande do Sul (latitude de 29º 33’ 06” S e longitude de 53º 46’ 02” O), distante 290 km da capital do estado, Porto Alegre. Tem sua sede localizada no Bairro Camobi, na Cidade Universitária “Prof. José Mariano da Rocha Filho”, onde acontece a maior parte de suas atividades acadêmicas e administrativas. Possui, ainda, quatro campi fora de sede, localizados em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Silveira Martins e em Cachoeira do Sul.
A regulamentação das suas atividades está ancorada na Lei n. 9.394, Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996; pelo Estatuto, aprovado pela Portaria/MEC n. 156, de 12 de março de 2014 e pelo Regimento Geral, aprovado na 722ª Sessão do Conselho Universitário, pelo Parecer n. 031/2011, de 15 de abril de 2011.
A Universidade foi federalizada pela Lei n. 4.759, de 20 de agosto de 1965, e passou a denominar-se Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Destaca-se que pelo Decreto n. 62.178/68, de 25 de janeiro de 1968, os Colégios Agrícolas de Santa Maria, de Alegrete, de General Vargas e Frederico Westphalen foram transferidos para a UFSM.
O Parecer n. 465/71/CFE, aprovou o Estatuto UFSM/1970, que reestruturou a UFSM, com a criação dos seguintes órgãos na sua estrutura superior, o Conselho de Ensino e Pesquisa, o Conselho de Curadores e a Reitoria; na sua estrutura intermediária, as Faculdades e Institutos foram substituídos por oito Unidades de Ensino, sendo uma de Estudos Básicos e sete de Formação Profissional; na sua estrutura inferior, os Departamentos Didáticos. Foram agregadas as faculdades já existentes à Faculdade de Direito de Santo Ângelo, e integrou a UFSM o Colégio Industrial “Álvaro Leitão”, de Iraí.
No Estatuto UFSM/1978, foi realizada uma nova reestruturação nos Centros de Ensino, criando, transformando ou alterando a denominação das oito Unidades de Ensino para Centros e criando as Pró-Reitorias e subunidades.
No Estatuto UFSM/2010, estabeleceu em sua constituição dez Unidades Universitárias: Centro de Artes e Letras, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Educação, Centro de Educação Física e Desportos, Centro de Educação Superior Norte-RS, Centro de Tecnologia e Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins-RS.
A atual estrutura estabelece a constituição de onze Unidades Universitárias: Centro de Artes e Letras, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Educação, Centro de Educação Física e Desportos, Centro de Educação Superior Norte-RS, Centro de Tecnologia, Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins-RS e Campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Além disso, a Instituição possui três unidades de educação básica, técnica e tecnológica: o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria e o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen.
No ensino presencial, oferece 111 cursos/habilitações de graduação e 92 Cursos de Pós-Graduação permanentes, sendo 26 de doutorado, 48 de mestrado e 18 de especialização (dados de 05/2014, Fonte: Portal Indicadores UFSM).
Nas unidades de educação básica, técnica e tecnológica, acontecem as modalidades de educação básica, técnica e tecnológica, agregando recentemente o ensino de pós-graduação profissional, na modalidade de mestrado. Na graduação são treze cursos superiores de tecnologia, na educação básica e técnica são 23 e no ensino médio 8 (dados do 1º semestre de 2014). Além disso, os colégios atuam na educação continuada de nível técnico e no ensino de jovens e adultos.
A Instituição incorporou o ensino a distância no ano de 2004. A aprovação ocorreu na 632ª Sessão do Conselho Universitário, de 23 de janeiro de 2004. A regulamentação foi feita pela Resolução n. 002/2004, de 30 de janeiro de 2004, e pela Portaria n. 4.208, de 17 de dezembro de 2004, do Ministério da Educação. O credenciamento para atuar nessa modalidade de ensino deu-se pela implementação do Curso de Graduação em Educação Especial (licenciatura) e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial – Audiocomunicação e Deficientes Mentais.
O corpo discente é constituído de 29.703 estudantes, em todas as modalidades de ensino. No ensino presencial, a graduação, totaliza 18.312; na pós-graduação, 4.195; e na educação básica e técnica, 3.211 estudantes. No ensino a distância, são 2.086 estudantes de graduação, 1.142 de pós-graduação e 757 na educação básica e técnica (dados de 04.06.2014, Fonte: Portal Indicadores UFSM). O expressivo aumento de vagas dos últimos anos foi reflexo da adesão da UFSM ao processo de expansão das universidades.
O quadro de pessoal conta com 4.674 servidores, incluindo docentes do ensino superior, docentes da educação básica, técnica e tecnológica e técnico-administrativos em educação. Destes, 1.653 são docentes permanentes de nível superior e 215 da educação básica, técnica e tecnológica, além de 2.806 técnico-administrativos em educação, dos quais 1.216 atuam no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). (Dados de 04.06.2014, Fonte: Portal Indicadores UFSM).
Fundado em 1970, o HUSM representa uma referência em saúde para a região centro do Rio Grande do Sul. Atua como hospital-escola, com sua atenção voltada para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e assistência em saúde. Possui capacidade instalada de 307 leitos, dispõe de 58 salas de ambulatórios, que atendem 38 especialidades, numa média de 12.556 consultas/mês. Também é referência regional para Pronto-Socorro e gestação de alto risco para uma abrangência de 45 municípios e população de mais de um milhão de habitantes. No Pronto-Socorro, são atendidos em média 3.755 pessoas/mês (Fonte: Relatório de Estatística – jan. a dez./2013 – HUSM).
O hospital representa um importante campo de práticas a estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde e demais cursos e programas da UFSM nas áreas do ensino e da pesquisa. No âmbito da pós-graduação, possui programa de residência médica; um programa de residência multiprofissional integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde. Atualmente, tem seu Planejamento Estratégico vinculado ao Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários e ao Plano de Desenvolvimento Institucional.
- Editora UFSM
A Editora da Universidade Federal de Santa Maria tem por finalidade a implementação e execução da política editorial da Instituição e, especificamente, incentivar a produção científica, literária, tecnológica, didática e cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da sua região de influência e do país; editar, coeditar e divulgar os trabalhos que interessem às atividades de ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento; promover o intercâmbio bibliográfico com outras unidades, bibliotecas e entidades similares; manter postos de venda, permanentes e ocasionais, com a finalidade de facilitar à comunidade acadêmica e aos demais interessados o acesso ao material publicado. Enquanto instituição de caráter público, a Editora da UFSM, nos mais de trinta anos de existência, tem estabelecido o seu papel social de atender prioritariamente à produção técnico-científica, cultural e artística da sua comunidade universitária e regional.
A Editora da Universidade Federal de Santa Maria foi criada pelaResolução/UFSM n. 117, de 22-10-1981, a qual foi alterada pelas Resoluções/UFSM n. 025, de 15-05-1987 e n. 012, de 23-07-1991, passando a ser um Órgão Suplementar Central, diretamente subordinada ao Gabinete do Reitor, conforme redefinição de sua inserção institucional a partir de 1994, com autonomia administrativa, financeira e editorial.
A Editora da UFSM conta também, para o desenvolvimento de suas atividades, com a livraria e a grife, as quais atendem ao público interno e externo à instituição, através da venda de livros e produtos com a marca UFSM.
Site: www.editoraufsm.com.br
Comissão Organizadora
Grupos Temáticos
Os pesquisadores, professores e editores poderão enviar trabalhos nos seguintes grupos temáticos:
1) Gestão de Editoras Universitárias;
2) Casos de experiências de sucesso em editoras universitárias.
Normas para envio dos trabalhos:
Serão recebidos, inicialmente, resumos expandidos, que devem seguir a seguinte formatação básica: título em caixa alta; indicação, também em caixa alta, do GT; nome do(s) autor(es) (máximo de quatro por trabalho); filiação institucional e email; e texto, sem parágrafo, de 4 a 5 mil caracteres sem espaço (no Word, fonte Arial, espaçamento 1,5).
Na escrita do texto, devem constar: apresentação do(s) objetivo(s) do trabalho; uma breve descrição da metodologia e dos aportes teóricos e os resultados. Não é obrigado apresentar, já nos resumos, as referências bibliográficas. Serão recebidos ensaios e resultados de investigações empíricas e/ou teóricas.
Atenção: O título da mensagem deve ser Grupo Temático ABEU.
Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: secretaria@abeu.org.br com cópia para xxviiiabeusm@gmail.com
A submissão de trabalhos aos GTs será feita do dia 10 de março até 17 de abril e os trabalhos devem ser divulgados no dia 24 de abril. As apresentações serão realizadas no dia 06 de maio.
A submissão dos trabalhos nos Grupos Temáticos é gratuita.
Trabalhos selecionados:
1. EDUFAL – Profa. Maria Stela Torres Barros Lameiras e Fernanda Lins : UMA EDITORA E UM TRÍPLICE OBJETIVO:CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE EXTENSÃO, PUBLICAÇÕES E EVENTOS – Apresentação do trabalho, das 10h45 às 11h25.
2. Editora UFPR – Prof. Gilberto de Castro e Profa. Suzete de Paula Bornatto: CONVERSÃO DE EDITORAS PÚBLICAS EM FILIAIS INSTITUCIONAIS – Apresentação do trabalho, das 11h30 às 12h30.
Sobre Santa Maria
A Cidade
Turismo e Lazer
Basílica da Medianeira: O Santuário foi inaugurado e dedicado liturgicamente no dia 15 de agosto de 1985, quando ocorreu o 75º aniversário da criação da Diocese e 50° aniversário de benção da Primeira Pedra. Os vitrais representam motivos bíblicos marianos, bem como os principais marcos históricos da devoção da Medianeira em Santa Maria. O Altar-Mor é recoberto de madeira fossilizada proveniente do município de Mata. Ao centro do presbitério é vista a imagem de Deus Trindade, evidenciando o Cristo Ressuscitado. O ano 1930 marcou início da Festa da Medianeira em Santa Maria e a partir de 1943 começaram as Romarias Estaduais que até hoje atraem fiéis. Centenas de milhares de peregrinos, romeiros e devotos já passaram pelo Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. A Romaria acontece sempre no segundo domingo do mês de novembro.
Theatro Treze de Maio: Inaugurado em 1890, possui estilo arquitetônico Neoclássico. Após passar por restauração, remodelação e ampliação, foi solenemente reaberto. Atualmente é mantido pela Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio, onde são realizados inúmeros espetáculos teatrais, de dança, de música, recitais, entre outros. Está localizado na Praça Saldanha Marinho, Centro. Fone (055)3222 9009.
Calçadão Salvador Isaia: É uma ótima opção para lazer, compras e encontros. Possui lojas, bares, restaurantes, shopping e várias opções gastronômicas e culturais. Está localizado no centro da cidade, na primeira quadra da Rua Dr. Bozano.
Vila Belga: Construída no início do século passado para servir de moradia aos funcionários da empresa belga que explorava a estrada de ferro, foi um dos primeiros conjuntos habitacionais do estado. A arquitetura eclética das 84 casas, com a presença de elementos Art Nouveau decorando as fachadas, trouxe para Santa Maria reflexos da “Belle Époque” francesa. Faz parte do conjunto denominado Mancha Ferroviária juntamente com o Colégio Manoel Ribas e a Estação Ferroviária, tombada pelo IPHAE como Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul. Está localizada no final da Av. Rio Branco.
Museu Memorial Mallet: Constituído de Museu Histórico e Mausoléu, possui um volumoso e significativo acervo, caracterizando-se num importante polo de atração cultural, turística e de lazer. O Museu apresenta, de forma elucidativa e cronológica, a história do Regimento Mallet e da Artilharia, retratando a história brasileira a partir da Revolução Farroupilha. Está localizado na Rua Marechal Hermes s/n, Bairro Passo da Areia. Visitas: terça a domingo, das 8 às 17 horas – fone – (055) 3212 3388 ramal 206.
Monumento ao Ferroviário: Inaugurado em 1932, é uma ótima opção para uma vista panorâmica da cidade de Santa Maria. Está localizado na Rua Antônio Dias, Bairro Itararé.
Parque Itaimbé: É o parque mais conhecido da cidade, sendo um local de integração social e de lazer no município. Ao longo do parque você encontra a Casa do Mel, o Centro de Atividades Múltiplas e a Concha Acústica.
Prédios Históricos: Por toda a cidade é possível contemplar prédios com fachadas de arquitetura e estilos variados. Próximo à Praça Saldanha Marinho, estão localizados o Clube Caixeiral; a Caixa Econômica Federal; a antiga Escola de Artes e Ofícios dos Ferroviários e a residência do reitor fundador da UFSM, Mariano da Rocha Filho – Gaúcho do Século; a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), com uma belíssima fachada externa, tombada como Patrimônio histórico do Município. O prédio possui o primeiro elevador da cidade e está localizado na Rua Venâncio Aires, 1934. Fone: (055) 3222 7788.
Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição: Inaugurada em 1909. A fachada apresenta um estilo eclético, com elementos arquitetônicos de vários momentos da história da arte, especialmente dos períodos Barroco e Neoclássico. Na parte interna, é enriquecida com obras do pintor italiano Aldo Locatelli. Está localizada na Av. Rio Branco, 821 – fone – (055) 3221 2695.
Igreja Nossa Senhora das Dores: Inaugurada em 1936. A fachada conta com uma belíssima escultura de Cristo com os braços abertos. Possui elementos originários da Itália medieval e também aspectos da arte barroca. A pintura interna é do pintor Lazzarini. Está localizada na Av. Nossa Senhora das Dores, 304. Agende sua visita pelo fone (055) 3221 3072.
Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt: Inaugurado em 1948, é o 1º santuário no Brasil. Neste local iniciou a obra do Diácono João Luís Pozzobon (em processo de canonização pelo Vaticano): a oração do terço, hoje difundida em mais de 40 países. No dia 18 de cada mês, é renovada a Aliança do Amor com a Mãe, através de celebrações e orações em todos os santuários. Está localizado na Av. Nossa Senhora das Dores, 849 – fone (055)3222 8188.
Base Aérea de Santa Maria (BASM): Criada em 1970, é um local marcante na paisagem local, graças ao grande entrosamento que alcançou junto à comunidade, realiza anualmente dois grandes eventos destinados a atender ao público externo: no mês de maio é realizada a Mateada da Sentinela e em outubro, acontece a Exposição Aeronáutica (EXPOAER), um dos maiores eventos aeronáuticos do sul do país. Está localizada na RST 287, Bairro Camobi, km 12 – fone: (055) 3226 6700.
Vale do Menino Deus: Nas atribuições naturais, o Vale é resultado de uma falha geológica, o desencontro de dois grandes blocos de rochas, característica marcante do Planalto Vulcânico. Embora esta forma de relevo seja comum no Estado, no município de Santa Maria, apresenta-se como convite ao turismo ecológico. Sobre seu Vale, na década de 1950, foi construído um viaduto em curva, popularmente conhecido como “Garganta do Diabo”.
Royal Plaza Shopping: Com amplas e modernas instalações, o Royal Plaza Shopping oferece ótimas oportunidades de compras, lazer e entretenimento. Sua infraestrutura completa, disposta em três pavimentos, oferece grande variedade de lojas e marcas, além de cinema 3D, praça de alimentação com internet wirelees, play ground e serviços. Está localizado na Avenida Nossa Senhora das Dores, n. 305, Nossa Senhora das Dores. Site: www.royalplaza.com.br
Santa Maria Shopping: O Santa Maria Shopping é uma empresa gaúcha voltada para as necessidades de conforto, segurança e variedade de opções do consumidor da região central do Estado. O Shopping foi inaugurado em 26 de novembro de 1998, em pleno Calçadão de Santa Maria. O empreendimento conta com 65 lojas. Cerca de 15 mil pessoas circulam diariamente pelos seus corredores. Periodicamente diversas ações culturais, sociais e recreativas são desenvolvidas a fim de atender as expectativas da comunidade local. Está localizado no Calçadão Salvador Isaia, Centro. Site: www.santamariashopping.com.br
Monet Plaza Shopping: Construído em uma área de 27.334,60m², o Monet Plaza Shopping é um empreendimento da Real Empreendimentos S.A. Foi inaugurado em 24/03/1997, sendo o primeiro shopping center da região de Santa Maria. O Monet Plaza Shopping tornou-se uma das principais opções de lazer, compras, entretenimento da cidade e região e contribuiu para firmar Santa Maria como maior e mais importante polo comercial do centro do Estado. Para conforto dos clientes, dispõe de 548 vagas de estacionamento gratuito, além de vagas para táxi, bicicletas, motos e para pessoas portadoras de necessidades especiais. Oferece ainda: segurança, ambiente climatizado, Galeria Monet Plaza Arte e caixas eletrônicos. Site: www.monetplazashopping.com.br
Opções de roteiro
A Comissão Organizadora do evento informa que a empresa Eventur – Viagens e Turismo estará oferecendo serviço de city tour aos interessados em conhecer Santa Maria e região. Os valores e condições podem ser consultados através dos contatos abaixo.
Recomendamos que os interessados entrem em contato direto com a agência de turismo para agendar os passeios, já que a Comissão Organizadora não será responsável por isso.
Eventur Viagens e Turismo
Acomodações
Park Hotel Morotin
RST 287 – Km 6,2 – Bairro Camobi, Santa Maria/RS
Fone: (55) 3220-1600
Tool free: 0800 600 5500
E-mail: park@morotin.com.br
Site: http://parkhotelmorotin.com.br/
* Tarifa acordo para participantes do evento:
Apto individual – R$ 150,00
Apto duplo – R$ 247,00
Obs: Sujeito a disponibilidade. Valores referentes a categoria Luxo. Será preciso identificar-se como participante da Reunião Anual da ABEU. Reservas com Zenir ou Elaine.
Hotel Continental
Rua Benjamin Constant, n.º 1209
Fone: (55) 3028-7071
E-mail: reservas@continentalsantamaria.com.br
Site: http://www.continentalsantamaria.com.br/
* Tarifa acordo para participantes do evento:
Apto individual – R$ 194,00 + 5%
Apto duplo – R$ 248,00 + 5%
Obs: Sujeito a disponibilidade. Valores referentes a categoria Luxo. Será preciso identificar-se como participante da Reunião Anual da ABEU. Reservas com Letícia ou Maira.
Itaimbé Palace Hotel
Rua Venâncio Aires n.º 2741, Centro – Santa Maria/RS
Fone: (55) 3220-1144
E-mail: reservasitaimbe@hoteisobino.com.br
Site: http://www.hoteisobino.com.br/
Hotel Dom Rafael Executivo
Av. Rio Branco n.º 228, Centro – Santa Maria/RS
Fone: (55) 2101-1919
CEL : (55) 2101 1999
E-mail: reservas@hoteldomrafael.com.br
Site: http://www.hoteldomrafael.com.br/
Hotel Dom Rafael Express
Av. Rio Branco n.º 192, Centro – Santa Maria/RS
Fone: (55) 2101-1919
CEL: 55 2101 1999
E-mail: reservas@hoteldomrafael.com.br
Site: http://www.hoteldomrafael.com.br/express/index.php
Hotel Morotin
Rua Ângelo Uglione, n.º 1629, Centro – Santa Maria/RS
Fone: (55) 3220-5200
Tool free: 0800 600 5500
E-mail: morotin@morotin.com.br
Site: http://hotelmorotin.com.br/
Hotel Umberto
Rua Pinheiro Machado, n.º 2310, Centro – Santa Maria/RS (em frente ao Hospital de Caridade)
Fone: (55) 3223-1210 / (55) 3221-1270
E-mail: contato@hotelumberto.com.br
Site: http://www.hotelumberto.com.br/index.php?page=home
Appel Apart Hotel
Rua Appel, n.º 509, Centro – Santa Maria/RS
Fone: (55) 3225-4040 / (55) 3222-7094
E-mail: appel@hotelappel.com.br
Site: http://www.hotelappel.com.br/
Hotel Santa Maria
Rua Tuiuti, n.º 1940, Centro – Santa Maria/RS
Fone: (55) 3223-2211
Rava’s Hotel
Av. Nossa Senhora das Dores, n.º 399, Nossa Sra. Das Dores – Santa Maria/RS
Fone: (55) 3221-1589
E-mail: contato@hotelravanello.com.br
Site: http://www.hotelravas.com.br/
Hotel Paraíso
Rua Venâncio Aires, n.º 1585 , Centro – Santa Maria/RS
Fone: (55) 2103-3960
Site: http://www.hotelparaisosm.com.br/
Apart Paraíso
Rua do Acampamento, n.º 365, Centro – Santa Maria/RS
Fone: (55) 3221-3911
Site: http://www.hotelparaisosm.com.br/
Como Chegar
Santa Maria localiza-se no centro do interior do Estado do Rio Grande do Sul (mapa) e se distancia em 290 km da capital, Porto Alegre. As principais formas de acesso à cidade são as seguintes:
Transporte aéreo
A cidade possui um aeroporto de pequeno porte junto à Base Aérea e é atendido apenas pela empresa Azul Linhas Aéreas.
Os horários de voos entre Santa Maria e Porto Alegre e demais cidades da região podem ser consultados pelo site da empresa: http://www.voeazul.com.br ou telefone 55 3217 0166
Transporte rodoviário
A viagem de 290 km de Porto Alegre a Santa Maria (3h 50min) pode ser feita de ônibus pela empresa Planalto, que conta com ônibus executivo (com internet). http://www.planaltopassageiros.com.br
As passagens de Porto Alegre a Santa Maria podem ser compradas no site da rodoviária de Porto Alegre http://www.rodoviaria-poa.com.br
A passagem de retorno também pode ser comprada no site acima ou ainda no site da rodoviária de Santa Maria – http://www.rodoviariasantamaria.com.br/
Programação
Programação Geral
05-05-2015 (terça-feira)
09h – 14h – Workshop preparatório para Feira do Livro de Frankfurt (para mais informações, clique aqui)
17h – Credenciamento
19h – Cerimônia de Abertura
Prof. Dr. Paulo Afonso Burmann – Reitor da UFSM
Daniel Arruda Coronel – Coordenador Geral do Evento
João Carlos Canossa – Presidente da ABEU
20h – Conferência de Abertura com Roberto Romano da Silva – “Do Renascimento aos nossos dias, as letras e suas formas”
21h – Coquetel
06-05-2015 (quarta-feira)
9h – Mesa: Planejar uma Editora na Universidade
Geraldo Francisco Huff (SECAD)
Wrana Maria Panizzi (UFRGS)
Mediador – Rudi Weiblen (UFSM)
10h30min -10h45min – Intervalo para café
10h45min – 12h30min – Grupos Temáticos
12h30min – 14h – Intervalo para Almoço
Para sugestões de restaurantes próximos ao evento, clique aqui.
14h -15h – ABEU Regional
15h – 18h – Assembleia ABEU: prestação de contas, definição da sede da próxima reunião anual, inscrições de chapas para a nova diretoria da ABEU, eleição e posse da nova diretoria.
18h – 20h – Mostra de Exposições na Feira do Livro de Santa Maria
21h – Jantar de Confraternização
07-05-2015 (quinta-feira)
9h – Mesa: Marketing, marketing editorial e livro universitário
Bruno Weiblen (Grupo A)
Fernando Cesar Quaglia (Capítulo Sete)
Marieta de Moraes Ferreira (FGV)
Fernando Luce (UFRGS)
Mediador: Daniel Arruda Coronel (UFSM)
10h30min – 10h45min – Intervalo para café
10h45min – 12h30min –Mesa de Encerramento: Ações políticas para o livro e o leitor
Diego Drumond e Lima – Vice-presidente de Comunicação da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL)
Afonso Martin – Diretor-presidente da Associação Nacional das Livrarias (ANL)
Luís Antonio Torelli – Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Raquel Menezes – Presidente da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE)
Mediador – Marcelo Luciano Martins Di Renzo (ABEU)
12h30min – Encerramento e avaliação do evento
13h – Almoço
Para sugestões de restaurantes próximos ao evento, clique aqui.
Visita à Gráfica Palotti e UFSM durante a tarde, em horário a ser definido.
Obs: Esta programação poderá sofrer alterações devido à disponibilidade dos palestrantes.
Workshop
A ABEU oferecerá, no dia 05 de maio (terça-feira), das 9 às 14h, um workshop preparatório à Feira do Livro de Frankfurt, com o seguinte conteúdo:
1. Conhecendo a Feira Internacional do Livro de Frankfurt (a estrutura da feira; o perfil do visitante e os números da Feira de Frankfurt; por que ir à Feira do Livro de Frankfurt?);
2. Preparando sua participação (seleção de títulos e catálogo em inglês; construindo sua exposição; prospecção de potenciais parceiros; a elaboração da sua agenda; dicas básicas para vender direitos);
3. Ida a Frankfurt.
Ministrará o workshop a profissional Cristiana Negrão, agente especializada na Feira.
Local: APUSM – Av. Nossa Senhora das Dores, 791, bairro Dores.
Para adesão ao workshop, inscrever-se por meio da ficha de inscrição da própria reunião anual.
Observação: o workshop só será realizado se houver adesão mínima de 20 pessoas.
Abeu Técnico
Dentro da programação do evento, será oferecida uma oficina, que se destina a técnicos em editoração, capistas, produtores, design gráficos, assessores de imprensa, profissionais do livro de um modo geral.
Oficina: Editoração gráfica – hands-On, finalizando arquivos digitais
Instrutor: Jonas Mateus
Participação de Ernesto Rigue (Produção e controle de qualidade) e Ivete Conceição (Pré–impressão) – profissionais da Gráfica Pallotti para esclarecimentos de dúvidas de ordem mais prática do dia a dia.
Local: APUSM – Av. Nossa Senhora das Dores, 791, no bairro Dores.
Data: 06 de maio de 2015
Horário: 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h30
15h30 às 17h30 – visita ao parque gráfico da Pallotti
Tópicos que serão abordados:
– Finalizando cores corretamente: conversões e espaço de cores.
– Modos de cores: CMYK – Greyscale – cores especiais (pantone) – Perfis de cores Adobe Photoshop (Color Settings).
– Bitmaps: modo, resolução, vínculos e formatos corretos.
– Vetores: nós e objetos complexos (lentes, sombras e transparências).
– Lineaturas: escolha correta para cada publicação.
– Fontes: tipos, compatibilidades e conversão em curvas.
– Diagramação final de arquivo: aproveitamento de papel – marcas de corte, dobra e registro – sangrias e informações obrigatórias – exemplo de Ordem de Serviço.
– Revisão final: provas de cor e impressão final – soft-proof – contratual – check-list – PDF/X1-a, gerando e revisando.
– Problemas mais comuns na finalização.
– Transporte de arquivos:via mídias e via Internet.
– Utilização do InSite.
Jonas Mateus: Profissional com mais de 25 anos de experiência avançada no ramo das artes gráficas, vivenciados em empresas de editoração eletrônica, design e bureaus digitais de pré-impressão e sinalização. Atua como Consultor Técnico e instrutor nas áreas de Pré-impressão, Sistemas de Impressão/Sinalização, Design, Editoração Eletrônica, Informática com ênfase em Redes, Internet e Workflows.
Obs:O número de participantes deverá ser no mínimo 25 e máximo 40 pessoas.
As inscrições podem ser feitas nesta página, no menu Inscrição.
Inscrição
As inscrições para a XXVIII Reunião Anual da ABEU podem ser feitas de 10 de março a 17 de abril de 2015.
O processo é simples: Clique aqui, preencha e encaminhe a ficha para abeu@abeu.org.br com cópia para xxviiiabeusm@gmail.com
O pagamento pode ser feito por boleto ou depósito bancário.
UFSM: Estudantes e servidores da UFSM têm a opção de participar somente da palestra de abertura ou de mesa específica. Exclusivo para esses casos, mediante apresentação de comprovante de vínculo, clique aqui, preencha e encaminhe esta ficha para abeu@abeu.org.br com cópia para xxviiiabeusm@gmail.com. Nesse caso o pagamento poderá ser feito apenas por boleto bancário.
Obs: A apresentação nos Grupos Temáticos não tem custo. Mais informações estão disponíveis aqui no site, na aba Grupos Temáticos.
Valor da inscrição para associados ABEU
Reunião Geral: R$ 270,00
Oficina do ABEU Técnico: R$ 150,00
Workshop para Frankfurt: R$ 100,00
Valor da inscrição para não associados
Reunião Geral: R$ 320,00
Oficina do ABEU Técnico: R$ 200,00
Workshop para Frankfurt: R$ 150,00
Valor da inscrição para palestra de abertura ou para mesa específica (SOMENTE alunos e servidores da UFSM, devendo apresentar comprovante de vínculo no ato da inscrição)
R$ 20,00 por atividade
Contato
Editora UFSM
Telefone: (55) 3220 8610
E-mail: xxviiiabeusm@gmail.com
ABEU
Telefone: (11) 5078 8826
E-mail: abeu@abeu.org.br
xxviiiabeusm@gmail.com