Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudos Sobre Universidades

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE UNIVERSIDADES (GEU)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

geu@ufsm.br (55( 3220-9685 Prédio:16 Sala:3175 – Centro de Educação
Notícias geu
II JORNADA SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONTEXTOS EMERGENTES: Enciclopédia Brasileira da Educação Superior
Detalhes Publicado: 23 Novembro 2018 Criado: 23 Novembro 2018 A equipe do GEU/UFSM participou da II JORNADA SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONTEXTOS EMERGENTES: Enciclopédia Brasileira da Educação Superior, no dia 22…
21/01/2020 – 09:03
Palestra da Profa. Rosita Romero/INACAP/CHILE
Detalhes Publicado: 07 Novembro 2018 Criado: 07 Novembro 2018 ATENÇÃO! Aqui podem acessar à gravação da palestra de Rosita Romero. https://inacap.adobeconnect.com/ppfkmytib5fk/<https://inacap.adobeconnect.com/ppfkmytib5fk/?OWASP_CSRFTOKEN=af727b34d31ee0795422326e82487a2a4360fb5eff5db979be1c68d7c4ad69ed  
21/01/2020 – 09:02
O Grupo de Estudos sobre Universidades/GEU-UFSM – PARTICIPA DO X CIDU/CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ” O ENVOLVIMENTO ESTUDANTIL”
Detalhes Publicado: 06 Novembro 2018 Criado: 06 Novembro 2018 Os pesquisadores do GEU/UFSM participaram do X CIDU-Congresso Ibero-Americano de Docencia Universitária ” O Envolvimento Estudantil”, na PUC/RS, no perídodo de…
21/01/2020 – 09:01
CONVITE PARA PALESTRA
Detalhes Publicado: 06 Novembro 2018 Criado: 06 Novembro 2018 O PPGE, por meio do GEU/UFSM, convida para a palestra “Investigación-Acción, herramienta para innovar en educación” (em espanhol) da Profª. Dra. Rosita Romero Alonso…
21/01/2020 – 09:01
GEU PARTICIPA DO VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS
Detalhes Publicado: 10 Outubro 2018 Criado: 10 Outubro 2018 Os pesquisadores do GEU/UFSM participaram VIII Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas, promovido pela UFRGS e o Núcleo de Educação…
21/01/2020 – 09:00
GEU PARTICIPA DO VI SEMINARIO INTERNACIONAL DE POLITICAS PUBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Detalhes Publicado: 10 Outubro 2018 Criado: 10 Outubro 2018   A Equipe GEU/UFSM participou no “Seminário Internacional de Políticas Publicas da Educação Básica e Superior”, na UFSM, com a pesquisa…
21/01/2020 – 08:57

Apresentação

A Rede Grupo de Estudos sobre Universidades/UFSM surge do convite da Rede GEU/UFRGS que desempenha atividades relacionadas à pesquisa em eixos que contemplam a Educação Superior. A aceitação para estes estudos na rede partiu da iniciativa dos professores Drª. Adriana Moreira da Rocha e Drº. Francisco Nilton Gomes de Oliveira, aderida na gestão do Reitor Paulo Burmann. A ideia da implantação e da implementação da Rede na Universidade Federal de Santa Maria impinge novos cenários determinantes nesta modalidade de ensino vislumbrando as relações entre ensino, pesquisa e extensão.

A ideia central é que a rede esteja alocada no Centro de Educação / PPGE/ UFSM em face às discussões que regem este programa que debatem sobre temas na Educação.

As linhas de investigações contemplam:

[1] A Gestão, docência e inovação da Educação Superior, que objetiva contribuir para a construção de produções acadêmicas que sirvam de subsídio para a definição de políticas públicas de âmbito regional/ local para a educação e que sirvam, igualmente; fomentar redes de gestão e formação na educação básica e superior, partindo de um mapeamento das redes e comunidades presenciais e virtuais em atividade; construir e promover propostas e práticas pedagógicas inovadoras; propor um Observatório da Educação centrado no objeto gestão/docência/inovação na educação superior. Articular grupos de pesquisa da UFSM que tenham como foco estudos e pesquisas em gestão e docência da Educação Superior. (GP Políticas, Avaliação e Gestão no Ensino Superior – PAGES; GPKOSMOS; DIALOGUS; GTFORMA; GPFOPE; ELOS; GEPEIS, GEPE), além de cursos stricto sensu e unidades operativas (UAP).

[2] Educação superior: gestão, governança corporativa e avaliação, que objetiva delinear sobre a sociedade do conhecimento e o reflexo desta sociedade no setor educacional, como a expansão e a mudança deste setor; discute-se a necessidade da gestão nas IES a partir desta expansão; e apontam-se as possíveis barreiras encontradas na implantação do planejamento como: resistência às mudanças e cultura do setor; estudar e analisar sobre as relações entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders) e os objetivos pelos quais as Instituições de Ensino Superior se orientam; discutir e analisar a regulamentação do ensino superior no Brasil.

[3] Internacionalização, políticas educacionais e instituições de ensino superior, que objetiva compreender e apresentar elucidações relativas ao sistema de ensino no Brasil, à organização acadêmica, aos órgãos reguladores, a oferta e a demanda educacionais, definições acerca do empreendimento educacional; conceituar os tipos de Instituição de Ensino Superior, a relação da Mantenedora com as Mantidas, a vinculação das Mantidas aos Sistemas de Ensino, os cursos e programas que podem ser oferecidos, bem como fazer um levantamento de dados estatísticos e descritivos sobre o setor educacional, do cenário atual e da dimensão das mudanças ocorridas nos últimos anos. Esta rede almeja uma parceria com todos os centros com vinculo à UFSM como uma forma de fortalecer as estratégias de Ensino, Pesquisa e Extensão da IES bem como fomentar estas discursões investigativas com diversos atores que trabalham com a temática da Educação Superior.

[4] Universidade e Práticas Sociais, que objetiva o estudo da Educação em diferentes contextos e práticas sociais em níveis de complexidade, de acordo com à Política Nacional de Assistência Social- PNAS e a Plano Nacional de Educação/PNE.