Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Literatura e Autoritarismo

LITERATURA E AUTORITARISMO (GRPESQLA)

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3935747466328535 Pesquisa Em Atividade

Contato:

gla@ufsm.br

Apresentação

O Grupo de Pesquisa Literatura e Autoritarismo tem por objetivo desenvolver projetos referentes à produção e recepção de obras literárias em contextos políticos autoritários. Entre seus horizontes preferenciais, estão as experiências do autoritarismo alemão durante o nazi-fascismo e o comunismo, os períodos de autoritarismo brasileiro no Estado Novo e na ditadura militar recente, e as formas ditatoriais na América Hispânica. As questões formuladas nas reflexões críticas envolvem avaliações de critérios com relação aos quais escritores são canonizados, problemas de censura, discussão da recepção de obras associadas à defesa de ideologias autoritárias, bem como comparações entre escritores marcados por diferentes formas de autoritarismo.

A dinâmica de produção do grupo procura articular as diferentes instituições envolvidas, e consolidar as suas linhas de pesquisa nos cursos de pós-graduação em que atuam os docentes, em especial na instituição-sede, a Universidade Federal de Santa Maria. Os pesquisadores pretendem desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão e formação de recursos humanos, incluindo docência em graduação e pós-graduação, estudo de documentos, organização de publicações, promoção de eventos e orientação de alunos.

Durante o período de 2000 a 2002, o grupo desenvolveu uma série de atividades, que foram apresentadas em Relatório enviado ao CNPq em fevereiro de 2001. Os professores Rosani Ketzer Umbach e Jaime Ginzburg receberam bolsas de produtividade de pesquisa do CNPq. Foram envolvidos no trabalho estudantes de graduação, alguns deles com bolsas de iniciação científica, e pós-graduação. Foram organizados quatro eventos no ano de 2001 com apresentação de trabalhos de membros do grupo e de convidados.

Além de organizar o nº 22 da Revista Letras e o nº 4 da Revista Ensaios, ambas da UFSM, com o tema Literatura e Autoritarismo, membros do grupo publicaram artigos no país e no exterior, com resultados de seu trabalho. Em agosto de 2002, o relatório recebeu aprovação do CNPq. Desde 2003, o Grupo também disponibiliza a Revista Literatura e Autoritarismo Online, ISSN 1679-849X, disponível em www.ufsm.br/la no link “revista eletrônica”.

Objetivos:

  • Refletir sobre as representações literárias de regimes autoritários na Alemanha, na América Hispânica e no Brasil, tendo em vista problemas de Teoria Literária e de Literatura Comparada.
  • Estudar contribuições da Teoria, da Crítica e da Historiografia Literárias para o estudo das relações entre Literatura e Autoritarismo. Serão levantadas categorias utilizadas pelos críticos e historiadores, e examinadas as fundamentações teóricas empregadas.
  • Refletir sobre conceitos de Estética e de Teoria da Literatura a luz das relações entre Literatura e Autoritarismo. Conceitos como juízo crítico, universalidade, engajamento, participação, crítica social, literariedade, mímese e cânone serão discutidos tendo em vista a condição específica da expressão literária em um contexto de controle discursivo e ideológico.
  • Examinar obras literárias produzidas em períodos de regimes autoritários e experiências históricas de violência, avaliando suas relações com o contexto ideológico e cultural. As obras estão indicadas nos projetos individuais.
  • Constituir um banco de dados sobre Literatura e Autoritarismo. Como está explicado mais adiante, a intenção é formar uma biblioteca virtual sobre o assunto, para consulta de pesquisadores.
  • Contribuir para a consolidação da pesquisa literária nas instituições envolvidas, articulando atividades de docentes de diferentes origens. Serão realizadas atividades em graduação e pós-graduação, bem como eventos e publicações em âmbito interinstitucional.