Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Materiais Inorgânicos

LABORATÓRIO DE MATERIAIS INORGÂNICOS (LMI)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

brunonoschang@bol.com.br – Departamento de Química

Apresentação

LMI foi formado em 1996 por um conjunto de pesquisadores interessados em desenvolver a área de síntese inorgânica utilizando a difração de raios-X em monocristal como um método de determinação de estruturas moleculares. Recentemente, o grupo foi contemplado com o Certificado de Núcleo de Excelência em Pesquisa, obtido através da aprovação do projeto Síntese, Caracterização e Cristaloquímica de Téctons – Análise de Arranjos Tectônicos, submetido ao Programa PRONEX, financiado pelo Governo do Estado do Rio grande do Sul.

Atualmente, a equipe de trabalho é composta por um grande número de pesquisadores de áreas interdisciplinares, alunos de pós-graduação e de iniciação científica. A atuação conjunta com outros grupos de pesquisa está consolidando a área de análise estrutural pela sua participação em uma rede de equipamentos existentes na UFSM, denominada LMSPECTRO – Laboratório Multidisciplinar de Espectroscopia

Cooperação:

A dedicação do LMI à pesquisa de materiais nano-estruturados atraiu a atenção da empresa TSM, interessada no desenvolvimento de produtos vinculados a área aeroespacial e defesa. No momento estão sendo traçados os rumos para o desenvolvimento de uma parceria LMI e TSM.