Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

POLI. Coletivo de Estudos em Filosofias da Diferença e Polipoéticas da Subjetividade

POLI. COLETIVO DE ESTUDOS EM FILOSOFIAS DA DIFERENÇA E POLIPOÉTICAS DA SUBJETIVIDADE (POLI)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

marcele.zucolotto@ufsm.br

Apresentação

A proposta do POLI. Coletivo de Estudos em Filosofias da Diferença e Polipoéticas da Subjetividade é agregar estudos, leituras, discussões, experimentações, orientações e publicações envolvidas com a temática da subjetividade, conceito basilar no campo da Psicologia e, para isso, recorrer aos teóricos das chamadas filosofias da diferença que abriram caminhos para construções de micropolíticas de vida no cotidiano. Por “filosofias da diferença” entende-se uma perspectiva filosófica que se desenvolveu a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche no século XIX: uma filosofia atenta à diversidade, que não busca os fundamentos do real, mas as multiplicidades que o constituem. Contando com o apoio de autores como Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault e Maurice Blanchot, o Poli busca experimentar contribuições que estes teóricos considerados pós-estruturalistas possam oferecer para o estudo da produção de subjetividades no contemporâneo. Espera-se que, por meio dos estudos, possam ser fornecidos subsídios para a construção de estratégias que contribuam para o rompimento de subjetividades passivas e aprisionadas em modos de vida assujeitadas e, principalmente, para a construção coletiva de ações e estratégias micropolíticas de criação de modos de existência permeáveis a afetos, potencialidades e intensidades. Deste modo, pretende-se que o recorte teórico abordado no Poli possa ser situado como elemento importante para a construção de conhecimentos em psicologia, em especial para as pesquisas e estudos dos estudantes participantes, seja em nível de graduação ou pós-graduação.