Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Terapia Ocupacional, Educação Inclusiva e ações interdisciplinares

TERAPIA OCUPACIONAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AÇÕES INTERDISCIPLINARES

Pesquisa Em Atividade

Infraestrutura

Objetivos
Tem como objetivo desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão por meio da articulação entre os cursos de Terapia Ocupacional, Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Além disso, busca promover ações voltadas para a inclusão escolar de pessoas com deficiência; capacitação e formação de professores da referida unidade de ensino; orientações quanto ao processo de inclusão aos familiares dos alunos com deficiência além de contribuir para impulsionar as atividades extensionistas e a integração da universidade com a comunidade.
Justificativa
Este programa justifica-se pela qualificação do cotidiano dos alunos, familiares e professores, pelo impacto na formação e aprendizagem dos estudantes tanto no que se refere aos conhecimentos técnico-científicos quanto ao trabalho em equipe interdisciplinar, pela articulação da graduação com a pós-graduação via a articulação do ensino, pesquisa e extensão e pela interação ensino-serviço pelo viés da integração da universidade com a comunidade.
Resultados esperados
A partir da realização deste programa espera-se contribuir no processo de inclusão escolar da população atendida bem como, firmar uma parceria junto aos professores da Unidade de Educação, com o intuito de colaborar e auxiliar os mesmos diante das necessidades que forem apontadas. Busca-se ainda, aproximar os familiares do ambiente escolar, permitindo que os mesmos possam compreender o processo, sanar dúvidas, desmistificar preconceitos, assim como, compreender aspectos de ordem física, emocional e cognitiva que possam interferir no cotidiano de seus filhos. Também espera-se contribuir com a formação acadêmica possibilitando a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, trabalho interdisciplinar; contribuir com trabalhos de conclusão de curso, bem como integralização curricular por meio de atividades a serem contabilizadas como Atividades Complementares de Graduação. Além de garantir a participação dos acadêmicos em atividades de relevante cunho social; e, promover a integração da Universidade com a comunidade. Ainda, incentivar que, a partir das atividades desenvolvidas neste programa e dos dados de pesquisa gerados, trabalhos acadêmicos sejam elaborados para apresentação em eventos científicos. Desta forma, forma o programa irá reafirmar os objetivos da extensão universitária, buscando transformar a concepção atual de inclusão escolar, tornando-a possível e mais efetiva.