Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O IMPACTO DO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO FAMILIAR: UMA REFLEXÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL

O IMPACTO DO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO FAMILIAR: UMA REFLEXÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL

Pesquisa Em Atividade

Infraestrutura

 OBJETIVO GERAL
Analisar, através de uma revisão integrativa, o impacto inicial do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no cotidiano familiar e o processo de inclusão social da criança.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Refletir quais foram às formas com que o diagnóstico foi enunciado para a família e a ocorrência de impactos negativos neste contexto;  Ponderar se as mudanças do cotidiano familiar impactam no processo de inclusão social do individuo com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ; Acompanhar o proceder da família após o diagnóstico e a forma como ocorreu a inclusão social da criança.
Justificativa
Diante de tais fatos e após um levantamento realizado pela pesquisadora, entende-se a importância de se pesquisar sobre o autismo e o impacto sofrido no âmbito familiar, entretanto ainda possuem poucos estudos a cerca da temática, levando ao interesse pelo tema. Ademais, com este estudo abre-se a possibilidade para que, pais de pessoas com TEA, possam compreender, compartilhar sentimentos e formas de reagir após a descoberta, promovendo assim uma inclusão social da criança. Através de informações citadas aqui e o depoimento de uma família que passou pela situação de descoberta e incluiu a criança com autismo na sociedade, será possível acompanhar a trajetória dessa família e formas que tornaram possível essa inclusão para servir como exemplo e apoio para outras famílias. Além disto, intui-se que, no contexto acadêmico abra-se a possibilidade de uso como suporte para construção do conhecimento acerca da temática, além de auxiliar despertar o olhar mais amplo sobre a família de pessoas com TEA e de que forma o diagnóstico positivo impacta no o cotidiano da família.