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TECNOLOGIAS DE REDES E A TROCA DE SABERES NA FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL

TECNOLOGIAS DE REDES E A TROCA DE SABERES NA FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL

Extensao Em Atividade

Infraestrutura

Objetivo Geral
Oferecer diferentes recursos para integração acadêmica entre os estudantes de graduação em Terapia Ocupacional, docentes, Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), e a comunidade profissional levando-os a reflexão crítica sobre seu compromisso com seu processo educativo assim como de aprendizagem dos diversos contextos de atuação profissional.
Objetivos específicos
• Levar o estudante a reflexão do contexto histórico, social, cultural, econômico e político que regem a Terapia Ocupacional no mundo e no Brasil;
• Promover a inter-relação da profissão nas diferentes regiões do país;
• Estimular, motivar e manter a conectividade e o vínculo do(a) aluno (a) com o curso de Terapia Ocupacional e a UFSM;
• Incentivar o interesse pelo conhecimento e pelo próprio aprendizado em terapia ocupacional, dos diversos contextos de atuação profissional;
• Contribuir para o processo de ensino-aprendizado por meio da rede de trocas e saberes institucionalizados da profissão;
• Desenvolver novas habilidades educativas e metodológicas juntos aos discentes do curso de Terapia Ocupacional da UFSM.
Justificativa
Adotar novos formatos com a inovação do processo de ensino-aprendizagem faz com que o discente desperte a curiosidade na busca de novas informações e assim motivando-o a integrar teoria e prática na fundamentação da sua formação profissional. Marin, et al (2010) destaca que o uso de metodologias ativas favorece a motivação autônoma e diminuição das dificuldades durante o seu processo de aprendizagem. Berbel (2011) acrescenta que, tais formas de ensino-aprendizagem maximizam o processo na medida em que os estudantes buscam os fundamentos teóricos de uma temática específica, ampliando teorias aprendidas ou acrescentando novos conteúdos. Moran (2015) afirma que, as instituições de ensino deverão desenvolver novos caminhos na educação, voltando-se para modelos centrados no aprendizado ativo. Entretanto, estas metodologias se apresentam com um desafio em mudar a configuração do currículo, a participação dos professores e a organização das atividades didáticas. Paulo Freire diz que a aprendizagem deve partir dos princípios da horizontalidade na relação educador-educando, baseando-se que este educando é o sujeito da própria aprendizagem. Couto (1999), referenciando Paulo Freire, relata que a educação deve ser capaz de promover a autoconfiança, fazendo com que a ação educativa seja um ato contínuo de recriação e de ressignificação de significados para uma educação conscientizadora. Macedo, et al (2018) diz que a Metodologia Ativa (MA) permeia conceitos de aprendizagem baseados numa concepção de educação crítica-reflexiva ao estimular o aluno com uso de ferramentas diversas dentro do processo ensino-aprendizagem, o que poderá resultar na ampliação do envolvimento do aluno na busca pelo conhecimento. Desse modo, esse projeto torna-se relevante ao ampliar as possibilidades de aprendizado por meio de tecnologias remotas, aproximando assim os alunos dos diversos contextos de atuação profissional. Sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação na educação os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam o uso dessas tecnologias, apontando que “É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras” (BRASIL, 1998, p. 96). Rodrigues (2009) reconhece que o uso da tecnologia foi responsável pelo advento de inovações no acesso ao conhecimento. Diante de tais fatos e visto que a Pró-reitora de Graduação informa que, com a suspensão das atividades acadêmicas presenciais físicas, institui-se o Regime Domiciliar Especial (REDE) o curso de Terapia Ocupacional vem articulando variados formatos de inclusão, inserção e participação do aluno com o meio acadêmico. Assim, ressalta o Cap. II sobre o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), em seu Art. 5º “Em relação às atividades acadêmicas, a presencialidade física das mesmas está suspensa em toda a sua extensão (aulas, práticas, eventos, encontros, bancas, entre outros)”, em seu Art. 6º “As atividades referidas no artigo anterior poderão ser executadas em Regime de Exercícios Domiciliares Especiais, inclusive avaliações” e no Art. 7º “As aulas teóricas e atividades práticas, onde seja possível sua execução (a critério do docente), utilizarão, durante o período de suspensão, meios virtuais para o seu andamento, dentre eles: I – Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem, a exemplo do Moodle; II – E-mail; III – Grupos Específicos em Redes Sociais; IV – Skype; V – Aplicações do G Suite for Education; VI – outras formas de compartilhar recursos e aplicar/avaliar atividades escolhidas pelo docente da disciplina e acessíveis aos estudantes”. Sendo assim o formato de ACG on line (atividades complementares de graduação) mais uma alternativa encontrada pelo curso de Terapia Ocupacional de inserção no sistema REDE.
Resultados esperados
Favorecer maior adesão e interação dos discentes do Curso de Terapia Ocupacional com este projeto de ensino que pretende estimular a construção, ampliação e apropriação dos conceitos que norteiam a Terapia Ocupacional, bem como a interlocução direta com a prática profissional, ao lançar mão de uma metodologia de ensino e aprendizagem inovadora, atraente e interativa.