Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Simanihot

SIMANIHOT

Pesquisa Em Atividade

Contato:

simanihot@gmail.com Prédio:77 – Departamento de Fitotecnia

Apresentação

A pesquisa com a cultura da mandioca que forneceu as bases científicas para o desenvolvimento de um simulador de crescimento, desenvolvimento e produtividade de mandioca iniciou em 2005 pelo grupo de pesquisa em Agrometeorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2011-2012, pelo programa de Pós-graduação em Agronomia, a Engenheira Agrônoma Luana Fernandes Tironi na sua dissertação de mestrado desenvolveu o código fonte de um modelo ecofisiológico da cultura da mandioca calibrado no ano agrícola 2011-2012 para a cultivar Fepagro- RS 13 e testado com dados de trabalhos realizados com essa cultivar em Santa Maria, Vera Cruz, Glorinha e Eldorado do Sul.
A partir das bases científicas surgiu a idéia da elaboração de um aplicativo mais acessível ao usuário, através de uma interface gráfica, já que o código fonte do modelo é em FORTRAN. A esse simulador foi dado o nome de Simanihot (“Si” de “Simulador”, e “Manihot” do nome científico da mandioca “Manihot esculenta Crantz”).

A partir do ano 2013, pelo programa de pós graduação em Engenharia Agrícola da UFSM, a MSc. em Agronomia Luana Fernandes Tironi continuou seu trabalho de modelagem com a cultura da mandioca, com a calibração do Simanihot para outras cultivares de mandioca, como a Fepagro-RS14, Estrangeira, Cascuda, São José e Paraguaia. Esse trabalho continuará sendo realizado nos próximos anos, afim de se ter uma calibração do modelo de mandioca para as principais cultivares de mandioca produzidas no Estado do Rio Grande do Sul.

Além disso, foi realizado um estudo do efeito do CO2 na cultura da mandioca, permitindo a introdução de uma função de resposta à CO2 na atmosfera.e realizado um trabalho em conjunto com a física do solo para a introdução de dois modelos de balanço hídrico no simulador.