Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ABORDAGENS DA TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTISTA

ABORDAGENS DA TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTISTA

Pesquisa Em Atividade

Infraestrutura

Objetivos
Objetivo Geral Refletir sobre as contribuições da intervenção terapêutica ocupacional no tratamento de crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, com base nas ocupações da criança.
Objetivos Específicos – Verificar os benefícios das abordagens da Terapia Ocupacional no tratamento de crianças com autismo, de acordo com as ocupações desempenhadas pela criança; e – Identificar quais são as contribuições das abordagens, usualmente utilizadas pelos terapeutas ocupacionais brasileiros, para um bom prognóstico de crianças com o transtorno.
Justificativa
Com base na contribuição da Terapia Ocupacional intervindo nas ocupações do indivíduo e levando em consideração às alterações que o transtorno do espectro autista causa, entende-se que a análise sobre as abordagens que a profissão realiza, correlacionais às potencialidades e aos objetivos traçados pelos terapeutas ocupacionais poderão auxiliar o Terapeuta Ocupacional na escolha da melhor abordagem frente às necessidades individuais de seus pacientes autistas. A comunidade acadêmica percebe a importância no auxílio de futuras pesquisas acerca da temática, possibilitando a reflexão crítica das abordagens voltadas ao atendimento de pessoas com autismo.
Resultados esperados
Com este estudo se espera ampliar o entendimento sobre as contribuições e aplicabilidade das abordagens terapêuticas utilizadas no tratamento de pessoas com TEA numa perspectiva da Terapia Ocupacional. O estudo toma como base o que Gatti (2004) aponta sobre as pesquisas serem meios nos quais novas descobertas podem ser feitas para a compreensão, solução de problemas e debate sobre determinado assunto, impulsionando os avanços na área. Por fim, entende ser relevante, para a comunidade acadêmica, a compreensão sobre a temática proposta neste estudo.