Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startup incubada na UFSM vence desafio do HackatAgro 2020



A empresa Performance Vegetal foi a vencedora da categoria Segurança do desafio do HackatAgro 2020. Entre os dias 4 e 6 de dezembro, startups e estudantes universitários divididos em equipes criaram projetos relacionados à gestão e segurança no campo. Outras duas startups incubadas na UFSM também participaram do evento online promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

 

Os integrantes da Performance Vegetal, incubada na UFSM desde 2019, se inscreveram no evento com a expectativa de que houvesse um desafio sobre adubação e redução de custos de produção, mas acabaram usando conhecimento em hardware e inteligência artificial para resolver o desafio de segurança no campo. A equipe vencedora criou um dispositivo de alerta contra abigeato, com microchip de monitoramento animal e sonar de alerta de intrusos e de tiros. O prêmio de 15 mil reais será investido na ideia a ser lançada no mercado. Para cumprir os desafios, as equipes receberam mentoria de especialistas do Senar, produtores rurais, professores, consultores e parceiros do projeto.

 

A ideia apresentada pela Inocular – inscrita na segunda rodada do processo seletivo para incubação de empresas na UFSM – foi um aplicativo em que, através de leitura por QR code, os produtores rurais poderão incluir suas notas fiscais de compra em um arquivo. Esse, poderá ser compartilhado no computador, onde serão geradas as informações sobre todos os custos da propriedade. A equipe pensou nisso porque muitos produtores não calculam o custo de produção e não sabem se estão tendo lucratividade. Com o aplicativo, o produtor terá acesso a vídeos educativos sobre a importância da gestão financeira, bem como anúncios de promoções sobre produtos do meio agrícola de seu interesse. Além disso, poderá conhecer os custos, aprender a administrá-los e ainda, aprender a obter maior retorno financeiro nas atividades realizadas na sua propriedade.

 

Quem também pensou na gestão financeira das propriedades rurais foi a Crops Team, que desenvolveu uma ferramenta simples e prática, diferente das planilhas complexas que existem no mercado atualmente. A proposta é um app com possibilidade de acesso via web, em que os produtores vão poder adicionar e editar o que é importante para eles com relação a despesas e entradas. “Tivemos contato via telefone com produtores aqui do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso e pessoalmente com uma equipe de produtores para os quais apresentamos a solução e tivemos um excelente feedback”, conta Michel Rocha, representante da startup incubada na UFSM desde o início de 2020. 

 

Ao iniciar um empreendimento, muitas vezes os profissionais ainda não têm todos os conhecimentos e a maturidade necessários para pôr as suas ideias em prática. “A nossa formação é muito técnica, pouco voltada para o mercado e para o administrativo”, conta Rocha. Para auxiliar as equipes das startups, a Agittec oferece diversos treinamentos e incentiva a participação das empresas em processos de aceleração, de hackathons e imersões em ambientes de negócios. O coordenador de empreendedorismo, Silon Procath, ressalta que “esse tipo de evento dá visibilidade à Agittec e à qualidade das nossas startups”. Rosana Taschetto, representante da Inocular, relata que a equipe vem aprendendo muito com as palestras e eventos oferecidos “nos atualizamos sobre o setor empresarial, o que é de grande importância para o nosso crescimento já que somos ‘novos’ na área e precisamos de meios que nos permitam acesso à essas informações”. 

 

Além de desenvolver a ideia de negócio, é preciso gerir a empresa, encontrar e estabelecer uma boa relação com clientes e saber resolver eventuais problemas que possam surgir. A UFSM, por meio da Agittec, busca formas diversas de orientar e preparar os profissionais para o mercado. Santos Viana, representante da Performance Vegetal, conta que em diversos momentos a startup teve acesso a professores pesquisadores da UFSM e seus alunos “eles apontaram questões de marketing, de administração, de inovação… coisas que nós não teríamos fôlego para fazer sozinhos”. Conheça mais sobre as startups nas respectivas redes sociais e no nosso site. 

Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)

Ilustrações: Camila Santarem, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Inovação e  Transferência de Tecnologia (Agittec).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-2445

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes