Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Projetos do laboratório vinculado ao Instituto de Redes Inteligentes fornecem dados importantes para pesquisas do setor

O sexto episódio da segunda temporada do Inovação Além do Arco apresenta o Laboratório Multiusuário de Projetos Institucionais vinculado ao Instituto de Redes Inteligentes (INRI) da UFSM. O professor Daniel Pinheiro Bernardon, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e responsável pelo laboratório mostra as pesquisas desenvolvidas e seus impactos na sociedade.

O Laboratório Multiusuário de Projetos Institucionais (LMPI) é fruto da parceria com o grupo CPFL Energia para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com destaque para minigeração solar fotovoltaica, eficiência energética e sistemas inteligentes. A proposta é a criação de um campus sustentável tendo uma rede experimental de recursos energéticos distribuídos com o conceito de laboratório vivo, em que alunos e professores possam realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão. O LMPI desenvolve diversos projetos que trazem inovações e melhorias significativas para a Universidade e para a sociedade em geral. Destaca-se entre eles o projeto da usina fotovoltaica do campus.

A usina da UFSM é composta por 384 módulos fotovoltaicos de 270 W, arranjados em 16 strings ligadas em um único inversor trifásico de 100 kW. São 10 estruturas fixadas no solo, com face norte e ângulo de 28°. Ela entrou em operação em novembro de 2018, e em dois anos gerou mais de 267 MWh, com um média de 350 kWh por dia. Tudo isso é o equivalente para abastecer uma média de 70 residências brasileiras, mas não chega a 1% do consumo da universidade. Ainda assim, gerou uma economia de quase 150 mil reais nesse período.

Depois do sucesso desse primeiro projeto, os pesquisadores do laboratório estão licitando mais duas usinas de 400 kW, sendo uma para o campus sede e outra para Cachoeira do Sul, com o objetivo de tornar o consumo energético da UFSM mais sustentável do ponto de vista econômico e ambiental. Outro projeto realizado no laboratório é o sistema de monitoramento e supervisão dos medidores eletrônicos de energia e grandezas elétricas instalados nos prédios do campus sede da UFSM.

O professor Daniel ressalta que, mesmo que esses projetos sejam realizados e testados dentro dos limites da UFSM, eles servem como base para importantes dados de pesquisas no setor. Desse modo, funcionam como modelos que poderão ser seguidos e implementados para além do arco da nossa universidade, funcionando como um fomento à sustentabilidade na sociedade em geral.