Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Projeto da UFSM atua na melhoria da capacidade de treinamento militar via simulação do Exército Brasileiro

No décimo primeiro episódio da segunda temporada do Programa Inovação Além do Arco apresenta o projeto Sistema Integrado de Simulação ASTROS – Grupo de Mísseis e Foguetes (SIS-ASTROS GMF). Os professores Raul Ceretta Nunes e Lisandra Manzoni Fontoura falam sobre o projeto, a equipe e as tecnologias desenvolvidas na UFSM para emprego de simulação no treinamento de pessoas.

O domínio de tecnologias aplicáveis no desenvolvimento de sistemas representa instrumento fundamental na garantia da soberania nacional. “Nesse sentido, a equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atua fortemente para ampliar seu domínio de conhecimento sobre tecnologias de simulação e auxiliar a sociedade a solucionar suas necessidades”, conta o professor Raul. O Exército Brasileiro, através de seu Escritório de Projetos e Departamento de Ciência e Tecnologia, mantém parceria com a equipe do projeto para melhorar sua capacidade de treinamento militar via simulação. Raul conta que o propósito é gerar conhecimento e tecnologia na área de Computação para capacitar brasileiros a construir simuladores.

A professora Lisandra destaca o desenvolvimento de um sistema integrado de simulação para o Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área (Sistema ASTROS). O Sistema ASTROS é um produto 100% nacional, produzido e comercializado pela empresa AVIBRAS. “Nossa equipe desenvolveu para o Exército Brasileiro um Simulador Virtual Tático (mesa tática sensível ao toque e vídeo wall), a integração dele com outros simuladores já em uso pelo Exército e softwares para treinar procedimentos em computadores pessoais”, explica Lisandra. A equipe também realiza a especificação de requisitos de simuladores do tipo cabine a serem desenvolvidos pela indústria. Os protótipos funcionais desenvolvidos estão sendo amplamente usados pelo Exército Brasileiro no Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, no Forte Santa Bárbara em Formosa no estado de Goiás.

Formada por cerca de 30 pessoas (alunos, professores, pesquisadores e funcionários), a equipe do SIS-ASTROS GMF possui conhecimento especializado em áreas como computação gráfica, programação de jogos, inteligência artificial, eletrônica, modelagem 3D, engenharia de software, redes de computadores, dentre outras. Os bolsistas realizam pesquisas avançadas na área de simulação e têm contato com um ambiente profissional no qual são implementados processos de planejamento e controle para cumprimento das metas estabelecidas nos projetos. Os professores acreditam que essa experiência proporciona um diferencial na formação dos profissionais egressos do projeto.

Segundo Raul, alunos que já trabalharam com a equipe hoje ocupam postos de trabalho em importantes empresas nacionais e internacionais. As atividades técnico-científicas envolvem alunos dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, bem como parcerias com outras universidades. Muitas experimentações e artigos técnico-científicos são realizados e publicados em revistas e eventos científicos.

As tecnologias desenvolvidas pelo grupo de pesquisa podem ser aplicadas em diferentes segmentos, como o de jogos de entretenimento e o de treinamento para operação de máquinas e sistemas. Destacam-se pesquisas na área de computação gráfica, em especial, geração de mundos virtuais a partir de dados cartográficos. Na área de inteligência artificial, a equipe elabora algoritmos para navegação autônoma, e na área de integração entre simuladores, mecanismos de tratamento multiresolução. Dois pedidos de proteção intelectual (depósito de patente) também demonstram o potencial inovador da equipe.

Para Raul, é importante ressaltar que com um trabalho focado na geração de conhecimento e tecnologia nacional na área de simulação, e com participação ativa de parceiros, em especial do Exército Brasileiro, a equipe efetivamente estabelece uma conexão profícua entre academia, governo e indústria. “Com nossas pesquisas e desenvolvimentos, efetivamente contribuímos com a inovação no país, com a capacidade de criação de novos produtos com tecnologia 100% brasileira e com a formação de pessoas altamente qualificadas para atuar no mercado de trabalho”, destaca o professor.