Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM fecha acordo de parceria com venture capital mais ativo da América Latina



A UFSM fechou um acordo de parceria com a Bossanova Investimentos, o venture capital mais ativo da América Latina. Através da redebossa, a  Bossanova  oferece investimentos, mentorias e conexões para mais de 500 startups em todas as regiões do Brasil. A partir desse acordo, que terá duração de um ano, a empresa fornecerá informações estratégicas para a Universidade. 

 

A Bossanova foi fundada em 2015 por João Kepler e Pierre Schurmann, investidores anjos que uniram seus portfólios de startups na pessoa física para criar o fundo de micro venture capital no Brasil. Hoje, a empresa investe em startups no estágio pré-seed e seed com cheques de R$100 mil a R$500 mil. O Bossanova Partnership Program tem como objetivo estimular o ecossistema de inovação brasileiro, aproximando a empresa dos principais players de inovação do ecossistema (aceleradoras, incubadoras, HUBs de inovação e comunidades, principalmente). 

 

A UFSM será parceira da empresa através desse programa, que tem como ponto principal um canal exclusivo de indicação de startups. Segundo o analista de investimentos da Bossanova, Guilherme Pepe, todo novo parceiro indica startups para receberem investimento e, da mesma forma, a empresa também pode indicar startups para esse parceiro. “Quando uma startup se inscreve para receber investimento da Bossanova mas por algum motivo ainda não está preparada, nós a direcionamos para um de nossos parceiros”, conta Guilherme. Dessa forma, ao invés de declinar simplesmente, a empresa recomenda algum de seus parceiros, de acordo com a região da startup, para que ela se desenvolva melhor passando por algum programa ou iniciativa de aceleração. 

 

O Coordenador de Empreendedorismo da Agittec, Silon Procath, conta que essa parceria tornará as incubadoras da UFSM ainda mais visíveis para investidores. “Uma das atribuições da Bossanova é encaminhar startups com o nosso perfil para serem incubadas aqui. Além disso, as nossas incubadas passam a entrar no radar de um número maior de investidores, uma vez que eles também vão interagir conosco”, explica Silon. 

 

O programa ainda oferece informações privilegiadas sobre investimento e captação através da participação do time da empresa em diversos eventos, conexão com outros players e startups do portfólio da Bossanova e visibilidade através das redes sociais e newsletters da empresa. 

Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).

Ilustrações: Lucas Dalcin Matte, acadêmico de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Inovação e  Transferência de Tecnologia (Agittec).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3658

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes