Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Nova sede da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia é inaugurada

Inserida na programação de aniversário da UFSM, a cerimônia de inauguração da nova sede da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia aconteceu em 15 de dezembro. O novo espaço fica localizado no prédio 60A, na entrada do Parque de Ciência, Inovação e Tecnologia (PCIT-UFSM).
Durante o evento, em seu discurso, o Reitor Professor Paulo Burmann afirmou: “Nossa instituição só é forte e permanece forte porque a sociedade a defende como seu patrimônio e a defende como indispensável ao equilíbrio econômico e social não só da cidade mas do país. Isso pressupõe emprego, cidadania e renda, sendo um momento de altíssima efervescência do empreendedorismo na UFSM”.

Uma breve história da inovação na UFSM

Em 2001, a Universidade Federal de Santa Maria implantou o Núcleo de Propriedade Intelectual, órgão ligado a Pró-Reitoria de Pós-Gradução e Pesquisa (PRPGP), com o objetivo de proteger o conhecimento gerado pela comunidade universitária. A partir de 2005, o núcleo passou a se chamar Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NIT, quando foram redefinidos a sua missão, seus objetivos e finalidades.
Em março de 2015, o Conselho Universitário da UFSM aprovou a implantação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia que foi criada tendo como finalidade a integração da gestão da propriedade intelectual, do empreendedorismo e da transferência de tecnologia na instituição.
A AGITTEC procura ampliar e intensificar as iniciativas institucionais voltadas para a disseminação da cultura e educação empreendedora; fortalecer a transferência de tecnologia com foco nas relações universidade-empresa e proteger o conhecimento e tecnologias geradas pela nossa comunidade universitária.

Números conquistados

Desde sua criação, a Agittec apresenta crescimento anual em registros e acordos de transferência de tecnologia, fortalecendo as parcerias universidades-empresas. Os números referentes a faturamento e crescimento de startups das incubadoras tecnológicas também está aumentando ano a ano , gerando emprego e renda na Região Central do estado.