A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas – BSCCSH se encontra em funcionamento desde 1983 e desde então atua como mediadora entre a informação e as comunidades que atende, dispondo de vasta história integrada à da própria UFSM.
Com o objetivo de valorizar esta história de décadas, nesta seção foram reunidos e organizados alguns dos mais importantes elementos históricos, a fim de preservar, fortalecer e divulgar a trajetória da Biblioteca do CCSH, e ressaltar a sua relevância para a UFSM. Além de sua função acadêmica, o prédio 74D – que abriga a biblioteca – representa um importante patrimônio arquitetônico da universidade, simbolizando as transformações e a expansão do campus ao longo dos anos. Por meio da sistematização e divulgação dessas informações, busca-se não apenas valorizar sua história, mas também reforçar sua identidade institucional, tornando acessível aos estudantes, pesquisadores e à comunidade em geral o conhecimento sobre sua evolução e suas contribuições para o ambiente acadêmico.
Como parte das ações de divulgação histórica da BSCCSH, foram organizados um folder e um banner. As fontes utilizadas incluem o arquivo físico, relatórios e o site da BSCCSH e CCSH, além do Departamento de Arquivo Geral (DAG) e da TV Campus da UFSM.
Explore nossa história e acompanhe nossas iniciativas!
A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas – BSCCSH se encontra em funcionamento desde 1983, época em que era chamada de Anexo da Biblioteca Central, outrora instalada no centro da cidade de Santa Maria, na antiga Reitoria, e desde então atua como mediadora entre a informação e as comunidades que atende. Com a expansão da Universidade Federal de Santa Maria, tornou-se necessária a ampliação da Biblioteca do CCSH, a fim de ajustar ao atendimento da crescente demanda, o que incluiu a urgência de um local com mais espaço e infraestrutura adequada.
Saiba mais sobre o antigo espaço Aqui.
Até o ano de 1990, as pesquisas ao acervo eram feitas manualmente por meio do catálogo topográfico, composto por fichas físicas organizadas de acordo com o número de chamada de cada item, seguindo a disposição dos livros nas estantes. Com a informatização do acervo que teve início na Biblioteca Central a partir de 1991, a consulta ao catálogo passou a ser realizada por meio do computador.
A automatização do empréstimo ocorreu no ano de 2004, ano em que a BSCCSH passou a realizar seus empréstimos pela aplicação SIE Biblioteca – de responsabilidade do CPD (Centro de Processamento de Dados da UFSM).
A implementação da informatização e a automação ampliou e dinamizou as formas de acesso ao acervo, possibilitando maior controle e autonomia no atendimento das demandas do público.
A construção do novo prédio da BSCCSH foi iniciada em dezembro de 2009. A iniciativa objetivou oferecer à comunidade acadêmica um ambiente multidisciplinar, atendendo às crescentes necessidades de estudo e pesquisa da comunidade.
Segundo André de Oliveira Moraes – arquiteto responsável, “o projeto foi desenvolvido para criar um espaço de encontro entre a cultura e usuário”, e destaca que sua estrutura inclui “conceitos fortes e importantes” além de concentrar “a identidade de todos os cursos do CCSH”. No intuito de que “esses alunos pudessem encontrar na biblioteca um simbolismo, uma coisa que remetesse eles ao pensamento do futuro, do que eles podem construir agora que eles estão juntos. Todo o desenho dela remete ao futuro, remete às novas tecnologias, embora ela tenha um desenho aparentemente simples, um quadrado, as linhas de perspectiva, ou seja, a imagem que ela tem, foi esticado, foi alongado, no sentido de trazer uma ideia de futuro, de modernidade.”
Saiba mais sobre o projeto e a construção do prédio 74D Aqui.
Em março de 2017 a Biblioteca Setorial do CCSH foi reinaugurada em seu novo local, aproveitando da arquitetura diferenciada do prédio 74D, no Campus sede da UFSM, em Camobi. Neste período o acervo geral (cerca de 20 mil itens), que estava no antigo espaço, foi transferido, e a abertura ao público ocorreu no dia 27 de março do mesmo ano. A mudança possibilitou agregar a parte do acervo que estava na Biblioteca Central, o que antes não era possível, devido à falta de espaço.
Assim, o acervo da BSCCSH foi complementado com a transferência de livros das áreas de Ciências Sociais e Humanas que estavam na Biblioteca Central – foram transferidos 6.492 livros, que desde então compõem o acervo, e que foram adquiridos com recursos financeiros advindos do CCSH. Também aderiu ao acervo de Silveira Martins (cursos de Administração e Gestão do Turismo), contando com 2,4 mil livros. Esta ação impactou diretamente os estudantes ligados ao CCSH, que passaram a encontrar os títulos de bibliografias dos seus respectivos cursos na Biblioteca Setorial de forma centralizada.
Destaca-se que naquele momento o acervo da área 34 – Direito permaneceu no antigo espaço da biblioteca, junto à Antiga Reitoria, uma vez que os Cursos de Direito ainda funcionavam naquele local, e que os cerca de 6 mil livros da área só foram transferidos para o atual espaço no ano de 2019. Nesse sentido, a organização para a mudança da coleção do Direito para o prédio 74D foi iniciada em outubro daquele ano e concluída no mês de dezembro. Concluída a mudança, após uma semana do recebimento o acervo já se encontrava disponível para empréstimo de estudantes e docentes.
|
Exposição de esculturas “Feito Catedrais”
Realizada em março de 2018, pela artista visual Rosângela Passos, a exposição de esculturas “Feito Catedrais” foi marco na história cultural da Biblioteca Setorial. As obras, em forma de rostos, mostram labirintos edificados sobre reminiscências, passagens, dualidade, lembranças e vida.
A exposição se tornou permanente após a doação das obras pela artista à BSCCSH, e pode ser visitada diariamente no segundo andar do prédio 74D. Para visualizar a integralidade das obras doadas, acesse a galeria de imagens Aqui.
Saiba mais sobre o processo de criação na investigação artística “Horizontes Verticais”.
|
Em 2018, iniciou-se o planejamento de alteração e reorganização do layout de disponibilização das estantes. As mudanças foram apresentadas ao público no início do ano letivo de 2019.
O primeiro passo foi a supressão das estantes que não seriam utilizadas a longo prazo, garantindo mais espaço para a expansão do acervo e mantendo as condições de segurança necessárias. A reorganização teve como objetivo o melhor aproveitamento do ambiente, a acessibilidade e a melhoria da acústica em determinados espaços da biblioteca. Para isso, assegurou-se que o espaço entre as fileiras fosse de, no mínimo, 0,90 m.
Além disso, a ação permitiu a melhoria da sinalização do acervo, com a instalação de um painel de madeira MDF nas extremidades de cada fileira, que serve como suporte para os cartazes de identificação do acervo.
O salão do andar térreo, anteriormente destinado apenas à guarda do acervo, foi reorganizado para incluir uma área de estudo no centro do ambiente. Paralelamente, parte do acervo foi realocada no segundo andar, que também passou por modificações. Nesse espaço, manteve-se apenas a área destinada ao acervo, removendo as estantes excedentes, visto que ocupavam espaço desproporcional ao disponibilizado ao público. Com essa mudança, mais mesas foram disponibilizadas, ampliando a área de estudo e de outros ambientes de permanência ou visitação pelo público.
Saiba mais sobre o antigo layout Aqui.
O 3º Compartilhando Saberes foi um evento vinculado à 34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, vindo a ser realizado anualmente desde a 2º edição da JAI. Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da UFSM, seu objetivo é estimular a troca de conhecimentos e experiências entre docentes, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da educação.
A participação da Biblioteca Setorial do CCSH no evento, em 22 de outubro de 2019, foi uma relevante oportunidade para divulgar as iniciativas voltadas à acessibilidade de pessoas surdas. Na ocasião, foi apresentado o trabalho “Práticas de acessibilidade dos surdos na Biblioteca Setorial do CCSH”, destacando experiências vivenciadas pela equipe da biblioteca desde 2018, voltadas à inclusão e ao aprimoramento do conhecimento sobre a cultura surda.
A apresentação abordou as seguintes etapas:
- Abertura de edital para bolsa de estágio – Destinado exclusivamente a pessoas surdas, com duas vagas para atuação no atendimento e demais atividades da biblioteca;
- Período de adaptação – Fase inicial para a familiarização do estagiário surdo com suas atividades e para a integração com a equipe da biblioteca;
- Início dos encontros regulares de conversação em Libras – Ocorrendo diariamente, esses encontros informais facilitaram a comunicação entre surdos e ouvintes, promovendo uma troca de saberes;
- Adaptação dos encontros de conversação – Os encontros passaram a ser semanais, realizados às segundas-feiras e abertos ao público;
- Configuração de atendimento acessível em Libras – Produção de materiais informativos em vídeo e cartazes com dicas sobre os sinais mais utilizados na biblioteca, posteriormente divulgados em redes sociais, capacitações e recepção de calouros;
- Divulgação das ações e resultados obtidos – Compartilhamento das iniciativas e impactos gerados.
Destaca-se que o encontro informal de conversação em Libras, inicialmente restrito à equipe da biblioteca e realizado no ambiente de atendimento, contava com duração diária de 15 a 30 minutos. Entretanto, o interesse do público pela atividade tornou necessário seu redimensionamento, passando a ser de livre adesão, com encontros semanais e duração ampliada para aproximadamente uma hora.
Vale ressaltar que os encontros foram descontinuados no ano de 2023. Como motivo a instabilidade de mantimento de bolsas e equipe de trabalho reduzida.
A organização do arquivo documental da BSCCSH foi realizada com a supervisão da arquivista Josiane Ayres Sfreddo da Roza, e com o auxílio de bolsistas do curso de Arquivologia. Nesse período, ocorreu a organização dos documentos de guarda corrente, intermediária e permanente. Sendo essas as fases de gestão de documentos. A fase corrente abriga documentos de uso frequente, a intermediária documentos com uso esporádico e a permanente documentos de valor histórico ou probatório que devem ser preservados.
Para facilitar o acesso aos documentos, foi elaborada uma lista detalhada da documentação armazenada nas caixas. A organização englobou o arquivo corrente para o arquivamento de novos documentos gerados ou recebidos pela BSCCSH. Os materiais produzidos pela arquivista (Listas de guarda e modelo espelho das caixas), constam armazenados no serviço de armazenamento em nuvem da biblioteca (Google Drive), permitindo alterações, melhorias e ampliações que possam ser necessárias. A realização desta ação possibilitou mais fluidez administrativa e também o resgate de informações históricas do setor.
A implementação da Sala Inovadora junto à Biblioteca Setorial do CCSH ocorreu em 2022, possibilitada através de repasses financeiros do Ministério da Educação – MEC à UFSM, via Termo de Execução Descentralizada – TED Inovação, referente à 2019. Naquele ano as universidades melhor posicionadas no ranking nacional do site Universidades Empreendedoras receberam verbas adicionais do Governo Federal para investimento em ações relacionadas ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, sendo que dentre os investimentos realizados pela UFSM está a criação de seis Salas Inovadoras.
Com um projeto assinado pela Professora Renata Zampieri, do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Campus Cachoeira do Sul, em conjunto com as discentes Rhaissa Porto e Nadiane Joris, a ideia das Salas Inovadoras é proporcionar um espaço único, moderno e aconchegante e que seja aproveitado para atividades que fujam do ambiente educacional tradicional. Adicionalmente, devem ser passíveis de aproveitamento por todos os cursos e comunidade acadêmica, seja através do uso acadêmico, empreendedor, artístico e/ou cultural. Nesse sentido, as cores, os objetos e os materiais foram pensados para que haja uma adaptabilidade e que proporcionem condições para ideias inovadoras.
O local disponibiliza móveis, meios de mídia e opções de conforto como: computador conectado à internet, projetor multimídia Epson (temporariamente indisponível, em conserto), tela retrátil, televisor SmarTV LED LG de 65 polegadas, amplificador Frahm multientradas, caixas de som JBL, ar-condicionado, 10 mesas basculantes, 36 cadeiras empilháveis, 08 quadros brancos móveis, 02 pufes, almofadas e balanços.
Em janeiro de 2024 os agendamentos da Sala Inovadora da BSCCSH passaram a ser realizados exclusivamente via Portal de Agendamentos da UFSM, onde usuários podem acessar a agenda completa do espaço e solicitar seu uso dentro do regramento informado no Portal.
A aquisição de pufes é uma das solicitações mais recorrentes nas pesquisas de satisfação realizadas pela Biblioteca do CCSH. Além disso, essa demanda também aparece com frequência nas caixas de sugestões distribuídas pelos ambientes da biblioteca. Com a verificação da demanda, passou-se ao planejamento e organização para a aquisição. Em um primeiro momento buscou-se por financiamento através da Direção do CCSH, mas a falta de recursos financeiros impediu que a aquisição fosse realizada. Por isso, em 2023, se optou pela aplicação de recursos arrecadados, no período de 01/01/23 a 24/09/23, advindos das taxas de atraso na entrega de livros na Biblioteca do CCSH, num total de R$ 3.344,80. Com esse recurso foi possível a aquisição de dez pufes via Registro de preço – Reg. 001102/2023.
2024
Projeto 063207 – BibliOConecta: qualificação, interação e vivências socioculturais na biblioteca
O projeto “BibliOConecta” é uma iniciativa da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas (BSCCSH), com o objetivo de promover ações que valorizem a leitura, as bibliotecas, o acervo, a pesquisa científica e as atividades socioculturais. A proposta busca consolidar e aprimorar o papel ativo do setor, oferecendo diversas oportunidades de interação com o público, em colaboração com projetos institucionais e parcerias diversas.
2010-2013
Projeto 027833 – Inclusão do acervo do Mestrado em Integração latino-americana / Acervo MILA
2004-2009
Projeto 015897 – Disseminação da informação na Biblioteca Setorial do CCSH.
2001-2002
Projeto 10650 – Conservação e restauração do Acervo da Biblioteca Setorial do CCSH.
1999-2000
Projeto 8673 – O uso da Biblioteca Setorial do CCSH pelos alunos do curso de administração da UFSM.
2024
- Livros adquiridos com recursos do edital FAPERGS/CNPQ 02/2022 – Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, termo de outorga 23/2551-0000103-9, projeto Encontros piratas: base de dados online sobre a predação marítima no Atlântico Sul (séculos XVII e XVIII). Totalizam 36 exemplares.
2022
- Biblioteca pessoal do Prof. Dr. Héctor Omar Ardans-Bonifacino, encaminhada pela professora Adriane Rubio Roso (destaque às áreas de psicologia, sociologia, filosofia, urbanismo e outras).
São 226 títulos e 238 exemplares que, em seus registros, receberam a nota pública:
“O item fez parte da coleção pessoal do professor Hector Omar Ardans Bonifacino, encaminhado via doação organizada pela professora Adrane Rubio Roso”.
2021
- Biblioteca pessoal do Prof. Dr. Paulo Roberto Oliveira Araújo, encaminhada pela professora Viviane Borelli (destaque às áreas de comunicação, literatura, sociologia).
Fazem parte da coleção 148 títulos, totalizando 150 exemplares.
2020
- Livros recebidos via projeto FAPERGS encaminhados pela Profª. Drª. Semíramis Corsi Silva, conforme registrado em Termo de Responsabilidade nº 352/2020 (09/03/20), constando 45 exemplares (áreas de mitologia, história antiga).
2019
- Biblioteca pessoal do Prof. Dr. Amado Luiz Cervo
Na biblioteca, os livros foram organizados na “Coleção Amado Cervo”, de maneira que permite a pesquisa por meio do catálogo digital de busca aos títulos. Além disso, foi criado um carimbo ex-libris, aplicado a cada exemplar da coleção. Sendo que o primeiro livro a receber o carimbo, ocorreu pelas mãos do prof. Amado na cerimônia de doação na manhã do dia 20 de agosto, na BSCCSH. Nessa oportunidade, Amado Luiz Cervo recebeu duas homenagens durante a solenidade. Uma do CCSH, com entrega de uma placa pelo Diretor do Centro, professor Mauri Leodir Löbler, e uma do Gabinete do Reitor, com entrega da Medalha de Visitante Ilustre.
No catálogo da biblioteca os títulos podem ser pesquisados pela Coleção Prof. Amado Luiz Cervo.
2022 – Participação na 28ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (FEICOOP)
Durante a tarde do dia 15 de julho de 2022, a Biblioteca Setorial do CCSH esteve presente na 28ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (FEICOOP), contou com atividades informativas e culturais contempladas no Edital 37/2022 da Pró Reitoria de extensão da UFSM. As atividades da FEICOOP e da Mostra foram realizadas no Parque da Medianeira e na Escola Estadual Irmão José Otão, localizados no bairro Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria (RS). Dentre as atividades organizadas pela biblioteca a oportunidade de Troca de Livros com a comunidade que ocorreu em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, também houve a apresentação cultural: voz e violão e a consultoria sobre fontes de informação em cooperativismo e economia solidária. Mais de 70 livros ganharam novos leitores.
Foi uma importante oportunidade de conversar com o público da feira sobre as bibliotecas da UFSM e seus vários serviços e estrutura, incluindo nossas ações permanentes de troca e doação de livros: os espaços Pegue & leve da BSCCSH e da Biblioteca Pública.
2025
2024
- Lançamento de obras na UFSM marca bicentenário da imigração alemã no Brasil – 29/10/2024 – Registro TV Campus
2023
- Arquivologia e Biblioteconomia: uma oportunidade de socialização e troca de conhecimento na Biblioteca do CCSH – 24/04/2023
- Oficina pesquisa histórica interativa: fontes manuscritas, Atlântico Revolucionário e abordagens corsárias – 17/01/2023
2022
- Biblioteca e intercâmbio: um mundo de informação e cultura – 15/08/2019
- Cerimônia de doação do acervo pessoal do professor emérito da UnB, Prof. Dr. Amado Luiz Cervo para a Biblioteca Setorial da BSCCSH – 20/08/2019
- Dia de Zumbi e da Consciência Negra: o protagonismo negro e as ações de combate ao racismo – 20/11/2019

