Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Alunos de Engenharia Civil realizam visita técnica no interior de Santa Flora

Na manhã da última sexta-feira, 24, alunos da disciplina de Pontes, ministrada pelo professor André Lubeck e pertencente ao 9º semestre de Engenharia Civil da UFSM, foram até a comunidade de Banhados, no distrito de Santa Flora, interior de Santa Maria, com o objetivo de fazer a coleta de dados para a projeção de uma ponte. O convite, acompanhado de um pedido para auxiliar no projeto, partiu do vereador dr. Ovídio Mayer, em conjunto com o Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisbôa Filho.

A atual ponte sobre o rio Vacacaí, que é de madeira e existe há mais de 55 anos, possui um intenso tráfego: por ela, passam ônibus escolares e de linha, máquinas agrícolas e tratores. De acordo com o vereador, há mais de 15 anos está sendo pleiteado um projeto para construção de uma ponte nova, já que a atual é muito frágil. “Já foram feitos vários consertos, muitas vezes pelas prefeituras de Santa Maria e de São Gabriel, em conjunto com a comunidade, que sempre foi muito parceira nos reparos da ponte. Mas é preciso fazer uma nova”, comentou. O vereador já buscou ajuda em prefeituras e até mesmo no exército, não tendo logrado êxito. Devido a isso, resolveu pedir auxílio à Pró-Reitoria de Extensão (PRE). “Quando eu era estudante de Medicina na UFSM, trabalhei 999 horas em comunidades carentes da cidade através da PRE. Então, se em 1979 eu fiz isso, atuei direto na comunidade, por que agora não podem fazer também? Conversei com os professores Flavi e André, que entenderam perfeitamente o tema, e aqui estamos dando início ao projeto”, comemora.
Os dezesseis alunos que participaram da “expedição” puderam aplicar, na prática, a teoria obtida em sala de aula. Para a estudante Caroline Contini, trata-se de uma oportunidade muito importante de poder ajudar a comunidade a ter uma travessia melhor. “Podemos ver, realmente, como é a execução do projeto e aplicar, pela primeira vez, o que aprendemos em aula, porque normalmente visitamos empresas que já estão fazendo projetos”.

Para o professor André Lubeck, a importância desse tipo de aula é conseguir transformar um problema real em um problema a ser resolvido em sala de aula. “A partir de agora, todas as atividades, que seriam hipotéticas, vão ser aplicadas a esse problema. Com isso, conseguimos que os alunos se sintam mais motivados, além de tornar a disciplina mais interessante, pois há uma troca maior”.
Com a coleta de dados, realizada na sexta-feira, os estudantes já conseguirão dar início ao projeto. E, assim que for finalizado, o vereador irá a Brasília pedir verba para que, finalmente, a ponte seja construída. “Agora parece que vai andar, a expectativa é bastante grande. Obviamente vamos fazer o projeto, depois há todos os trâmites burocráticos que resolverão os problemas legais, para, então, chegar a Brasília com tudo encaminhado”, finaliza o vereador dr. Ovídio Mayer.

Texto: Andréa Ortis/ Bolsista NDI PRE