Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Estudantes da UFSM criam rede de apoio a trabalhadores e microempreendedores

Diante do cenário causado pela pandemia da Covid-19, muitos trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores se deparam com situações econômicas delicadas. Para auxiliar esses profissionais a passar por essa crise tentando minimizar os impactos econômicos causados pela doença —, estudantes da Universidade Federal de Santa Maria criaram a NÓS – Rede de Apoio a Trabalhadores e Microempreendedores, que oferece mentoria e orientações para os trabalhadores que estão enfrentando dificuldades em meio à crise por conta da Covid-19.

A iniciativa, atualmente, conta com 50 voluntários, entre alunos e professores da UFSM e de outras instituições de ensino superior, além de profissionais que atuam no mercado. O projeto oferece assessoria em direito trabalhista, finanças pessoais e empresariais, marketing durante a crise, assim como saúde e segurança no trabalho. Os atendimentos são remotos, através de canais virtuais, respeitando as recomendações de distanciamento social divulgadas tanto pela Organização Mundial da Saúde quanto pelo Ministério da Saúde. As atividades desenvolvidas são totalmente gratuitas.

Os trabalhadores e microempreendedores que quiserem solicitar auxílio à essa rede de apoio deverão preencher o formulário digital, informando dados como área de atuação, dificuldades enfrentadas e urgência da resolução do problema. A ação não é restrita apenas à região de Santa Maria: podem participar profissionais de todo o Brasil.

Além disso, o projeto também aceita voluntários para atuarem como consultores priorizando pessoas com experiência em gestão financeira, gestão de marketing, gestão de pessoas, gestão contábil, gestão organizacional, saúde e segurança do trabalho, bem como direito trabalhista. Os profissionais e estudantes que desejam se voluntariar deverão manifestar interesse pelo link.

Para mais informações sobre o projeto, basta acessar a página no Facebook ou no Instagram.

Redação: Wellington Felipe Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão