Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Conheça os espaços museais da UFSM

A Instituição conta com mais de nove ambientes disponíveis para visitação pública

A preservação e a acessibilidade da cultura é prioridade para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que apresenta uma rede com nove espaços museais – entre outros que estão em fase de organização –, classificados entre museus, acervos e espaços de popularização e divulgação de obras artísticas e promoção de ciência. Os ambientes são diversos em suas atividades e conteúdos, mas contam com um importante ponto em comum: todos buscam atender à comunidade e disponibilizar ao público o contato com a história, as artes, a ciência e a tecnologia.

No Centro de Santa Maria (RS), estão localizados o Museu Educativo Gama D’Eça e o Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA). Já no campus UFSM Santa Maria, encontram-se o Planetário, o Acervo Artístico, o Museu Arte Ciência e Tecnologia (MACT), o Jardim Botânico, o Museu de Solos do Rio Grande do Sul e o Acervo de Arte CAL. Além disso, ainda há o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA), no município de São João do Polêsine (RS), integrando também os trabalhos do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco.

Alguns espaços museais são coordenados pela Divisão de Museus UFSM, vinculada à Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão, e outros contam com a administração dos Centros da Universidade. As visitações acontecem mediante agendamento prévio em contato com o local pretendido. O acesso é presencial e gratuito – com exceção do Planetário, que disponibiliza filmes para exibição nos valores atuais de dois reais para estudantes e quatro reais para não estudantes.

Saiba mais no site da Divisão de Museus, que reúne informações sobre os espaços e as suas histórias, além de suas temáticas, endereços completos, horários de funcionamento, contatos e gestões. Através da interação com a memória coletiva e os saberes presentes em ambientes como esses, ajude a construir uma sociedade mais justa e desenvolvida junto à UFSM.

Programa Rota Cultural UFSM

O Rota Cultural é o canal oficial para agendamento on-line de visitações, que possibilita a programação de ida a três espaços da Divisão de Museus: o Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA), o Planetário e o Acervo Artístico. Além desses ambientes, o programa também inclui a Biblioteca Central da UFSM.

O portal de agendamentos foi criado pela Pró-Reitoria de Extensão com o objetivo de facilitar a programação do público que está interessado em frequentar os órgãos culturais e educacionais da Universidade. Sua finalidade central é integrar, principalmente, a visitação escolar e de grupos.

Dúvidas sobre o programa podem ser esclarecidas através do e-mail rotacultural@ufsm.br. Os agendamentos permanecem possíveis através dos canais de comunicação tradicionais de cada espaço.

Texto: Anna Júlia da Silva | Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Conheça os espaços
Planetário UFSM
Museu Gama D'Eça