Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto da UFSM atua há mais de 20 anos na preparação para o ingresso no ensino superior

O curso Pré-Universitário Popular Alternativa é totalmente gratuito e busca a democratização do acesso à educação



As ações extensionistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) visam articular os conhecimentos acadêmicos ao desenvolvimento social, ligando a educação à comunidade. Um dos projetos que buscam responder a esse objetivo é o Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA). A iniciativa atua há mais de 20 anos na preparação de estudantes para o ingresso no ensino superior, por meio de aulas ministradas por alunos de universidades da região interessados em ensinar e fortalecer a própria formação pedagógica. Ainda em fevereiro, o Projeto de Extensão pretende divulgar o edital anual relativo ao seu processo seletivo, que oferta em torno de 120 vagas para 2023. Totalmente gratuito, o curso busca a democratização do acesso à educação. 

Localizado no centro de Santa Maria (RS), o Alternativa é uma das dez ações situadas no Espaço de Ações Comunitárias e Empreendedoras (Antiga Reitoria), onde ocupa a sala 602, de uso exclusivo, além das 601, 602, 603 e 608, de uso compartilhado. As aulas acontecem nas noites de segunda à sexta-feira e nas tardes de sábado. Acerca do local, Henrique da Rosa, coordenador executivo do projeto, relata: “Aqui é um ponto de convergência. Temos educandos e educadores de todas as regiões da cidade, então a localização central facilita o encontro. Inclusive, muitos deles estudam e/ou trabalham e participam das nossas aulas durante à noite, de modo que a centralidade também ajuda a reduzir o tempo que muitos deles passariam no transporte público”.

O curso incentiva a participação de aspirantes ao ensino superior sem condições socioeconômicas de financiar um curso pré-universitário particular, bem como de acadêmicos que buscam reunir experiências de atuação como professores. O grupo de educandos é constituído por pessoas que estão cursando o terceiro ano do ensino médio ou que concluíram o ensino básico, aprovadas no processo seletivo do projeto; enquanto o de educadores, por alunos de graduação e pós-graduação da UFSM e demais instituições ou egressos que atuam como professores/monitores. “A nossa equipe de atuação inclui a Coordenação Institucional, organizada entre a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e o Laboratório de Metodologia de Ensino (LAMEN) da UFSM; e a Coordenação Executiva, a Coordenação de Equipe e os educadores, organizados e integrados pelo o corpo docente do Alternativa”, detalha Henrique. 

Em progresso desde 2000, o projeto busca manter e expandir as suas atividades. “Por enquanto, o nosso maior plano é preparar uma sala multidisciplinar, que irá funcionar ampliando a inclusão e o acolhimento, principalmente de pessoas com deficiência que participem como educandas ou educadoras”, conta Giulia Zimmer, coordenadora executiva. Além disso, a equipe trabalha no aprimoramento de outras propostas que serão divulgadas no decorrer do período letivo.

O contato com o Alternativa pode ser realizado presencialmente, no espaço na Antiga Reitoria, ou de forma digital, através do e-mail alternativa@ufsm.br, telefone (55) 3220-9237, Instagram e Facebook.

 

Texto e Fotos: Anna Júlia da Silva | Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Revisão: Laura Lopes | Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-7341

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes