Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

29ª edição do FEICOOP aconteceu no último final de semana

11 ações de extensão universitária e 20 atrações culturais da UFSM participaram do evento.

Foto: Wellington Hack

No último final de semana, aconteceu a 29ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (FEICOOP) em Santa Maria. O evento iniciou na sexta-feira (07) e terminou no domingo (09), no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Desde 2015, a UFSM participa da organização da FEICOOP através de um convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária mediado pela Incubadora Social. Neste ano, o estande da UFSM na Feira recebeu visitas de organizações de várias regiões do país, visando parcerias, diálogo e discussões com a Incubadora Social. Ao todo, 11 ações de extensão universitária participaram do evento e 20 ações culturais da UFSM foram apresentadas no Palco Cultural da FEICOOP. Além disso, cinco empreendimentos da Incubadora Social realizaram a exposição de seus produtos na Feira.

Entre algumas das ações de extensão que participaram da FEICOOP, estavam:

• A atividade da Liga Acadêmica de Histologia foi um complemente aos temas propostos pelo projeto de extensão
    O Grupo de Estudos em Linguagem e Interculturalidade (GELI), que realizou uma exposição de materiais artísticos produzidos pelo grupo junto às escolas indígenas de Santa Maria.
  • A Mostra de Ciências Morfológicas, que realizou uma exposição de seu acervo, onde os visitantes puderam observar as preparações especiais de espécimes naturais e modelos sintéticos de várias espécies de vertebrados. A exposição tinha o objetivo incentivar uma reflexão sobre a importância de hábitos saudáveis, através da comparação de estruturas morfológicas saudáveis e patológicas.
  • O Grupo de Alfabetização Científica em Ciências Morfológicas (MORFOEDUCA) e a Liga Acadêmica de Histologia, que realizaram uma mostra para divulgar seus projetos de extensão. Eles distribuíram materiais impressos associados à prevenção de doenças. A Liga Acadêmica de Histologia também ofereceu microscópios, para que os visitantes pudessem observar os tecidos do corpo humano.
  • O Projeto Trabalho e Vida Digna: ações com mulheres selecionadoras e catadoras de resíduos sólidos, que expôs os produtos confeccionados por mulheres em vulnerabilidade social.
O Coletivo Pretendedorismo é um dos empreendimentos incubados na UFSM

Além das ações de extensão, cinco empreendimentos da Incubadora Social da UFSM participaram como expositores: o Recicla Pampa; o Coletivo Pretendedorismo; o Movimentos Meninos e Meninas de Rua; o Corre Dazarte; e o Recicle Arte. Os empreendimentos incubados, além de comercializar seus produtos, puderam participar de  trocas e conexões com outros empreendimentos, cumprindo com o propósito da economia solidária.

Confira quais foram as atrações culturais apresentadas durante a FEICOOP:

Sexta-feira – 07 de julho

• Voz e Violão, com Nicole Postai Ostwald
  • Jovem NX, com Vinícius Marcos de Souza Lima
  • Viagem pelo Brasil, peças cantadas e instrumentais nacionais com Gabriel Adams
  • R Duo Acústico
  • Banda de Rock Internacional
  • Mostra de Dança Árabe

Sábado – 08 de Julho

• Coronel cobra
  • Artes Cênicas Ensinamento
  • Dub Selecta
  • Banda Cover de Música POP

Domingo – 09 de julho

• Germinar a Voz Plantada
  • Espetáculo Teatral solo “PETRA”
  • Para o que olha sem ver: Uma homenagem a obra de Noel Guarany Filipe Manzoni
  • Aurora Dark
  • Tributo ao Rock n’ Roll
  • Banda Universitária Tirana
  • Performance da Diversidade na Dança
  • Os Capricas
  • Banda Tattão
  • Peppers Jam
Na foto, Victor de Carli Lopes e Nathália Righi Trindade apresentando o PROGREDIR SM para a comunidade

Durante a FEICOOP, também aconteceu o lançamento do PROGREDIR Santa Maria, projeto que irá oferecer cursos de aprimoramento de habilidades profissionais e geração de conhecimento para pessoas inscritas no Cadastro Único de Santa Maria. A apresentação do projeto foi realizada pela administradora da Incubadora Social, Nathália Righi Trindade, e pelo coordenador do CODERC, Victor de Carli Lopes. No público, estavam representantes do governo estadual e municipal, entre eles: o prefeito da cidade, Jorge Pozzobom, o Deputado Estadual Valdeci Oliveira, Gustavo Saldanha (SAS/RS), Paulo Afonso Burmann (SEDUC/RS), José Luis Viera Eggres (8° CRE/SM), e Leonardo Kortz (PMSM – Desenvolvimento Social). Também estavam presentes Diretores de Centro, Pró-Reitores, professores, servidores e acadêmicos da UFSM, entre eles o Chefe de Gabinete, Eduardo Rizzati e a Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Jaciele Sell.

O credenciamento de cursos do PROGREDIR Santa Maria está com inscrições abertas até o dia 16 de julho. Neste edital, será realizada uma captação interna de servidores e/ou estudantes da pós-graduação da UFSM que têm interesse em ofertar cursos aos santa-marienses. Mais informações podem ser obtidas no Edital.

Foto: Wellington Hack